Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Paulo Sergio Carvalho, 25 Mar 2011.

  1. Boas
    Para ajudar um amigo,gostaria de saber a opinião dos mais entendidos e experientes acerca do E30 316i de 1988 possiveis problemas , fiabilidade,consumos a vossa opiniâo no geral não vi o carro ao vivo mas pelas fotos aparenta bom estado tem 200000km segundo o dono e foi recentemente estofado e já agora se me pudessem dar uma ideia "já sei que sem ver é complicado" de valores aproximados
    Obrigados
    Cumprimentos
     
  2. Então ninguem dá uma ajuda :(- ou o BMW é assim tão mau :huh: ainda vou ter de o convencer a comprar um 128 :D

    O E30 316i em causa é de 4 portas ;)
     
  3. Pontos de ferrugem tem de certeza , cavas de roda , os cantos da mala ..
    Em relaçao a consumos deve rondar os 6/8L penso eu !
    Phase 1 ou 2 ?
     
  4. Alexandre obrigado um erro meu não é de 88 mas sim JAN de 89 a nivel de chapa e pintura parece estar muito bem conservado mas gostava de saber mais acerca do motor em termos de fiabilidade ;)
    Como distingo phase 1 de 2 ?
     
  5. Se a nível de chapa e pintura está bom, isso é muito importante pois é onde se faz a maior despesa. De qualquer modo é melhor inspeccionar a tampa do tecto de abrir, chapa por baixo do para-brisas e fundos/laterais da mala

    A nível mecânico, esses motores (M40) são fiáveis desde que se cumpram os intervalos de serviço que a BMW preconiza.

    Muitos destes motores deram o berro por falta de manutenção.

    É indispensável, quando se compra um 316i E30 e não se conhece o hitórico do carro, mudar a correia de distribuição.

    Parte eléctrica não levanta problemas, desde que o carro não tenha "dormido" os ultimos 20 anos na rua...

    A nível de interiores os E30 são muito bons, mas carros que passaram a vida em garagem "estrela" podem ter o tablier com rachas. o tecido/veludo dos estofos tem tendencia a esfiapar sobretudo nos lugares mais usados. É difícil de encontrar igual.

    De destacar também a abundância de peças de substitiução para estes carros. Encontra-se practicamente tudo!

    No geral, é um E30 e está tudo dito. Mas eu sou suspeito, porque tenho uma panca por estes carros :D ;)

    Normalmente chama-se phase 1 aos E30 fabricados de 1983 a 1987, com os característicos para-choques cromados e os farolins traseiros mais finos.

    Outra curiosidade nos phase 1 era a côr dos vidros. Os 316 tinham normalmente os vidros coloridos castanhos e do 318i para cima os vidros eram verdes.

    Os phase 2 foram fabricados de finais de 87 até acabar a produção do E30. São identificáveis pelos para-choques mais grossos em plástico, farolins de trás maiores e com configuração diferente,faróis de médios com lente e avental da frente e farois de nevoeiro diferentes,entre outras coisas...

    De notar que os cabrio (320i e 325i) e o M3 mantiveram a configuração phase 1 até 1990 quando foi lançado o 318i cabrio(que só existiu em phase 2).
     
  6. Então é um phase II muito obrigado amigo A. Carvalho melhor não poderia ser ;)
    Abraço
     
  7. Eu quando compro um BMW principalmente um E30 316i a primeira coisa que faço é mudar a correia de distribuição a duração máxima é 50.000Klms ou 4 Anos e como o tempo passa mais depressa do que pensamos e nunca sabemos o que o anterior dono fez , o melhor é mudar para a partir daí já podermos controlar , sei de muitos 316i que partiram derivado a esse esquecimento , eu entre os vários BMWs que tenho está um há vários anos , foi carro de uso diário nosso e tem sido um canhão apesar do que por vezes dizem deles .
    Quando bem preparado é um excelente carro .
     
  8. Bem , responderam mais depressa do que eu eheh
    O Phase 1 tem frisos cromados nas janelas e nos parachoques , o phase 2 é sem cromados ..
    Mas há quem pinte os cromados e naoseja tao facil de ver , mas tens outro truque na manga .. Os farolins do pahse 1 tem o farol de marcha-atrás de pé , e o do phase 2 tem-nos deitados ;)
    Abraço
     
  9. Paulo, este E30 é um que está em Famalicao?

    Responda por PM se preferir..

    Abraço
     

  10. Obrigado a ambos ;) fiquei minimamente esclarecido para tentar ajudar o homem excepto no seu valor eur mas isso é complicado ser ver o bolide :(-

    Abraços
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página