Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

E21 Branquinho

Tópico em 'BMW' iniciado por Diogo Fausto, 7 Jul 2010.

Tópico em 'BMW' iniciado por Diogo Fausto, 7 Jul 2010.

  1. Já lá vão quase 2 semanitas desde que comprei o E21 branquinho que estava à venda aqui no portal. Passou alguns anos na garagem estrela e dito isto, já tinha +/- uma leve ideia de onde me estava a meter... numa carga de trabalhos, como é normal :D
    Ora bem, é um 316 1.8 mas depois do motor ter berrado, o ex-dono acabou por usar um motor do 315 e, muitos km depois, este motor dá sinais de querer entregar a alma ao criador e muito provavelmente a história vai-se repetir mas com um motor maiorzito;)

    fotos:
    pouco depois de ter chegado a casa levou uma bela banhoca... o carro estava imundo:rolleyes contudo, escusado será dizer que fiquei logo muito contente com ele porque mudei as escovas do parabrisas e fui à ipo no dia a seguir e o carro passou com zero anotações!
    [​IMG]

    parachoques maduro, foraaaa
    [​IMG]

    sharkface:D
    [​IMG]

    parachoques "novo", cortesia da NMautoclassicos já dá outro aspecto à frente do carro:feliz:
    [​IMG]

    adoro esta fronha
    [​IMG]

    radiador furado, foraaaaaaaa
    [​IMG]

    venha o "novo" já pintado e tudo:feliz:
    [​IMG]

    o lip estava todo estalado e dobrado e às cores por isso dei-lhe um jeito e pintei-o de novo
    [​IMG]

    Tambem já tratei a mala que estava com bastante ferrugem superficial, mais fotos para breve;)

    O objectivo é exteriormente manter o carro o mais original possivel e no entanto ter um motor com alguma alma para a diversão mas mantendo a fiabilidade para poder utilizar no dia a dia... E pronto, agora estou indeciso entre alguns motores que la podem ir para baixo do capot.... Já medi +/- os prós e contras e cada vez fico mais indeciso, já para não falar que tem de ser feito entretanto porque não sei até quando é que este motor vai aguentar. Até já fiz um resumo:

    M42B18 - motor do 318is E30/36 ~1800cc 136cv
    Prós
    fiabilidade, corrente de distribuição, touches hidraulicas, consumos, design actual com 16V com motronic 1.7 e ignição bastante actual, mais leve que o M10
    Contras
    touches hidraulicas limitam a cabeça a 7000rpm, bué de cenas electricas a transplantar, deve-se usar uma caixa do M20 de 6 cilindros do E21 pois é a unica que cabe com saída para bixa do velocimetro, fabricar apoios de motor, fabricar escape

    M10B20 - motor do 2002, 320 E21, 520, etc ~2000cc 100-125cv
    Prós
    fiabilidade, corrente de distribuição, bloco igual ao actual, ou seja plug&play, bastante potencial e provas mais que dadas na competição, pode ser usado com carburadores ou varios tipos de injecção
    Contras
    consumos, consumos, consumos, design ultrapassado, distribuidor ultrapassado, barulhento, martelos das valvulas frageis acima das 7000rpm, cabeça de 8 valvulas com um fluxo muito limitado e qualquer motor que arranje já tem no minimo quase 30 anos ou seja precisará de uma grande revisão.

    M20B23 ou 25 - motor do 323i E21, 325i E30 ~2300-2500cc, 143-170cv
    Prós
    há quem diga que é o motor mais equilibrado para o E21, barulho lindo e refinado, 6 cilindros, injecção, vasta escolha de apoios de motor, conversão relativamente facil (será?)
    Contras
    design ultrapassado com 12V, mais pesado que o M10, correia de distribuição que tem de ser mudada de 20 em 20mil km num compartimento pequeno, montes de fios e cenas electronicas para mudar

    M30B35 - motor do 535i E34, ~3500cc 211cv
    Prós
    fiabilidade, corrente de distribuição, toneladas de binario, toneladas de potencial e provas dadas, som lindo, já foi feito na epoca em que sairam os E21 pela Alpina, injecção motronic 1.3 (i guess) com consumos bastante aceitaveis, o colector de admissão é lindo!. típico motor de muscle car:p
    Contras
    tight fit! fabricar apoios, mais um ninho de fios e cenas electronicas, motor e caixa são enormes, bastante peso por cima do eixo dianteiro, tenho medo, o motor é um monstro, será demais? e as curvas? e suspensão?


    Dêem a vossa opinião;)
     
  2. Voto no M20B23 :p
    Loucura de carro ! é mesmo lindo ,mesmo em frente a minha casa há um igualzinho mas verde garrafa parada a uns anos..
     
  3. É lá!
    Temos maquina e homem!

    Isso é para fical legal ou não?
    Quanto ao "transplante ou caber" fica descansado que eu tenho um 1600-02 com um MB20B25 e cabe na boa!

    Esse spoiler traseiro é da Zender?
    O Motor do 318is acho que era o mais facil, mais viável e ficavas com o carro "street legal".
    Estes motores sem grandres numeros de circo consegues chegar aos 230/240 cavalos, isto sem conversão de turbos.

    Esta é a conversão que te fica mais barata.
    Se entras para os 6 cilindros a coisa vai ficar mais complicada.A meter um 6 cilindros mete logo o motor do E36 M3, isso sim é serviço. É claro que fica mais caro mas fica mais CARRO!

    Se conseguires o S14 do E30 M3 era ouro sobre azul, mas acho que para apanhares um motor desses precisas de 2000€, e ainda nem compraste a cabelagem.

    Mete o 318is e depois artilha esse motor e vais ver o canhão que ficas.
    Com o valor que ias gastar numa conversão de 6 cilindros, aproveita e arranja uma boa suspensão para o E21, isso sim é um dos pontos fracos desse modelo.
    Coilovers era o ideal, e bem rebaixadinho, jantes no máximo 16'' e um LSD, tens uma alta máquina.

    Espero que não mudes a cor do carro e se pintares de Alpineweiss II.... cuidado para não seres assaltado!!!!!

    Força nesse projecto! mantém o topico activo.

    Sílvio Coelho
     
  4. Bem vindo e parabéns pela máquina!

    Ora bem, já vi que tens umas ideias fortes para o bichoB)B)!!!!

    Quanto às opções que tens em ideia, eu no teu caso, optaria por um M10 dos 2002...
    isto por duas razões:
    1ª- Estamos em Portugal e se lhe meteres um six, nas IPO ou tens lá padrinhos ou então é fod* de o por a rolar legal
    2ª- Visto o teu ser um 318 ( que já vinha com um M10 ) podes na boa colocar um M10 2000 pois as diferenças exteriores não são assim tantas.

    Tu num M10 2000, com "alguns" trocos fazes um motor de dar na cabeça aos outros que tinhas em mente, muito mais rotativos, muito mais nervosos. Podes ir buscar muito cavalagem no motorzinho desses e certamente não te deixará ficar mal perante certos carros de plástico.

    Mas de qualquer das formas, boa sorte com o projecto. O que interessa é manter esse bicho vivo:oo;);)
     
  5. É que eu tenho estas ideias porque tenho visto muita malta a fazer swaps para motores que não têm nada a ver com os originais e nas ipo's os inspectores já nem reparam nisso... isto passa por E30's com M50's, Ibizas com VR6 e por aí alem. Falei sobre esse assunto com um colega meu mecânico e ele disse-me que dantes é que os inspectores confirmavam que o motor era o de origem, agora já não se preocupam muito com isso, desde que passe com os gases OK e não esteja a babar-se todo, leva folha verde...

    Eu dou valor aos motores cheios de força e o som dos 6 fica a quilometros do som dos 4 cilindros... contudo no caso do M42, penso ser um motor bastante aceitavel para o dia a dia:feliz: o M10 pelo que já li é extremamente glutão... tudo bem que tem bastante potencial, mas se de origem para um 4 em linha gasta tanto, nem quero pensar no M10 com arvore de cames e dcoe's a condizer lolol outra coisa relativamente ao M10 2000, não faço ideia porquê, mas pelos vistos aqui em portugal, são vendidos a peso de ouro, a menos que esteja a procurar nos sitios erradoso_O

    O spoiler nem sei de que marca é, mas já está bastante deteriorado e ainda estou a pensar se fica ou se vai embora. BBS, Foha, Zender, todas faziam spoilers para o E21 e eram todos +/- iguais, penso eu;)

    Por acaso o carro precisa de uma pintura (alem do restauro de chapa) e estava a ponderar mudar para alpineweiss:D
     
  6. Se considerares outro motor, outra marca, sugiro-te o SR20DET do nissan silvia, S13, 200sx.

    Tem imensas potencialidades.
     
  7. náááá se é para pôr outro, ao menos que seja BMW do aço :p
     
  8.  
  9. Um motor 2002 TI era o ideal para o teu caso ...
    Já tive muito perto de comprar um por menos de 600€ numa sucata... passei algum tempo sem ligar muito ao assunto, certo dia fui vêlo, provavelmente até ía compra-lo "puff" desapareceu. Sucateiro: "Amigo esse motor foi vendido na semana passado juntamente com um cosworth (salvo erro)" Uma coisa é certa, não sabia o estado dele, mas por aquelepreço mesmo que estivesse colado era muito barato !
     
  10. Acho que realmente o ideal será o M10 2.0, mas qual escolher e onde é que poderei arranjar um a bom preço?

    Sei que existiram varios com valvulas maiores e menores, compressoes diferentes, etc :huh:
     
  11. mmmmm já tenho o conta-rotações a funcionar;)

    [​IMG]

    :D
     
  12. Amigo Diogo, B)

    Parabéns pela aquisição, também ando à procura de uma máquina dessas para modificar nem que não tenha documentos pois será para pura diversão (track days, rampas, super especiais) por isso vou estar atento as modificações na máquina... ;)

    Eu colocava o 318is, já tive um 2002 e sempre pensei colocar esse motor, acho que 140cv de origem com mais uns "pozinhos" ficará muito porreiro de se conduzir... :p

    Mas cada um sabe do seu restauro, força... :feliz:
     
  13. Tambem gosto muito do motor do 318is, principalmente pela parte dos consumos... sei que já foi feito e por isso mesmo é que tenho medo porque entre encontrar uma caixa de velocidades para ele com saída para bixa do velocimetro, fabricar apoios do motor ou ainda encontrar um veio de transmissão indicado e mexer com a parte electrica toda, não sei o que é que me assusta mais :(-
     
  14. Já cá canta o motor do 320 E21 de 4 cilindros :feliz:

    Quer dizer, ainda não canta, mas já faltou mais :D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página