Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Duvida para volante de motor de um 1600 crossflow

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Sergio Costa Marques, 23 Fev 2009.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Sergio Costa Marques, 23 Fev 2009.

  1. Boas, eu estou a restaurar um escort mk1 gt-hc e finalmente cheguei a parte de mecanica. O motor que vai levar é o 1600 crossflow e a duvida que gostatava de tirar era se posso tirar o volante do motor desse 1600 e colocar um de um 1100 e respectiva embraiagem, vou ter problemas ?, vou ter vantagens visto que o peso do 1100 é muito menor ? alguem me sabe responder? Cumprimentos .
     
  2. Sergio,em minha opiniao nao facca isso,penso k o volante do 1.100 E realmente mais claro,mas a embraiagem tbem mais pequena,mesmo com bom disco e prato de pressao,
    vai dar problemas,e julgo saber o que pretende para o seu carro.Tenho ideia que o volante do 2.000E,E o ideal para si,pela razao de ser maior,logo embraiagem tbem maior, e vai segurar as brincadeiras todas,mesmo que o volante do 2.000E seja mais pesado,voce resolve isso muito bem aii na Ilha,ha pessoal com competencia para lhe fazer esse trabalho e bem feito.Mas aguarde,vai haver mais opinioes e de pessoal conhecedor na materia.
    Abracco.
     
  3. Obrigado srº Rodrigues pela sua ajuda, acima de tudo a minha duvida hexiste nao por causa de querer ter um carro para fazer umas brincadeiras, mas sim devido a só ter a caixa de velocidades do proprio 1.3 gt-hc é que nao consigo mete-la com a embraiagem do 1600 que é maior, daí ter montado o volante e embraiagem do 1100. Se nao tiver mais opinioes vou experimentar para ver no que dá, mas penso que terei mesmo de arranjar uma caixa de velocidades do 1600. Obrigado e cumprimentos.
     
  4. Acho que devia meter uma caixa do 1600, porque este motor tem muito mais potencia, e simplesmente a caixa vai durar pouco tempo, sei isso porque ja assisti a uma preparaçao +/- do mesmo modo e aconteceu isso, a caixa partiu-se toda, quanto ao volante, porque é que nao o manda aligeirar ou então compra um já aligeirado.
     
  5. Antes de aligeirar, o motor é para que uso?
     
  6. Meus Senhores

    Tenho a noção que os volantes dos motores crossflows (excepto os de alguns dos méxicos e versões Lotus para os Sevens) são todos iguais.

    O peso pretende ser sempre idêntico, sendo que a diferença para os 2 casos em cima é que estes levam uma embraiagem de 214mm versos a de 191mm normal... Será que os 1100 levam embraiagens de menor diâmetro? Talvez... não me lembro...

    Em relação às caixas, os 1100, 1300 e afins vinhas com a Type 2 que poderá ser deixada de lado em prol de uma Type 3 de forma muito fácil dado que ambas têm uma input shaft igual.

    Caso possível poderá sempre usar a 2000E que embora cara e difícil de encontrar tem umas relações muito mais adequadas.

    Abraços
     
  7. Em relação ao ao peso dos volantes de motor vou ter que discordar. Eu tenho 3 em casa de carros diferentes (mk1 1.3GT, mk2 1.3 e mk2 1.3 carrinha). São todos diferentes! A olhar para eles vê-se logo a diferença, alguns têm nitidamente mais ferro, e a balança confirma...
     
  8. Viva Alexandre

    Pois não tinha essa noção.

    A questão aqui, creio eu, não é tanto o peso dos volantes mas sim a capacidade do sistema de embraiagem.

    Se se tratarem de sistemas/compativeis todos iguais então faz sentido colocar o mais leve.

    Já agora levam todos o diafragma para o prato de 191mm?

    Abraços
     
  9. Eu nao tenho a finalidade de tentar por o carro a subir de rotaçoes mais rápido ou qualquer intençao de andar a competir com ele, eu só queria saber se a embraiagem do 1100 iria aguentar o motor 1600, pois nao queria gastar mais dinheiro na compra de uma caixa do 1600, visto que tenho a do 1300 gt. Como o volante do 1600 nao dá para a embraiagem do 1100 pensei em juntar o util ao agradavel por volante do 1100 pois deve ter no minimo meio kilo a menos, faltando saber se vai fazer muitos ou poucos kms, sendo esta a minha grande dúvida. Já agora a caixa que falao, a 2000e é a que se encontra nos cortinas gt certo ?. Obrigado a todos e se houver mais ajudas agradeço cumprimentos.
     
  10. Pois, em relação ás embraiagens já não sei. Eu só tenho 1300 (mk1 e mk2), sei que a prensa é ligeiramente diferente, mas os tamanhos pra outras cilindradas não sei...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página