Drift: Do you? - A histótia do PowerSlide

Andre.Silva

Trapatony
Drift: Historia de uma Cultura




Drift: Por muitos confundido com tuning ou outros... Ou até mesmo uma mania moderna... Enganam-se.

Tokyo_Drift_Odaiba_panda_ae86_3.jpg




O Drift já não é o divertimento, nem sequer desporto. Drift é já cultura. Este fenómeno que começou por volta dos anos '60, segundo os Japunas, deriva das corridas ilegais que se faziam (Down ou Upwill) nas belas colinas/serras japonesas. Na altura, os carros japoneses, munidos de tracção traseira passavam agora a divertimento, facto que levou a algumas marcas abandonarem completamente a formula FWD dos seus modelos.

A partir daí, os entusiastas do "Touge" (ir mais rápido de A a B com PowerSlides à mistura) começaram a adoptar as técnicas que os pilotos de rally usavam, pois curvavam na mesma com o seu estilo próprio, mas com mais rapidez. Segundo eles, curvar em algumas curvas era até mais rápido em drift.

Os tempos, cada vez mais curtos, começavam a criar adrenalina entre os entusiastas, e o Drift começava então a ganhar forma.

Este "divertimento" amador, que ainda hoje é muito praticado no Japão, é o mais próximo do original e que leva gerações a driftar por prazer.

Aqui temos Track Days, os JDM têm Drift Days...

Estes vídeos mostra o que o drift é hoje entre os jovens do Japão, reunindo clássicos e modernos. Vale a pena ver, muito bons.

YouTube - Drift Documentary : We Are Drift - Official Trailer 2010 wearedrift.com

YouTube - Drift Documentary : We Are Drift - wearedrift.com : Film Progress Part I

Um cenário de Drift on the Will:

YouTube - Drift Akagi 2
 
OP
OP
Andre.Silva

Andre.Silva

Trapatony
Re: Drift: Do you? - Drift Contemporâneo

Drift Contemporâneo

O drift moderno teve inicio no “All Japan Touring Car Championship races” à 38 anos atrás. O legendário corredor Kunimitsu Takahashi foi o criador da técnica em 1970. Este ficou famoso por passar o seu “apex” (o ponto onde o carro esta mais perto da curva e inicia esta) em alta velocidade e derrapando em slide na curva, saindo com mais velocidade que o normal. Depois desta façanha ele ganhou uma legião de fãs que deram inicio ao drift contemporâneo.

Um corredor de rua chamado Keiichi Tsuchiya ficou particularmente interessado no drift de Takahashi, e começou a praticar as suas técnicas de drift nas já "driftadas" montanhas do Japão, e rapidamente ganhou uma grande reputação. Em 1977, uma revista muito popular de automóveis concordou em produzir um vídeo sobre as habilidades de Tsuchiya. Esse vídeo conhecido como Pluspy tornou-se num hit e inspirou milhares de corredores profissionais de drift que correm nos circuitos actualmente. Em 1988, o director da Option Magazine, Daijiro Inada, ajudou a organizar o primeiro tornei especializado em drift.

O famoso Pluspy:

YouTube - Keiichi Tsuchiya - Pluspy (part 1)

YouTube - Keiichi Tsuchiya - Pluspy (part 2)

Fala-se que depois de este vídeo ter saído, Keiichi Tsuchiya viu sua carta de condução apreendida.
 
André não me leves a mal, mas não considero de maneira alguma o Drift como cultura, cá em portugal muito dificilmente será cultura quanto mais arte;)
 
OP
OP
Andre.Silva

Andre.Silva

Trapatony
João Duque disse:
André não me leves a mal, mas não considero de maneira alguma o Drift como cultura, cá em portugal muito dificilmente será cultura quanto mais arte;)

É uma cultura japonesa que está a passar a ser cultura automóvel mundial... Tal como os Hot Rod's e Rat Rod's o foram.
 
Topo