Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Drift: Do you? - A histótia do PowerSlide

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Andre.Silva, 1 Mai 2010.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Andre.Silva, 1 Mai 2010.

  1. Drift: Historia de uma Cultura




    Drift: Por muitos confundido com tuning ou outros... Ou até mesmo uma mania moderna... Enganam-se.

    [​IMG]



    O Drift já não é o divertimento, nem sequer desporto. Drift é já cultura. Este fenómeno que começou por volta dos anos '60, segundo os Japunas, deriva das corridas ilegais que se faziam (Down ou Upwill) nas belas colinas/serras japonesas. Na altura, os carros japoneses, munidos de tracção traseira passavam agora a divertimento, facto que levou a algumas marcas abandonarem completamente a formula FWD dos seus modelos.

    A partir daí, os entusiastas do "Touge" (ir mais rápido de A a B com PowerSlides à mistura) começaram a adoptar as técnicas que os pilotos de rally usavam, pois curvavam na mesma com o seu estilo próprio, mas com mais rapidez. Segundo eles, curvar em algumas curvas era até mais rápido em drift.

    Os tempos, cada vez mais curtos, começavam a criar adrenalina entre os entusiastas, e o Drift começava então a ganhar forma.

    Este "divertimento" amador, que ainda hoje é muito praticado no Japão, é o mais próximo do original e que leva gerações a driftar por prazer.

    Aqui temos Track Days, os JDM têm Drift Days...

    Estes vídeos mostra o que o drift é hoje entre os jovens do Japão, reunindo clássicos e modernos. Vale a pena ver, muito bons.

    YouTube - Drift Documentary : We Are Drift - Official Trailer 2010 wearedrift.com

    YouTube - Drift Documentary : We Are Drift - wearedrift.com : Film Progress Part I

    Um cenário de Drift on the Will:

    YouTube - Drift Akagi 2
     
  2. Re: Drift: Do you? - Drift Contemporâneo

    Drift Contemporâneo

    O drift moderno teve inicio no “All Japan Touring Car Championship races” à 38 anos atrás. O legendário corredor Kunimitsu Takahashi foi o criador da técnica em 1970. Este ficou famoso por passar o seu “apex” (o ponto onde o carro esta mais perto da curva e inicia esta) em alta velocidade e derrapando em slide na curva, saindo com mais velocidade que o normal. Depois desta façanha ele ganhou uma legião de fãs que deram inicio ao drift contemporâneo.

    Um corredor de rua chamado Keiichi Tsuchiya ficou particularmente interessado no drift de Takahashi, e começou a praticar as suas técnicas de drift nas já "driftadas" montanhas do Japão, e rapidamente ganhou uma grande reputação. Em 1977, uma revista muito popular de automóveis concordou em produzir um vídeo sobre as habilidades de Tsuchiya. Esse vídeo conhecido como Pluspy tornou-se num hit e inspirou milhares de corredores profissionais de drift que correm nos circuitos actualmente. Em 1988, o director da Option Magazine, Daijiro Inada, ajudou a organizar o primeiro tornei especializado em drift.

    O famoso Pluspy:

    YouTube - Keiichi Tsuchiya - Pluspy (part 1)

    YouTube - Keiichi Tsuchiya - Pluspy (part 2)

    Fala-se que depois de este vídeo ter saído, Keiichi Tsuchiya viu sua carta de condução apreendida.
     
  3. André não me leves a mal, mas não considero de maneira alguma o Drift como cultura, cá em portugal muito dificilmente será cultura quanto mais arte;)
     
  4. É uma cultura japonesa que está a passar a ser cultura automóvel mundial... Tal como os Hot Rod's e Rat Rod's o foram.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página