Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Direçao assistida num classico

Tópico em 'Mecânica' iniciado por M Bento Amaral, 25 Jul 2007.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por M Bento Amaral, 25 Jul 2007.

  1. Viva! eu sei que nao é de origem,
    mas confesso que se vier a adquirir o cortina.... dava jeito uma direçao assistida!
    é que aquele volante é um CEPO! LOL
    Relativamente a direçao assistida, ja vi varios classicos em que lhe puseram a mesma...
    no cortina seria possivel? é coisa para custar quanto?
    agreço a quem me responder a estas duvidas e a outras informaçoes que acharem necessarias!

    Cumps! ;)
     
  2. Havias de ver entao o meu KE20 :(- ,viras o volante todo e se largas de repente nao á quem o agarre até á posiçao de as rodas ficarem alinhadaso_Oo_O, carro impróprio para senhoras ou cardíacos:huh:! Mas até que dava um jeitão, ja que é raro o clássico que tem excepto os Mercedes:D:D!
     
  3. A colocação da direcção assistida é possível em praticamente qualquer carro, o único problema é encontrar a receita certa dos componentes a usar.
    "Apenas" precisamos de encontrar as peças que caibam no carro com um minimo de alteração. Há uns tempos encontrei um 02 com DA que tinha montado a cx de direcção de um citroen e a bomba de um Mercedes, ou vice versa.
    "só" temos de procurar e encontrar as peças certas :D:D:D Facil :D:D só de pensar nisso prefiro a assistência a braço :rolleyes:D
    Ou então procurar alguém que já o tenha feito copiar a receita
     
  4. Para alguns ingleses não é um problema, pois existem fabricantes a comercializar todo o necessario para certos modelos como Jaguar xk ou Mg etc.
    Para outros talvez procurando no mercado americano se encontre o necessario, pois muitos modelos comercializados nesse continente éram equipados de assistencia na direção que aqui nem em opção existia, por ex o 02 da bmw.
    Cumprimentos.
     
  5. Bom dia a todos, não querendo influenciar ninguém vou dar a minha humilde opinião. Não sei que cortina esta a falar mas os cortinas a partir de 1970 os mk3 mk4 e mk5 tem a barra de direcção com uma desmultiplicação muito grande o que não é muito difícil de o conduzir sem direcção assistida mas se aquela traseira começa a deslizar ai meu deus temos de dar bem aos braços para meter o animal no lugar certo. Em relação ao MK 1 e MK2 já deve ser diferente mas não posso falar do que não sei.
    Já fiz num taunus (mecânica igual ao do cortina) e já vi várias adaptações com o sistema de direcção assistida dos sierras pois é fácil de aplicar uma vez que o carro possua motor pinto e fica com uma direcção espectacular no entanto deu-me um flash para colocar direcção assistida no meu futuro cortina mas eléctrica com sensor de velocidade para poder dosear (mais assistida a baixa velocidade menos a alta velocidade) não por questões que a bomba de óleo tira rendimento do motor ou outra coisa qualquer mas apenas pelo gozo que dá brincar com estas coisas no final eu digo como ficou….

    A alteração no taunus nao ficou muito cara porque era um carro batido o sucateiro vendeu tudo por 100 euros a mão de obra nao posso falar em valores porque fui eu que fiz mas nao se perde muito tempo é mais tirar medidas e afinações e a quem alterei retribui com outro favor.

    Não conheço nem em inglaterra nem alemanha nem américa para este tipo de mecanica qualquer kit mas se existisse certamente que nao éra barato. Com algum tempo e muita paçiençia a percorrer algumas sucatas consegue a um preço espetacular e um trabalho bem feito e seguro temos é que conheçer bem a mecanica do carro em questão e nao inventar demasiado.... e muito importante de preferencia sermos nos a fazer .... nao desprestigiando o profissionalismo de muitos mecanicos mas voçes entenderam...


    Em relação à direcção assistida dos sierras neste tipo de carros achei positivo e gostei bastante de conduzir o taunus assim e nao da muito trabalho a colocar no cortina mk3 mk4 mk5 e alguns taunus e capri's se for o cortina mk1 e 2 com motor crossflow o melhor é mesmo a electrica, mas tem de se arranjar a parte do sensor tambem, a vantagem é que nao nos prendemos com adpatações no motor e so o facto de abrir o capô e ver aquele motor classico é espetacular agora com os aptrechos da direcção assitida hidraulica fica um pouco esqusito, para alem do espaço, peso e roubo de potençia ao motor, mas é a minha opinião


    Cumprimentos a todos
     
  6. Ola! parece-me a pessoa certa para me ajudar!
    o cortina em questao é o mk2, 1600GT!
    O carro é bonito, mas quando eu agarrei naquele volante... lol parecia que estava a virar uma saca de batatas!
    so queria por-lhe a direçao mais leve para uma conduçao mais leve e mais saborosa... força ja faço eu durante o dia no trabalho!
    é pessoa para me adicionar no msn e dar-me alguns concelhoes e dicas?
     
  7. Há muitas maneiras de dar a volta ao assunto, é só preciso uma dose de paciencia e imaginação para se fazer a coisa bem feita.
    Tenho um amigo que tem um 2002 com direcção assistida, como ele já é cota da-lhe muito geito, Ele próprio fez a alteração e ficou bem feito.
     
  8. Caro amigo eu nao tenho tempo nem meios para poder ajudar pelo msn, mas certamente estou disponivel para trocarmos impressões ou por e-mail almeida10011@hotmail.com ou por tel: 912510105.
    o cortina mk2 é um carro muito interessante e nao se vêm muitos e esse motor crossflow é um mito adoro mecher nesses motores. Ja "brinquei" com esse motor de várias maneiras e nunca tive dores de cabeça .... e tem uma vantagem existe tudo para o menino ....até sistemas de injecção por guilhotina, o preço é que nao é maluco ...

    Abraço
     
  9. Tens que ver o tamanho da peça original e, com alguma paciência, talvez possas arranjar uma compatível de um Escort IV ou de um Sierra entre outros... É possível arranjar caixas de direcção assistida novas vindas de Espanha por valores que rondam os 350-400 Euros.
     
  10. Apesar de ficar mais caro é de pesar essa opção pois é uma peça nova e temos garantia do produto ao contrário se alterarmos com peças de sucata e não tivermos sensibilidade nem experiencia podemos arriscar a ter alguns problemas.
     
  11. Eu tenho uma direção assistida eletrica de um kia alguém a sabe como ligar para aplicar motor carro antigo
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página