Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat Diário de Bordo - Fiat 850 Special 1969

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Rui Nelson Silva, 13 Jul 2015.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Rui Nelson Silva, 13 Jul 2015.

  1. Já estava na hora de criar o diário de bordo do pequeno oito e meio.

    A historia do pequeno Fiat começa em Novembro de 1969, foi comprado numa garagem no Porto por um senhor que lhe deu pouco uso, entretanto em Setembro de 1977 foi comprado pelo meu avô.

    Pelo que ele me contava, quando o comprou o carro tinha poucos km e a razão para o adquirir era ter um carro mais pequeno e mais económico, até aí o carro dele era um Peugeot 404 preto, penso que chegou a ter os dois ao mesmo tempo, mas entretanto acabou por vender o Peugeot.

    Também nas mãos do meu avô o carro fez poucos km pois ele trabalhava numa empresa perto de casa como motorista de camiões e até a empresa ele optava por se deslocar de motorizada (kreidler Florett).

    Quando o meu pai fez 18 anos, tirando a carta o carro começou a ser mais utilizado, tanto por ele como pela minha mãe que o usavam para ir trabalhar.

    O meu pai dentro do carro, penso que quase quando o meu avô o comprou:
    IMG_2041.JPG


    Aqui juntos com alguns amigos, o carro branco que se vê era um BMW 1602 que pertencia a um tio meu:
    IMG_0462.JPG

    Entretanto o carro sofreu um acidente na frente do lado do condutor, um sujeito em contra a mão acabou por embater na frente do carro e como o motor fica na parte de trás, as amolgadelas foram bastante grandes, inclusive o carro na altura foi dado como perda mas o meu avô acabou por o arranjar.

    Os anos passaram e o pequeno Fiat passou a ser utilizado apenas para ir a inspeção periódica e para algumas consultas que o meu avô tinha no hospital.
    Aí veio o segundo acidente grave do carro, numa das viagens para o hospital o meu avô sofreu outro acidente, desta vez na lateral do lado do passageiro, o pilar veio todo para dentro, tanto que a porta teve de ser totalmente trocada e o carro torceu tanto que o banco do passageiro ficou sobre pressão contra a alavanca das velocidades, o carro nesse dia veio até casa apenas em primeira e segunda velocidade.
    Foi arranjado mais uma vez, mas foi um trabalho muito mal feito.
    depois disso o meu avô deixou de conduzir e o carro ficou guardado em garagem durante alguns anos.

    Passado algum tempo acabei eu por pegar no carro e tentar colocá-lo em condições de circular na rua, tentei fazer uma pequena revisão mas ao tirar as velas, uma saiu e as outras 3 partiram dentro da colaça, optei por tirá-la fora e mandar rectificar.

    depois disto e da inspecção feita o 850 voltou a estrada, mas com bastantes problemas tais como aquecimentos e travagem defeituosa.

    ainda assim fui-lhe dando algum uso:
    IMG_0263.JPG

    IMG_0265.JPG

    decidi então entrar num processo de conservação do carro, como a tinta estava a estalar e a cor não era bem o meu agrado, resolvi dar-lhe uma pintadela e tratar do que houvesse a tratar no que toca a mecânica.

    Desmontado e já no inicio da reparação:
    image2.JPG

    image8.JPG

    IMG_2016.JPG

    Pelo caminho apareceram alguns pôdres:

    IMG_2063.JPG

    IMG_2064.JPG

    IMG_2067.JPG

    Aqui já com primário:

    IMG_2072.JPG

    IMG_2073.JPG

    e aqui ja a parte mais bonita:

    IMG_2095.JPG

    IMG_2094.JPG

    IMG_0130.JPG

    IMG_0127.JPG

    Tratei de lhe dar uma boa revisão mecânica e de tratar dos travões:

    IMG_0284.JPG

    IMG_0285.JPG

    O interior também foi renovado:

    IMG_0287.JPG

    IMG_0286.JPG

    Pelo caminho tive alguns problemas com tubos entupidos:

    IMG_0380.JPG


    IMG_0382.JPG

    E no final de tudo o 850 já pôde estacionar perto de outras maquinas, foi ontem a sua primeira concentração de carros clássicos:

    IMG_0455.JPG

    IMG_0456.JPG

    IMG_0457.JPG

    IMG_0458.JPG

    Peço desculpa pelo longo texto, mas quis contar um pouco da historia do meu carro.

    Conta hoje com 121 mil km reais e espero que me acompanhe durante muitos e longos anos, só quem tem ou já conduziu um carro destes consegue perceber o verdadeiro gozo que dá, o meu sempre que pode sai a rua e só não anda mais pelo menos para já devido a alguns problemas que ainda faltam resolver.

    Um abraço!
     
  2. Agora, continuo com o problema do aquecimento no carro, neste momento tenho a certeza absoluta que todos os tubos estão desentupidos, já fiz a limpeza ao motor como o amigo Cláudio disse e a agua sai com a cor tal como entra, o motor esta no ponto e o carburador afinado, o radiador foi todo reparado e a bomba de agua é nova.
    começo a ficar sem saber por onde lhe pegar por causa do aquecimento que teima sempre a aparecer quando levo o carro a auto estrada e puxo mais um pouco por ele.

    hoje com o motor em funcionamento, tirei a vareta do óleo e sai por lá algum fumo branco e alguns salpicos de óleo, é normal nestes carros? já li algures que quando isso acontece o motor esta nas ultimas, será que vou ter de desmontar o motor?

    aguardo ajudas e opiniões.

    Um abraço!
     
  3. Em primeiro lugar quero saludar a coragem e a paixão do teu avó por esse carro, qualquer um já o tinha mandado pra sucata.
    Segundo dar-te os parabéns por não abandonares tão bela herança que recebes-te, e por continuares com a mesma e bela coragem que herdastes do teu avô em teimar em não abandonar esse carro.
    Terceiro cá e em outro tópico já li que esse carro costuma aquecer um pouco mas posso estar a ser optimista, melhor aguardar por outros colegas mais entendidos na matéria. Apesar de não perceber nada de mecânica e correndo o risco de "asneirar" pergunto: Sentes outros sintomas de avaria no carro ??? tipo falhas, fumos brancos (azulado) no escape ??? afogamento/engasgamento do motor ???? falta de água ???...... acho estranho o carro aquecer por aquecer e não sentires outros sintomas de avaria.
     
  4. Faço minhas as palavras do Abílio Teixeira Gomes.

    Noutras mãos, este 850 já não existia... Parabéns pela perseverança familiar e espero que possas usufruir desse clássico por muitos e bons kms... B)
     
    Abílio Teixeira Gomes gostou disto.
  5. Bom dia caro amigo, penso que era este mesmo carro que tinha um tópico diferente em que das ultimas vezes que o vi tinha problemas de aquecimento.

    Todos estes carros tem uma história para contar, umas mais problemáticas que outras, com mais ou menos acidentes sobreviveram até aos dias de hoje. Parabéns pelo "legado" do teu avô tens uma missão que é continuar a preservar.

    Não vale a pena desesperar, é natural haver problemas.
    Vou te aconselhar uma coisa, não me leves a mal. Acho que devias aparecer nos encontros a partir de agora. Conheço algumas pessoas que têm um 850, mas uma em especial que te pode ajudar dando dicas o Cláudio Vilas que tem um excelente exemplar.
    Aparece num encontro trás o carro e ficamos todos apresentados.
    Cumps e bons passeios ;)
     
  6. Reforçando a ideia do João, pode ser já este domingo.

    O pessoal dos Fiat constuma encontrar-se na Foz do Douro, no parque do edifício que fica depois do Passeio Alegre, junto do Castelo da Foz.
     
    João P Silva gostou disto.
  7. Gostava de ver o carro.
    Este tem historia algo parecida com o carro de meu Pai.

    Ate breve
     
  8. Eu sei que sou um nabo em mecânica, mas fumo branco a sair do óleo dá a impressão que haverá contaminação com água. O óleo não faz uma pasta tipo maionese?
     
  9. Faço minhas as palavras de quem já falou da perseverança como uma qualidade sine qua non de quem recebe tão caprichosa herança e decide mantê-la, parabéns!

    O pessoal do Portal costuma encontrar-se no espaço da Feira da Srª da Hora no 4º domingo de cada mês, TODOS teremos o gosto de ver este 850 ao vivo e até dar uns palpites/bitaites sobre o já referido problema de aquecimento.
     
  10. Olá, Rui . Carro espetacular, não haja dúvida. E então com paradeiro conhecido desde que quase saiu de fábrica. Este, especialmente, tem uma história diferente das outras.... dois acidentes para um carro é muita coisa. Mas, felizmente,voltou a circular em condições, o que vai acontecer ao meu dentro de uns tempos, isso é certo! Já tenho o diheiro para, pelo menos, dar umas voltas nele.
    Cada carro tem as suas histórias. Por exemplo, o molinhas (como os meus avós chamam ao 850) já atravessou o país em que as correias eram meias! Já foi até ao Algarve com 7 pessoas lá dentro, j se incendiou uma vez (cablagem defeituosa no motor)

    Em relação ao sobreaquecimento, esse motor levou algum "modding"? Por exemplo, aumentar o diametro dos cilindros, alterar o carburador... o tipo de gasoline até se for diferente, penso eu, pode levar a um aquecimento.
    A bomba de água é a correta? Poderá estar defeituosa? É original FIAT? Correia da bomba está em condiçoes e bem apertada ? (Se não, esta poderá patina, fazendo com que a velocidade de rotação da ventoinha e da bomba tenha menor velocidade, levando a u arrefecimento ineficaz)
    As tampas que se localizam por baixo do motor estão lá?

    Acho que vendo estes pontos talvez se descubra a fonte!

    Boa sorte na resolução no problema

    PS: Em relação ao óleo, penso que seja normal porque o óleo cria vapors. Se tiveres o manual, acho que menciona lá a circulação dos vapores do óleo do motor,que vão parar à caixa do filtro de ar, retornando, assim, para o motor. A questão do respingar é normal, se o motor está a funcionar,o óleo está em circulação!
    Se quiseres o manual de oficina, ou mesmo os que vieram com o carro, tenho isso tudo e posso fornecer.

    Por ultimo, mas não menos importante, compra um extintor para o carro, é essencial!!


    Um abraço a todos!


    img041.jpg
     
    #10 Miguel L. Catarino, 17 Jul 2015
    Última edição: 17 Jul 2015
  11. A vareta não é suposto tirar-se com o motor em funcionamento, é perfeitamente natural que chapinhe óleo com ela fora, a missão do sistema de lubrificação passa por aí. Vapores pode sempre haver, não quer dizer que tenha de estar contaminado.

    Se houver misturas indevidas por causa de falha da junta da cabeça, os sintomas notam-se, quer seja pela "maionese" na tampa do óleo, ou borbulhar no radiador com o motor em funcionamento. Mas se isso já foi tudo revisto, vê o que te falta. A tampa do radiador, por exemplo, é um elemento essencial para controlar a temperatura, está em bom estado? Sabes a idade dela? Toda a chaparia do vão motor está no sítio devido, para controlar devidamente o caudal de ar? E por último, como sabes que está a aquecer? Que sintomas tens?
     
    Helio Fernando gostou disto.
  12. Por acaso, o sensor da temperatura é o devido?
     
  13. Os portalistas já disseram tudo, excelente caso de perseverança e querer manter o legado da família.

    Juntamente com a ajuda dos portalistas entre outras irá mais cedo ou mais tarde resolver o problema de aquecimento, e desfrutar de muitos Km com o 8 e meio.

    Abraço,
     
  14. Abílio Muito obrigado pelas palavras e pelo incentivo.
    ainda bem que o meu avô tinha personalidade forte e era orgulhoso, porque acredito que uma das razões pela qual ele decidiu arranjar o carro foi para não dar o braço a "torcer" a seguradora. Mas, ainda bem que assim foi porque senão este 850 de facto não existia.

    Quanto a parte técnica que abordou, o carro não falha, o fumo que faz penso ser aquele fumo normal quando se acelera a fundo mas nada exagerado, mas azulado não é, quanto a agua, está sempre no mesmo nível.

    Abraço!
     
    Abílio Teixeira Gomes gostou disto.
  15. Obrigado António!

    Assim espero! E certamente será isso que vai acontecer, espero conseguir mantê-lo sempre de boa saúde. :D:

    abraço!
     
  16. Boas joão,
    obrigado pelas palavras. :thumbs up:

    Nunca deitar a toalha ao chão, depois do que este carro passou e até onde chegou não vai ser este problema que o vai parar. :):

    Obviamente não levo um convite desses a mal, certamente irei aparecer nos encontros com o 850.

    Abraço!
     
    João P Silva gostou disto.
  17. Boas João.

    Não consegui ir a este encontro mas vou tentar estar presente no próximo. ;)

    Abraço!
     
    João P Silva gostou disto.
  18. Cláudio, irá ver o carro certamente, em principio estarei no próximo encontro,

    Abraço!
     
    João P Silva gostou disto.
  19. Boas Afonso.

    Já coloquei essa hipótese, mas nem a agua nem o óleo estão contaminados, alias o óleo esta quase da cor com que entrou.

    Abraço!
     
  20. Obrigado António! :D:

    quase de certeza estarei presente.

    Abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página