Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Desentupimento

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Luis C Matos, 6 Ago 2011.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Luis C Matos, 6 Ago 2011.

  1. Boas Pessoal

    Todos quanto possuem viaturas já tem observado que nos fundos de cada porta existem um "orifícios" estranhos. Independente do seu tamanho e quantidade eles fazem parte de um sistema de desentupimento que se chama escoamento.

    Muita gente os descuida e poucos se lembram deles e da sua exitência quase invisível. Boa parte dos muitos proprietários de viaturas só se aprecebe da sua função real e utilidade quando já está a aparecer, infelizmente, uma certa dose de camadas de ferrugem a corroer a chapa a nível inferior das portas. A causa nem precisa de investigação nem merece ser relatada num livro de mistérios de Sherlock Holmes. Aqui fica a dica. Cuidado com as ferramentas que usam na operação de desentupimento. Bom proveito.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Bom tópico. São pormenores como esse que ajudam a estimar os nossos carros.;)
     
  3. Obrigado. Há muita gente que quando me vê lavar um carro fica pasmada quando vou buscar as escovas e varetas plásticas e me coloco debaixo das portas. Por vezes acho piada porque imagino que as pessoas devem pensar que ando à cata de "grilos" pelo uso das varetas cuja cena mais parece essa mesma.

    No entanto não é só ai que se acumula lixo e impede a saída de água. Na parte inferior das cavas das rodas dianteiras e traseiras (varia de marca e modelo de viatura) existem tubos de saída que devem ser desentupidos de tempos a tempos. Por causa do esquecimento e/ou desconhecimento total dos componentes da viatura e porque os manuais não os referem há sempre uma causa para a infiltração de águas da chuva na mala, no habitáculo e na área do motor.

    Eu é que comecei com velhos mestres com mais de 37 anos de arte e só por isso é que tenho em consideração muitos pontos chave de uma viatura que afinal não são poucos. E quando faço um trabalho tenho um lema que me legaram: "Quando fizeres um serviço faz as coisas em condições do princípio ao fim. Um trabalho mal feito custa tanto como um trabalho bem feito e levam ambos o mesmo tempo. Dois minutos a mais não é tempo perdido mas a tua assinatura."

    Cumprimentos.
     
  4. Boa... B)

    Por acaso já sabia mas fica sempre bem relembrar estes pequenos, grandes cuidados que temos de ter com as máquinas... ;)
     
  5. Isso mesmo , já conheçia tambem as técnicas e os escoadouros !! Convem tambem salientar que muita boa gente , engraxa as portas por dentro, deitando massa consistente ou vaselina lá dentro ! A ideia nem é má nem despropositada , mas nos dias de calor, derrete e obstrui os canais, que ficam com uma mistura de graxa com lamas ( insectos e sei lá mais o quê :D), tapando tudo ! Existe agora no mercado uns produtos para essas funções, é tipo uma cêra ! É aplicada e não escorre , nem deforma e está preparada tanto para altas , como baixas temperaturas !!
     
  6. Este tópico fez-me lembrar um caso que comigo se passou.
    Passo a contar: Uma prima minha foi ter comigo e pediu-me se pudesse dar uma vista de olhos no 205 que ela tem e que foi abaixo em andamento. Fui lá ver e percebi logo que era o módulo eléctronico da ignição que morreu. O engraçado é que ao fechar a porta do pendura achei-a pesada demais, até pensei nas dobradiças presas, mas não era o caso. Abanei a porta com alguma brusquidão e parecia um tanque de água a bater com os movimentos, até arregalei os olhos estupefacto. Ela disse que já tinha ouvido aquele barulho mas não ligou. Agarrei num cavaco e desentupi os buracos de esgoto, para admiração dela que não sabia desses pormenores. Acho que a porta tinha água até meio, mais do que o motor precisa para andar na temperatura certa.
    Há muita, mas muita gente que não sabe nada dum carro, é meter gasolina e andar.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página