Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Desaparece Água Do Radiador....

Tópico em 'Mecânica' iniciado por carlos_carvalho, 8 Out 2012.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por carlos_carvalho, 8 Out 2012.

  1. Boas,

    Tenho um Ford Capri 1600 de 1972, que após uma longa luta, quer de restauro como de reposição de matriculas, está finalmente a andar. Mas após duas saídas, verifiquei que a água do radiador desaparecia... :(. Isto é, fazendo uma viagens de cerca 25 Km, lá se foi a água do radiador, repus, claro... mas a fazer o trajecto inverso, espanto meu... a água continuava no radiador. ao há falhas, nem falta de potencia, mas esta situação deixa-me preocupado. Acham que deva mudar a junta de cabeça??

    Cumprimentos
    Carlos
     
    miguelcristovao gostou disto.
  2. Boas...

    Se o oleo/motor está impecável... possivelmente não estaria bem sangrado o circuito de refrigeração "tinha ar"...basta ter atenção nas próximas viagens...


    Um abraço
     
    carlos_carvalho gostou disto.
  3. Pois, também fiz um pequeno teste, pus o carro a trabalhar, e tirei-lhe a tampa do radiador, tudo me pareceu normal, a gua circulava, e não me pareceu hver tipo um "burbulhar". Mas esqueci-me de referi uma pequena coisa o carro esteve parado cerca de 10 anos... Ainda assim nãoserá melhor trocar a junta de cabeça...
    Cumps.
     
  4. Na minha opinião estar a trocar por trocar, acho que não faz sentido...ainda para mais não está a deixar passar óleo nem água...
     
  5. pois... tens razão. acho que quando sair com ele no fim de semana, revejo o nivel da água.
    Outra coisa que também notei o ponteiro da temperatura da água fica no "normal", portanto o carro não aquece, estranho não é?? se tivesse a junta queimada não deveria sobreaquecer??
    Abraço
     
  6. Carlos, se só aconteceu num sentido, não passes mais por ai :lol: :lol: ! Agora a sério, foi só nessas duas vezes que aconteceu ? Dai para a frente voltou a acontecer ? Como está o tampão ? Muitas vezes a olho nu esta bom, mas a borracha ou a mola pode ja não estarem nas devidas condições :)
     
    miguelcristovao gostou disto.
  7. Caro amigo,

    Em princípio, se só aconteceu da primeira vez, não deve haver mais preocupações nesse aspecto. Quando se atesta o circuito a primeira vez, é muito difícil eliminar todas as bolhas de ar, e o próprio motor vai-o fazendo por si próprio ao trabalhar as primeiras vezes.

    Em relação à junta, se o funcionamento do motor é regular, e não houver sinais de mistura entre a água e o óleo, mais vale estar quieto. Desde que tenha óleo fresco, um termostato e um bom anticongelante no circuito, está tudo bem.

    É questão de ir controlando os níveis periodicamente, mas por agora não há sinais de nada de anormal, por isso agora é ir rolando e conhecendo melhor a máquina.

    Um abraço!
     

  8. Pois, de facto não há qualquer perda de potencia, nem sobreaquecimento, vou andar com ele com calma e controlar o nivel de água.
    Abraço
     
  9. Sim goi, mas quando o meu colega, que me ajudou a restaurar o carro, foi experimenta-lo isso não aconteceu, que estranho... se houvesse bolhas no sistema, logo nas primeiras curvas a água deveria ter desaparecido, não??.... Sá aconteceu mais tarde..

    Abraço
     
  10. Nem sempre quando uma junta da cabeça queima há passagem de agua para o oleo ou vice versa, pode haver passagem de compressão para a água ou passagem de agua para o escape.

    Que quantidade de água acrescentou, 1L? 0,5L? apenas um copo de água?

    Esse circuito não pode ser cheio pois acontece isso, o ideal é um pouco mais de meio emtre o favo e a tampa do radiador, se tiver mais pode deitar água fora.

    Vá vendo a água e dê novidades.
     
  11. A quantidade de água que acrescentei foi, na 1ª vez, numa "volta" de 10 Km mais ou menos 0,5 litros...
    Numa viagem a casa dos meus sogros, são cerca de 25 km, e acrecentei 1 litro.... mas na viagem de regresso verifiquei, e ao tinha desaparecido água...

    Abraço.
     
  12. Isso é muita água, poderia ter sido o termostato que colou por estar muito tempo parado e entretanto descolou e ficou a funcionar, vai verificando a água para ver se deixa de desaparecer.
     
  13. Sim, Rafael Marques, Obrigado pela resposta é que vou ter de fazer.
    Estava a pensar ir ao encontro em Pombal, mas assim nem vou arriscar.....

    Abraço.
     
  14. Não reparei se alguém mencionou a questão da 'chauffage'. Num clássico parado à muito tempo, a água do circuito de refrigeração baixa e pode baixar ao ponto de tirar a agua do radiador interior da 'chauffage'. Já vi radiadores da 'chauffage' em mau estado ao ponto de furarem/romperem e a fuga de água ser só por aí, se assim for, os tapetes junto ao radiador da 'chauffage' têm de ter sinais da fuga (molhados).

    Assim, verificar se, com o motor à temperatura normal, e com o comando da 'chauffage' no máximo, se sai calor do sistema de aquecimento (pára-brisas, pés) se sair o radiador da 'chauffage estará cheio, se não sair, dar uma volta com o comando no quente e de pois voltar a vêr o nível, um radiador da 'chauffage' leva bem 1 litro de liquido refrigerador.
     
  15. Bem dito , António B. ;)
     

  16. Olá, António Barbosa

    Bem, vou fazer esta experiência, se for isso a reparação deverá ser bem mais em conta....

    Abraço,
    Carlos
     
  17. Olá a todos,
    Desde o ultimo post o carro tem estado parado, só o ponho a trabalhar na garagem, para que a bateria não vá á vida....
    Verifiquei se havia indicios de água no oleo, e não o óleo está limpinho, novo.... e verifiquei que não havia fugas na parte da chufagem.
    Mas, vou comprar um termostato novo, liquido anti congelante, e vou fazer uma limpeza ao radiador, com uma mangueira a pressão, e nas férias de natal vou por o material....

    Um abraço
     
  18. Ora aqui estou eu com novidades...
    Andei com o bolinhas este fim de semana chuvoso :( e muito escorregadio.... :angry: E após um passeio de cerca 25 Km, verfifico que nivel de água está..... ao nível..... :D Mas indepentemente disso, vou esta semana fazer uma limpeza a fundo do radiador para tirar toda essa "goma" castanha.
    Há uma coisa que me chamou a atenção, foi o manometro da temperatura da água... ele não mexe, fica sempre colado como se o motor estiver frio :huh: :wacko: , não me parece normal...
    O que acham?
    Cumps
     
  19. Ou o motor está mesmo frio, ao ponto de não aqueçer , ou a valvula que mede a temperatura está queimado ! Vou mais para a valvula de medição ! Tambem pode estar a fazer mau contacto !
     
  20. E quanto custa uma valvula que mede a temperatura?
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página