Desabafo!

Eu não sei especificamente a que comentários te referes, mas uma grande parte das vezes, acho bastante útil que se comentem as alterações ao "original" porque é a única forma de os "iniciados", como eu, aprenderem alguma coisa. O sentido depreciativo pode muitas vezes ser apenas uma má interpretação do sentido com que se escreveu o comentário, e pode não corresponder à verdade.

Se toda a gente fizer apenas comentários do tipo "parabéns" e "está brutal", muitos de nós seremos induzidos em erro e não iremos aprender a avaliar a originalidade de um carro.

Boa tarde Jorge,

Ao que te estás a referir são criticas construtivas o que é positivo e concordo perfeitamente, outra coisa é simplesmente falar mal, ou ler nas palavras utilizadas uma espécie de elitismo, os 100% originais e os outros...

Permite que te dê um claro exemplo e pegando na tua última frase:
Não tens necessariamente de dar parabéns, dizer que está brutal etc...mas não é por isso que á falta de algo bom para dizer tenhas de "meter nojo"! ;)
Repara que fui bastante claro quando usei a expressão "Viver e deixar viver".

Abraço
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
@Bruno Pais Rodrigues da parte que me toca peço desculpa se algum comentário que cuspi te tocou negativamente, de facto atualmente serei uma das pessoas que vê na originalidade a única forma de efetivamente restaurar um clássico na verdadeira aceção da palavra, se assim não for a palavra "restauro" não tem qualquer sentido pois não se estará a "devolver a um estado anterior" mas sim a alterar, são coisas diferentes!

Já se estivermos a falar da conservação do carro meramente para o manter a circular até eu sou suspeito, um das únicas peças que comprei para o Spider não é específica da série dele (os espelhos na série 3 deveriam ser em plástico preto) mas por questões financeiras e ausência do modelo certo no mercado resolvi comprar uma versão que além de ser muito próxima da que as séries anteriores usavam me dá uma hipótese de os vender no futuro caso venha a esbarrar com a versão certa.

São opções e são opiniões mas também admito uma coisa, e nisso sou algo extremado, clássicos com jantes de medidas desproporcionais, pinturas completamente ao lado da época, ailerons do gueto, buckets de competição, faróis LED, etc, etc, etc., não têm lugar neste fórum, pelo menos não deveriam misturar-se nas categorias existentes e deveriam mesmo ter um sub-fórum com as respetivas categorias para lá serem abordados por quem aprecia essas alterações/fusões do antigo com o moderno.
 

JoaoFonseca

Pre-War
Mas há coisas neste forum..... :mad:

procuro Audi DP-95-71 e BMW Np-82-20

Reparem neste exemplo em que um user veio ao portal pedir ajuda para encontrar dois carros. Depois andou desaparecido durante 5 anos (seja lá porque motivo for), e agora vêm novamente com a mesma história.
Vai o @Alvaro Oliveira que na minha opinião lhe respondeu muito bem e não é que o Sr.Genytil ainda ficou ofendido !!?? :eek:

Mas pensado melhor, agora compreendo o motivo do homem ter ficado chateado:



Estou de acordo contigo,
Seja a procura ou uma duvida ou como se faz, a pergunta e feita e....
morre por ali.
Acho muito mau da parte de quem vem fazer a pergunta e não dizer " sim era isso mesmo, não afinal tinha que ser assim.

Agora não podemos comparar o facebook com o portal , o face aparece um artista qualquer ha e tal isso não se faz assim, aqui as coisas são ditas mais a serio, porque quem frequenta o portal sabe do que diz.

A minha opinião vale o que vale.
 

Hugo não estou/estava a personalizar...

Na tua própria resposta estás a ser paradoxo, estas a representar exactamente ao que me refiro, já que consegues compreender/aceitar que no teu clássico tenhas espelhos que não sejam especificos da série, seja porque não existem no mercado, porque financeiramente não podes adquirir originais etc, no entanto não aceitas que alguém pegue no seu carro e coloque seja lá o que tu consideres de jantes desproporcionadas...

Do mesmo modo fazes afirmações fortes sobre as jantes, os leds, as buckets de competição algum outro forista pode fazer o mesmo com os teus espelhos e tu podes te encontrar numa situação "Irra tenho o carro todo bonito, cheio de orgulho e vão marrar com os espelhos desta maneira?!"

Permite que te dê exemplos práticos, tenho um Ford Consul e sim está original (acho...) mas odeio os bancos, ao fim de 1h a conduzir doi-me as costas, o rabo, se tivesse hipotese de o conduzir como daily driver sem dúvidas que trocava o banco por algo mais confortável, mas deixava de estar original!

Tenho um Capri 3000, no pouco que andei com ele mais a fundo, deu para perceber que o banco do condutor é mau, em rotundas, em estradas sinuosas nem me aguentava no banco, se o trocasse por um bucket de competição iria de certo gozar mais o carro e estar mais seguro, mas deixava de estar original (aliás não está).

Então e melhoramentos no motor? Ignições electronicas etc e tal? E as obras da "Petrolicious" é tudo crime?

O bom senso varia de pessoa para pessoa e na minha modesta opinião acho muito mau julgar os outros e não tenho dúvidas nenhumas que isso também afaste utilizadores do portal. Roubando as palavras de um portalista conhecido "Desde que os clássicos estejam ao gosto dos donos e continuem a circular eu fico contente!"

Prefiro muito mais 10 clássicos não originais a andar que 1 clássico original no museu ou numa garagem escondido!
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Há espaço para tudo @Bruno Pais Rodrigues, e isso inclui divergências de opinião, todos temos direito a não nos identificarmos com outros projetos de restauro/conservação.
Relativamente ao meu Spider com espelhos não correspondentes, é como te digo, assim que arranjar é o que lá vai parar, até à data não foi possível e terei que ter poder de encaixe para ouvir comentários mais críticos dos puristas mas não creio que tenham havido no fórum situações desagradáveis o suficiente para afastar futuros bons membros.
Recordo-me de um rapaz que aí andou que queria espetar um motor moderno no seu Sprint Veloce, toda a gente o tentou demover, eu inclusivé pois era um projeto que deveria estar numa secção própria para o efeito, os restomod.

Atualmente a minha filosofia é muito simples, e aplica-se ao teu Capri/Consul (parabéns, gostava de poder oferecer uma máquina dessas ao meu pai, fala do carro com uma nostalgia do caraças o raio do homem!), ou gostas do Ford Capri 3000 com todos os seus defeitos e virtudes ou não gostas. Colocares um banco desportivo não só iria destoar do resto do interior como seria apenas o princípio de mais alterações. Um dia fartavas-te do carro não pegar de manhã e lá vinha a bela da ignição eletrónica. Um dia acordavas mais mal disposto e lá vinham umas jantes largas "german style" porque agarram melhor há estrada, etc.

Tenho alguma tolerância relativamente ao teu ultimo parágrafo mas há ali uma linha em que prefiro que deixem os carros morrer ou que os vendam a quem goste deles como são do que lhes fazerem maldades.

Não sou dono da verdade
, nem tenho nada de pessoal contra ninguém, é apenas a minha visão dos valores que acho que devemos cultivar nisto dos clássicos ou carros velhos.
 

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Bom, ja que todos participam nesta discussão, também quero!
1. Juro que não percebo eventuais concorrências entre o Portal e o FB. Como já deve ter dado para perceber, eu adoro o Portal: as pessoas, a partilha de conhecimento, a diversidade de carros e de pensamentos, a simpatia com que todos são acolhidos. Confesso que muitos dias abro o portal em acto contínuo depois de desligar o despertador, antes de me levantar! O Facebook.... Lembro-me dele de 2 em dois dias, mais por me chatear com e-mails de aniversários do que por interesse meu...
Ou seja: eu não vejo aqui concorrência alguma...

2. Conversas em garagem: uma fabulosa pérola deste espaço. Por mim, quanto menos organizadas, com menos guiões e menos espartilhos, melhores! Gosto imenso de ver a conversa fluir, sem preocupações nem preparações. Compreendo que não possam ser semanais (as pessoas têm vidas...) mas por mim voltavam já!

3. Quando os meus comentários são "Brutal! Parabéns!" é justamente porque... achei brutal. Vou refrear-me, prometo... ;)
Por minha parte, nunca achei que isso fosse uma coisa má. Demonstra afecto e admiração pela dedicação de outrem. E é genuíno, espontâneo.

4. Eu também achava que a falta de tapatalk era uma desvantagem do Portal. Mas, sinceramente, o software funciona muito bem em tablets e smartphones! É daí que eu uso... E é onde estou a ver.
A única desvantagem é no upload de fotos, que é menos intuitivo. Mas de resto, 5 estrelas à utilização dele em mobile.
(Ah! E já que falamos no software do portal, há um erro gramatical nas notificações que me faz sempre coçar a cabeça: quando diz "Podem haver mais respostas posteriores" em vez do correcto "pode haver mais respostas...". Desculpem a picuinhice, defeito de ofício).

5. Já disse que gosto mesmo muito do portal?
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
@Carlos Vaz , um tópico interessante, que serve para agitar, o que é importante!

Já tinha referido algumas vezes anteriormente essa situação, mas reafirmo o que disse, prefiro de longe o Portal ao Trombas Book, por lá é mais impessoal e como já por aqui li perde-se rapidamente sendo tudo demasiado volátil.
Acho que temos todas as condições no Portal para continuar a ser grande, também acho que é necessário o seguinte, mais fidelização (muitos dos anteriores users usam muito menos pois o FB minou tudo), mais dinamização (encontros, entre outras ações de dinamização os encontros "publicitados" no FB tiveram aparentemente ou na realidade muito mais utilizadores e seguidores, será que os conseguimos trazer para cá, na realidade alguns dos encontros deixaram pura e simplesmente de serem por cá divulgados, difundidos e "fotografados") , mais interação a situação das fotos é importante e outras ações semelhantes também.
O que é necessário mais, tempo para ter tudo da melhor forma possível, e uma utilização mais intuitiva nos tablets e smartphones.
Agora falar e escrever é fácil, concretizar é que são elas! E ter tempo necessário para tudo é lixado, eu contra mim falo tenho vários dias da semana que não consigo cá vir:(.

Já agora para quando um "re" encontro Nacional?
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Pegando numa parte do @António José Costa, não dará para criar um calendário de eventos mais "interactivo"?
Do tipo, enviar lembretes para o email ou sincronizar com o calendário do Google e afins?
Se calhar já faz isso e sou eu que estou a ficar um nabo das TI's :p
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
(...)
3. Quando os meus comentários são "Brutal! Parabéns!" é justamente porque... achei brutal. Vou refrear-me, prometo... ;)
Por minha parte, nunca achei que isso fosse uma coisa má. Demonstra afecto e admiração pela dedicação de outrem. E é genuíno, espontâneo.
(...)
(Ah! E já que falamos no software do portal, há um erro gramatical nas notificações que me faz sempre coçar a cabeça: quando diz "Podem haver mais respostas posteriores" em vez do correcto "pode haver mais respostas...". Desculpem a picuinhice, defeito de ofício).
(...)

Afonso, quando critiquei isso de dizer só "Brutal!" e "Boa continuação", referia-me ao facto de se fazer isso sistematicamente. Se um gajo não tem tempo, não deve perdê-lo a encher chouriços. Mais vale ler as coisas com calma e aprender algo em 2 tópicos do que ler na diagonal 10 tópicos e escrever 10 post que espremidos valem 0.

Quanto ao erro gramatical, tem de ser o @Vitor Dinis Reis a corrigir. A mim também me faz comichão... A minha profissão é mais para a matemática, mas a minha mãezinha que é professora de Português moeu-me tanto o juízo que eu fiquei assim.


[(...)
Já agora para quando um "re" encontro Nacional?

Pois... é preciso alguém que organize. Acredita que dá uma trabalheira...
 

João P Silva

Veterano
As redes sociais ainda não estavam tão desenvolvidas, e os fóruns em geral já existiam.

O Humano é uma criatura preguiçosa de natureza, e as redes sociais em geral vieram trazer um menor trabalho para aceder a informação especifica sobre as matérias que queremos procurar.
Sinceramente o FB não substituí o portal na minha maneira de ver. Todos os dias venho cá, e já são alguns anos a fazê-lo.
Espero que assim continue, aqui não há uma mera foto com duas palavras, existe sim uma camaradagem portalista devo dizê-lo!
 

Eduardo Correia

Portalista
Portalista
Subscrevo muito do que aqui já foi dito.

Sou frequentador pontual do Facebook e do Portal, mas considero que são universos bastante diferentes.

Ainda que o FB possa ser mais intuitivo, prático e rápido de utilizar, creio que fica aquém na componente humana, na partilha de conhecimentos e experiências. E isso traz-lhe maior distância e impessoalidade.

Não me sinto compelido a participar e acabo por adotar uma postura – que admito ser comum a tantos outros – de puro voyeurismo. Contra mim falo, mas nunca coloquei um único post no FB e já perdi conta (quase... já que o perfil aqui ao lado ajuda) dos posts que aqui coloquei. No entanto, reconheço as suas vantagens e não foram poucas as vezes que me deliciei com o que lá vi.

Mas para mim gostar de carros não é apenas gostar de os ver (em fotografias), é saber sobre eles, é aprender com quem sabe sobre eles. Não ando aqui há muito tempo, mas muito já aprendi com quem cá anda.

Aqui encontrei gente com os mesmos gostos, os mesmos vícios e as mesmas “pancadas”. Gente com óleo nas veias, com sonhos de criança e com uma paixão desmesurada (quase inexplicável) por estas peças de lata que, por regra, não fazem o “comum dos mortais” perder mais de 2 minutos do seu tempo. Enfim, gente que gosta genuinamente de clássicos e de tudo o que eles representam.

Por isso e ainda que compreenda – e partilhe – o desabafo do Carlos Vaz, não temo a perda de terreno para o Facebook. Enquanto esta “gente” aqui continuar – e os posts anteriores parece que assim o ditam – o Portal há de manter-se vivo e bem vivo.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Ainda hoje estive a ter esta conversa com o Carlos ao telefone.

Por um lado, nota-se que o Livro das Pencas fez mossa no mundo dos fóruns... mas a lei da evolução também aqui funciona, curiosamente, e os mais capazes sobrevivem.

O caso do Portal é um exemplo disso mesmo, e porquê? Por aquilo que o Carlos referiu, e que se tocou já várias vezes neste tópico.... a riqueza do conteúdo.

O pessoal gosta de ir ao "face" mandar umas bujardas para desanuviar de vez em quando, mas conteúdo válido, interessante e sério, rareia. Eu finalmente cedi a esse mundo o ano passado, e ainda hoje me debato com a ideia de manter ou acabar com ele. Mas há alguns recursos lá que me dão jeito, e vou usando. Mas não tenho paciência para superficialidades, por isso a maioria do que lá se publica passa-me ao lado.

Eu sou um "veterano" da internet, que fez recentemente 22 anos que uso. Ainda sou do tempo do IRC e dos talkers, tudo em modo de texto, não havia cá interfaces gráficas nem nada dessas mariquices. Talvez por isso, ou por virtude da minha personalidade, preocupa-me a qualidade da informação e não o superficial. Frequentei poucos fóruns, mas alguns durante anos a fio e a consultar diariamente pois aprendia sempre qualquer coisa de novo, interessante e, quiçá, útil. E assim como recebi, faço questão de continuar a dar. Porque o material vai e vem, mas o conhecimento perdura, e é aí que está a verdadeira riqueza. É aquela história que vemos repetida em tantos memes (detesto esta expressão) de ensinar a pescar em vez de oferecer o peixe.

E é aqui que os fóruns ganham, e as redes sociais perdem. Somos uma resistência à apatia e indiferença que elas criam, e pomos a malta a pensar e a usar as suas capacidades.

Mas para que isso funcione, é bom que as coisas funcionem de forma recíproca. Mesmo para ajudarmos, temos de saber exactamente o que se passa, e um post do tipo "o meu carro não pega, alguém sabe o que se passa?" não adianta de nada. É preciso investir, para ter retorno. Podemos (e devemos!) ser extensos nas nossas descrições, ilustrar o melhor possível, fazer uso da língua que nos ensinaram na escola!

Pessoalmente, faço questão de tentar ajudar quem apela à minha assistência. E tenho visto que o Portal ganhou uma dinâmica nesse sentido, ou seja, aqueles que chegam e pedem isto ou aquilo a torto e a direito mas depois não ligam nenhuma rapidamente são postos de parte. Por outro lado, acarinha-se quem vem e contribui para a riqueza. O caso do Afonso é um dos recentes, e espelha bem como se ajuda e motiva uma pessoa, e o efeito que isso tem. Deixa-nos motivados para participar, e felizes pela influência positiva que temos. Para mim, isto é recompensa suficiente, e faz-me voltar aqui dia após dia.

Por último, uma palavra para a equipa que dinamiza, e o Vítor em particular - por vezes podem nem dar muito nas vistas, mas há muito trabalho de fundo que nós não temos noção. Tenho pena que ele possa não ter uma participação tão activa quanto seria desejável, mas ele vai aparecendo. E a dedicação espelha-se bem no trabalho que vem sendo feito todos os dias para manter esta casa de pé. Qualquer sítio menos acarinhado já estaria a criar ervas daninhas virtuais, enquanto este se mantém firme e orgulhosamente de pé.

Por tudo isto, e obviamente sem estar a forçar ninguém, deixo apenas esta mensagem... lembrem-se que o Portal somos todos nós, e só será aquilo que fizermos dele. Pela minha parte, faço votos que continue assim por muitos e bons anos, e que seja como tem sido, uma força positiva e dinamizadora da nossa paixão.

Um abraço a todos!
 
Tens toda a razão!
Eu não participo muito nas discussões, porque não tenho os conhecimentos de muitos que cá andam, por isso prefiro ler e apreender para que um dia, se tudo correr bem, voltar a ter um clássico e aplicar os conhecimentos aqui adquiridos pelas vossas conversas, instruções de reparação, conhecimento dos carros, atenções a ter quando se compra, etc....
Vou participando nos "bons negócios na net" porque é o mais fácil para mim, por razões obvias.
Participo um pouco também nos "clássicos no dia a dia", mas ando fraquinho, muito pouca caça ultimamente, pode ser que agora com o tempo a melhorar comece a ter mais sorte.
Quanto ao FB, ainda participo menos do que aqui, perdi completamente a paciência para a coisa, nem sequer comento nada, é muito raro fazer login, nem sequer estou em nenhum grupo de clássicos, também porque não tenho, se tivesse possivelmente seria diferente.
Mas todos os dias venho ao portal.
Nem que seja ver as novidades e que carros foram apanhados ou que bons negócios há.
Se o @Manuel Pereira Roque já pôs o Dodge a andar, se o @nuno granja tem um RR novo, se @Gomes Miguel já se decidiu pelos carros novos.
Se o @Carlos Alberto Macedo já "desibernou" e arranjou mais fotos dos carros que mais gosto.
Qual o carro que andas a "dar calor" agora.
Não vos conheço pessoalmente, apenas conheço o vosso gosto pelos clássicos e sabedoria em relação aos mesmos e é isso tudo que me faz cá vir todos os dias.
Mas também já reparei que todos os dias parece que há menos novidades, pode ser coincidência e ser do tempo, que não tem estado propício a clássicos, mas vou participando como posso.
Pode ser que agora com este grito de alerta, e com o tempo a melhorar, comece a haver mais animação.

Abraço e continuem a ensinar-me sff!
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
@Gonçalo Vasconcelos, agora ando a "dar calor" no Primera pois o 106 está no estaleiro.
Não se prevê que venha a "dar calor" noutra coisa que não sejam estes pois aquisições, "está de chuva"!
A haver alterações passará por saír o Primera e entrar uma coisa qualquer com o "combustível do demo"... e assim o carro do "calor" passará a ser em exclusivo o 106.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Gonçalo, mesmo as dúvidas são importantes. É essencial que se vão pondo as questões. Isto faz-me lembrar a minha experiência como professor, quando perguntas se perceberam toda a gente acena com a cabeça, mas se perguntares alguma coisa a seguir ninguém responde. E se um apresenta uma dúvida, há logo cinco ou seis que acusam o toque porque também não apanharam aquela questão, mas raramente têm a coragem de o assumir.

Não é vergonha nenhuma ter dúvidas e fazer perguntas, mal de nós se assim não fosse. Uma vez li algures que só não tem dúvidas quem sabe tudo ou quem não sabe nada. Como ninguém nasce ensinado, só resta a segunda hipótese, e não acredito que haja alguém assim tão a zero quanto isso. Eu ainda hoje ponho perguntas, e estou sempre a aprender mais, porque não consigo sequer conceber viver de outra forma, adoro aprender! E ainda mais quando se trata de coisas relacionadas com os clássicos.
 
Topo