Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Desabafo!

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por Carlos Vaz, 15 Mar 2016.

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por Carlos Vaz, 15 Mar 2016.

  1. Estou zangado!

    Zangado com o fórum que o mesmo é dizer com os colegas forunistas! (algo me diz que isto não deve ser português correcto).

    Passo a explicar: não sei quantos utilizadores tem o portal, tampouco sai quantos deles são mais ou menos activos mas estou há algum tempo a sentir que tal como muitas outras plataformas deste género estamos a perder terreno para o FB.

    O nivel de participação tem baixado bastante embora haja companheiros recentes que considero preciosos pela assiduidade e conteúdo das intervenções.

    Vejo um @Francisco Lemos Ferreira (um histórico desta "casa") com um post de um novo carro e que dias (não sei quantos) depois ainda não se descoseu, embora essa revelação aparentemente já tenha sido feita no FB.

    @David Silva... estou enganado ou temos carro novo?

    Desculpem-me os dois, asseguro que não se trata de nenhuma critica (quem sou eu?) mas sim da chamada de atenção para o facto de me parecer que há um desligar lento mas inexorável por parte de muita gente. Há que não esquecer que isto vive única e exclusivamente do "input" de todos nós e que sem este, a pouco e pouco a tendência é a "desertificação"...

    Caramba, vamos lá a tirar meia horita dos nossos dias para contribuir activamente com algumas novidades...

    Já agora, aproveitar a embalagem para "reclamar" o regresso das conversas de garagem... esteve quase eminente este regresso e agora parece ter estagnado. O bom é inimigo do óptimo ou vice versa (já nem sei), uma coisa é certa, mais importante que um planeamento muito apurado é arrancar. Até porque a componente "improviso" dá-lhe aquele toque de tertúlia espontânea que é porventura a base do sucesso da rubrica!

    Vamos lá a participar malta!
     
  2. Carlos, começando pelo fim. Já falamos sobre isso das conversas. Tem mesmo de ser bem planeado e isso não é negociável.
    No entanto, e garanto que não foi por tu falares, já temos uma data a propor.

    Quanto ao resto, subscrevo totalmente o que disseste.

    Apenas acrescentaria que a participação de que falas deve ser construtiva. Dizer repetidamente "força nisso", "boa continuação" e "brutal" não é participação. É semelhante a uma arte comum em Trás-os-Montes que se chama encher chouriços.

    Acrescentaria ainda um "carago!" no fim, mas isso sou eu...
     
    #2 João Luís Soares, 16 Mar 2016
    Última edição: 16 Mar 2016
  3. Carlos,

    Tens alguma razão, mas só faz falta quem aparece.

    Pela parte que me toca carros é aqui, no FB posto parte das fotos que coloco aqui, praticamente sem prosa e em posts direcionados a não iniciados. Por lá é mais política, surf e a espuma dos dias

    Salvo rarissimas excepções, como por exemplo grupos Audi e Scirocco estrangeiros, não participo em grupos relacionados com carros nem dou grandes importância a posts sobre o assunto, a política o surf e a espuma dos dias chegam para me entreter por lá.


    nuno granja
     
  4. Venha de lá essa data então! Como sabes para/por mim ontem já era tarde!

    Claro que só faz falta quem aparece, Nuno mas... por mim quero um forum forte e interessante. No resto, com os teus RR (por mim) conquistaste o "direito" de não escrever rigorosamente mais nada! ;):D:

    Esta conversa evidentemente não se destinava a ninguém em particular, destinando-se a todos em geral (eu incluído). Os nomes referidos foram apenas e só, exemplos.
    de resto se este tópico suscitar "discussão" já vale por isso.
     
  5. Pessoalmente o meu Facebook não é para carros, mais, deixei de participar em alguns grupos porque detesto o "clubismo" mono marca, é uma cultura isenta de interesse com a qual não me identifico, e sim, também estou a falar da Alfa Romeo, acho irritante a postura de algumas pessoas que por lá militam que pensam que o MiTO, O Brera ou a Giulietta que estão a pagar ao banco é o suprasumo da "meccanica delle emozioni", importam-se de parar com a parvoíce?... Obrigado.

    O futuro sucesso das conversas passará muito, julgo eu, pelo bom planeamento pois os temas não são assim tantos e os que já se exploraram não deveriam repetir-se. Ainda há sumo a espremer mas uma das coisas que posso sugerir é o encurtar das conversas, fazer uma moderação mais atenta dos diálogos e apelar aos intervenientes que não se alonguem nem dispersem no raciocínio, se calhar conversas de 2h de duração podiam cair para metade, quiçá menos (40 minutos?), apenas um ou dois temas e intervenientes selecionados para cada conversa além dos habitué.

    E sim existe muita participação com pouco ou nenhum valor acrescentado, guilty as charged, mas desde que não seja em excesso simplesmente para aumentar as estatísticas do perfil, não me choca.

    Só para terminar:

    ;)
     
  6. Carlos, não podemos "obrigar" as pessoas a escolher entre o forum e o face, se é na última que se sentem bem, otimo, é com cada um e nada temos a ver com isso.

    É verdade que se calhar o forum precisa duma "volta" e podíamos fazer melhor, mas às vezes o tempo não dá para mais, e penso que é precisamente esse fator que está a prejudicar o forum, mas acrescento, somos poucos, mas bons e o ambiente por cá é muito saudável... No entanto sugestões são sempre bem vindas e quem as tiver que diga.
     
  7. Eu ia só clicar no botão "gostar" mas depois ainda o Vaz diz que eu não participo e tal....então decidi escrever:

    Concordo com a tua opinião, pá!!

    Mas há coisas neste forum..... :mad:

    procuro Audi DP-95-71 e BMW Np-82-20

    Reparem neste exemplo em que um user veio ao portal pedir ajuda para encontrar dois carros. Depois andou desaparecido durante 5 anos (seja lá porque motivo for), e agora vêm novamente com a mesma história.
    Vai o @Alvaro Oliveira que na minha opinião lhe respondeu muito bem e não é que o Sr.Genytil ainda ficou ofendido !!?? :eek:

    Mas pensado melhor, agora compreendo o motivo do homem ter ficado chateado:

    - Então os "Portalistas" tiveram 5 anos para lhe descobrir os carros e nada!! Realmente este forum é de uma incompetência total :mad:
     
  8. Bom dia a todos,

    Caro Carlos o que está aqui acontecer, já aconteceu à muito no clube MG-Rover de Portugal (dou este exemplo, pois é com o que me identifico mais).
    Entrei no clube em Abril de 2009, era um dos clubes/fóruns automobilísticos com mais atividade na altura. Julgo que só o AudiPT e o Autohoje o batia.
    Com a entrada desta mega rede social, entenda-se facebook, o clube perdeu e muito a sua atividade. Chegam haver dias que não há novidades.
    Claro que num clube de uma marca que fechou as portas à 11 anos também é natural que se acentue este fenómeno.

    Com a possibilidade de criação de grupos no facebook veio ainda agravar mais a situação, pois criaram um grupo no facebook designado de Clube MG-Rover de Portugal e muitos dos utilizadores que lá andam nem sonham que existe um clube/fórum. Outros até sabem mas como não é tão prático, limitam-se a ficar pelo facebook.

    A meu ver, ou parte de um esforço adicional dos membros para participarem nos fóruns ou então os fóruns têm de se inovar e facilitar, por exemplo o carregamento de imagens deixar de ser feito através do photobucket, imageshack, whatever, ... e ser possível fazer o upload das fotos no próprio fórum.
     
  9. Estou por cá há meia dúzia de dias, mas compreendo perfeitamente o sentimento. Também tenho um fórum dedicado a outra temática e já percebi que isto segue um ciclo natural.

    No inicio, os fóruns atraem grandes aficionados que aproveitam as mais valias de partilhar conhecimentos. Forma-se um núcleo duro de membros mais ou menos especializados em diversas áreas que depois vão estabelecendo laços pessoais de amizade.

    Durante um certo período de tempo, esse núcleo duro continua a frequentar o fórum e a colaborar assiduamente com os novos membros (mais inexperientes e a precisar de ajuda), porque ser guru e ajudar quem precisa dá sempre algum prazer pessoal (sem sentido depreciativo)

    O problema começa a surgir quando esses laços pessoais fazem com que esse núcleo duro deixe de precisar "dos serviços do fórum" pois podem ajudar-se mutuamente de forma imediata e ainda por cima deixam de ter paciência para todos os dias vir responder às mesmas perguntas de iniciados inexperientes (mais uma vez, sem sentido depreciativo).

    Em resumo, penso que é um ciclo natural de evolução de um fórum, fruto do "cansaço" dos membros mais antigos e experientes.

    Sinceramente não sei qual o segredo para manter a chama viva e estimular uma participação mais ativa, mas o que considero muito importante é que os fóruns se mantenham bem moderados e organizados, de forma a que a informação se mantenha acessível e disponível para os novos membros e se evitem as perguntas recorrentes que maçam quem visita diariamente.


    A questão de no facebook ser mais prático ou intuitivo o funcionamento pode ser um pouco verdade, mas isso revela um extremo egoismo, pois a informação no facebook é util por dois ou três dias e depois perde-se nas catacumbas enquanto que um fórum bem moderado e organizado é uma autêntica enciclopédia.
     
    #9 JorgeMonteiro, 16 Mar 2016
    Última edição: 24 Set 2016
  10. Caro @Carlos Vaz, caros amigos e caros portalistas. Estou nesta casa faz este ano 10 anos, e antes do grande crash de 2006 já estava inscrito também, sem me lembrar mt bem quando e como me inscrevi. Há 10 anos as coisas eram mt diferentes. Andava a malta a engatar gajas no Hi5 e eu preferia passar o tempo nesta casa. Aprendi tanto, mas tanto mesmo aqui, que me sinto constantemente em dívida com o Portal e com o seu criador Vitor Reis. A fome de conhecimento leva-nos a procurar ainda mais informação noutros locais, mas foi com esta comunidade que muitos de nós perceberam que há quem nos compreenda nesta maluqueira. Mais do que o ensinamento, aquilo que me preenche mais são as amizades para a vida que esta casa me continua a proporcionar. Dei muito de mim por isto, inebriado pelas amizades que fui criando, e nunca me arrependerei um segundo que seja por isso. Resisti à tentação Facebook até 2010, o ano em que fui pai e a família pedia para ir partilhando informação (na altura vivia longe de todos). Acabei por aceder à rede sem desistir desta casa. Continuei a partilhar convosco as minhas histórias à medida que a minha vida dava uma volta enorme. Na casa do Zuckerberg fomos percebendo que íamos tendo mais feedback por chegarmos a mais gente. Lutei durante anos para trazer o maior numero de pessoas para aqui, mas o comodismo das pessoas não permite mais que o Facebook e damos por nós conformados com isso também. Nunca desisti disto! Aparento ausência mas faço como o Santana Lopes: "ando por aí". Continuo a ajudar e a admirar a perseverança e resiliência dos históricos da casa. É apenas devido aos Carlos Vaz, João Soares, Eduardo Relvas, Nuno Granja, Rafael Marques e mais alguns camaradas, bem mais duros que eu, que esta casa se mantém activa e com nítidos sinais de vigor. A nossa disponibilidade é que não é sempre a mesma. Apareceram e proporcionaram-se projectos que mais por carolice do que outra coisa nos tomam tempo. E o tempo tem de chegar também para estar fisicamente convosco! Em encontros, feiras, almoços, passeios... Infelizmente nem todos vocês têm a virtude de ser nortenhos :D:. Tantas saudades dos nossos Encontros Nacionais! Desde que saí de Aveiro que até a amizade mais especial que criei aqui não me permite mais do que estarmos juntos meia dúzia de vezes por ano. Falamos praticamente todos os dias, e quando estamos juntos é para ser a fazer algo tipo uma Rampa do Caramulo ou um Rallye de Fim d'Ano, mas devo o "meu irmão" Francisco Lemos a esta casa.
    Custa-me perceber alguma decepção vossa, pelo meu défice de participação. Às vezes convenço-me que vou combater esta menor disponibilidade, mas os dias só têm 24h... No entanto, vejo-me aqui, a responder ao tópico do Carlos, pelo respeito que ele e o Portal me merecem. Quero que saibam que podem continuar a contar comigo. Desafiem-me! Peçam-me ajuda no que precisarem. Quem me vai conhecendo sabe a importância que dou aos amigos.

    Quanto ao carro novo, é um desafio em sociedade com o meu irmão. Decidi abrir a minha válvula da estupidez ferrugenta com ele, e ter sempre algo com que nos entreter. Esta primeira aquisição foi algo que nos traz algumas recordações e até tem uma historia engraçada que irei partilhar convosco em breve. Ainda está a precisar de mimos que estão a ser documentados. Depois vamos curtir um pouco o carro e colocá-lo à venda para dar lugar a outro. A sociedade é entre um alfista e um bimmer, por isso não se augura nada pacífica. Ah! O carro é um Citroen Visa Gt Tonic. Novidades em breve!

    Abraço a todos!
     
  11. Juro que não entendo, os Grupo(s) do FB não são de todo a ferramenta ideal para este tipo de partilhas, tal como o mecanismo "mãe" (a dita "cronologia") tem uma relação muito intima com o tempo, que passa, e o quão atual é a informação partilhada e que vai sendo descontinuada com o passar desse mesmo tempo por isso é que todos os dias temos coisas novas na "cronologia", é que as de ontem já não interessam, é mais um sinal de que "andamos todos com muita pressa" nos dias que correm!
    Usar o FB para este tipo de convivência virtual onde se quer discussão prolongada no tempo sobre temas que nos interessam é inócuo, simplesmente não resulta, não por defeito da rede social, simplesmente não foi criada com esse fim.

    Cheira-me que é tudo vaidade, é mais fácil ter visibilidade no FB que num fórum perdido na internet mas com a vaidade podemos nós bem, chega 'pra lá!

    Fantástico resumo do que se passa aqui e em qualquer fórum desta ou de outra temática. Também eu desde que tenho uma ligação à world wide web desde cedo comecei a recorrer a fóruns de discussão para aprender e ensinar, para beber e devolver informação e isto acontece sempre. No final restam uma mão-cheia de gatos pingados que verdadeiramente têm interesse mas que nem sempre chegam para dar vida de realce.

    Ainda assim gostava de deixar patente que não acho que o fórum esteja assim tão parado, facilmente temos dezenas de novas atualizações se apenas nos ligarmos uma vez por dia, desde que cá ando que já vi a coisa mais negra!

    Vamos mas é continuar a participar e a cativar os próximos ;)
     
  12. Caro Carlos Vaz, excelente tema para se debater.

    Como parte da justificação, vou citar aqui o meu exemplo.

    Não é por falta de vontade que aqui não participo, aliás, tento fazê-lo sempre que posso.
    De momento o Portal dos Clássicos é o único fórum em que participo.
    Também faço parte de mais alguns fóruns mas, devido aos temas em questão pouco ou nada me dizerem, tenho-me lentamente afastado!

    No que respeita a este cantinho, e citando o meu exemplo, a falta de aposta nas plataformas móveis é o maior entrave à minha participação. Desde que aqui me inscrevi que fiz força para adoptarem o Tapatalk (que é quase uma norma para fóruns, em tablets e telemóveis).
    E isto porquê? Bem, no meu caso, em casa nem PC tenho.
    E se tivesse desconfio que pouco ou nada lhe ligaria (talvez para fazer o IRS).
    As plataformas móveis vieram para ficar e os fóruns pouco ou nada evoluiram para se adaptar a esta realidade.

    Para mim, carregar aqui fotos do tablet ou telemóvel é uma peripécia!
    Por vezes é nas pausas do trabalho que consigo aqui colocar os posts mais extensos, pois no telemóvel, que uso maioritariamente, é tarefa morosa e entediante.

    O Facebook ou outras redes sociais, que estão totalmente adaptadas aos tablets e telemóveis, rapidamente se estão a tornar a preferência dos utilizadores.

    Eu continuo a preferir vir ao fórum, mas como eu há muitos utilizadores que não acham prático ter que ligar um PC para que a experiência seja minimamente agradável.

    Por fim, um ponto contra uma maior participação, é a falta de temas sobre desportos motorizados do passado, a minha grande paixão!

    Vamos lá falar sobre Rallies, F1 ou velocidade das décadas de ouro!
    (Prometo que ainda hoje crio um tópico com isso)
     
    JorgeMonteiro e José de Sá gostaram disto.
  13. Meus caros,
    Não quero deixar também de dar a minha opinião.

    Ando aqui pelo portal vai fazer agora um ano e tenho a dizer, que me senti verdadeiramente acolhido. Nunca me vou esquecer do telefonema do @nuno granja, que sem me conhecer de lado nenhum me liga e esclarece quando eu andava completamente à toa sobre por onde avançar. Se calhar até foi este simples gesto que fez com que me mantivesse por aqui. (e eu tinha 1 ou 2 mensagens no portal...)

    Mas a verdade é que há muito mais aqui no portal. A constante partilha de conhecimento, o ajudar que vem de todos os lados. Sim, se calhar não é com o ritmo que era há uns anos atrás, mas continua a existir.
    Não é por acaso que se estou um dia sem aqui vir, tenho mais de 100 novas mensagens...
    Eu uso diversas plataformas sociais, mas sinceramente, a única que me chama e que quero continuar a usar é o portal!
    Sinto que a ajuda aqui é desprovida de qualquer egocentrismo e é puro altruísmo e vontade de ver alguém com a mesma paixão a levar o seu projeto para a frente.

    Aqui está a grande mais valia do fórum vs FB e afins, o fórum é uma autêntica enciclopédia, sim às vezes é mais simples perguntar do que ir procurar, mas a verdade é que o conhecimento está cá, haja só vontade de o procurar.

    Enquanto o fórum existir por aqui continuarei, mais ou menos presente obviamente dependendo da disponibilidade (mas isso é como tudo na vida).

    Abraço a todos!
     
  14. @David Silva...

    Foste claramente (Visa)do!

    Essa máquina já (ontem era tarde) com fotos, relatos e mais o que for preciso!
    Finalmente há uma "coisa" dessas por aqui... pertença de um tipo que sabe escrever e... eu estou aqui á mingua!
    Tá mal. pah!

    Não me levem a mal, mas a ideia é mesmo aumentar um pouco o nível de participação de todos. Um pequeno esforço e isto vai!
    Para já o próprio tópico está a cumprir o seu objectivo!
     
    David Silva gostou disto.
  15. Um peixinho grelhado também não cai mal!

    Provas é que se quer... e fotos e relatos! incha! lol
     
  16. A cena das fotos era importante melhorar, a quanto tá o alojamento ao kilo hoje em dia? Até o meu desnudo diário de bordo já está todo apagadinho, poucas fotos restam, má onda porque a brincar a brincar tirar as fotos, redimensionar, tratá-las e enviar ainda dá algum trabalho e como propósito de arquivo, quem vem de fora consultar tópicos antigos que comentam fotos e depois elas não aparecem é muito desmotivador e dá mau aspeto.

    Arranjam-se alternativas?
     
  17. Ora bem, no espírito de participação

    Em relação ás conversas de garagem concordo que as mesma deveriam ser mais curtas assim não se discutia tudo na mesma conversa, proporcionando mais conversas futuras, segundo numa 6a feira a terminar tão tarde é complicado...

    Ando pelo portal faz algum tempo (menino a compara com muitos) por principalmente 2 motivos:
    1. Aprender e partilhar conhecimento através de tentativas de restauro (minhas e de outros)
    2. Fazer alguns conhecimentos de mais pessoal amante de clássicos, que me levem a ter mais vontade de participar em eventos ao invés de apenas visitar os mesmos.
    Em relação a Facebook, sou dos que não liga praticamente nada a esses grupos, visto preferir partilhar e beber conhecimento neste tipo de plataformas.

    Nota pessoal: Se existe coisa que me desagrada ultimamente no fórum é o tom depreciativo que muitos colegas foristas usam quando se referem a carros que não estão originais, seja porque por vezes têm peças de vários anos ou porque têm algum tipo de alterações...
    Curioso é que alguns dos membros quando se iniciaram no fórum "há pouco tempo" até se mostravam apreciadores de algumas alterações, outros nem sequer têm/tinham clássicos... se existe coisa que odeio são brigadas da censura, é no mínimo chato existir alguem partilha algo no fórum (sonhos ás vezes) e leva com comentários altamente depreciativos, acho que se devia mudar um pouco essa mentalidade e "viver e deixar viver!".

    Abraço
     
    JoaoFonseca gostou disto.
  18. Tinha tanto para falar neste tópico... tanto que me arrisco a ficar num eterno monólogo pela falta de paciência que os demais teriam de (não) me dispensar...

    Arrisco pegar em algumas frases e com elas deixar breves comentários:
    Vamos sempre perder terreno para o FB. Mas sou da opinião que cada um terá o seu espaço. Eu também passei a utilizar o FB mas em momento algum substitui o Portal: para mim o FB é para contactos familiares/sociais e para coisas fúteis. O Portal é... já lá vamos!

    Aqui está um exemplo do que disse acima, no FB não sigo o Nuno, aqui sou um fã incondicional do Nuno! Aqui, invejo-lhe as aventuras, os clássicos, a criatividade ou a disponibilidade. Lá, não encontro pontes suficientes para manter uma ligação.
    Cada espaço têm o seu... espaço!

    Diria, o ambiente é melhor a cada ano que passa. Esta comunidade atingiu a maioridade, avança praticamente sem necessidade de moderação (conotada com autoridade). Os membros mais antigos são um exemplo para os mais novos que por sua vez são rapidamente integrados.
    A postura exemplar de todos leva a uma triagem natural de quem quer (e pode) contribuir num modelo com mais conteúdo (Portal) vs quem pretende as coisas mais superficiais.

    Quem aqui andou em 2008, 2009 ou 2010 deve recordar as cisões e conflitos constantes entre entusiastas que nunca se adaptaram à dinâmica própria de um fórum como este e que, hoje, deverão ser felizes no FB.

    Done! Mas é um trabalho que irá continuar à medida que existam recursos.

    Bingo! Para mim, é impossível o FB fazer cócegas ao Portal! A qualidade da informação que todos vocês aqui colocam e a forma como é organizada... impossível chegares cá amigo Zuckerberg!

    Bingo novamente! Tenho pena de não conseguir apresentar números mas estou a escrever no telemóvel e não configo fazer printscreens ao Google analytics. Vou tentar mais logo.

    Lamento. O Tapatalk não é uma app inocente. Além dos bugs (recentes) que permitiram casos de apropriação indevida de dados pessoais de utilizadores, mantém uma politica de "posso, quero e mando" relativamente a algo que não é deles: comunidades como o Portal dos Clássicos!
    TapaTalk hacked
    Tapatalk sends unencrypted passwords over the web
    Tapatalk adds chat feature without notice, consent, or ability to disable

    O futuro passará por sites totalmente vocacionados para o mobile (responsivo). Este já é "utilizável" (eu estou a escrever num smartphone). Em breve ficará ainda melhor.

    Excelente resumo! Dois ou três dias sem vir ao Portal significam uma noitada de clicks para conseguir saber as novidades. Para mim chega! :D:
     
  19. Já passou um mês sobre este ponto de situação. Não tenho muitas novidades, os programadores encarregues do trabalho continuam a trabalhar nisto, resta-nos aguardar :angry:
     
    Manuel Pereira Roque gostou disto.

  20. Eu não sei especificamente a que comentários te referes, mas uma grande parte das vezes, acho bastante útil que se comentem as alterações ao "original" porque é a única forma de os "iniciados", como eu, aprenderem alguma coisa. O sentido depreciativo pode muitas vezes ser apenas uma má interpretação do sentido com que se escreveu o comentário, e pode não corresponder à verdade.

    Se toda a gente fizer apenas comentários do tipo "parabéns" e "está brutal", muitos de nós seremos induzidos em erro e não iremos aprender a avaliar a originalidade de um carro.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página