Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

DB - Mini FJ-84"

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por R.Rodrigues, 22 Nov 2011.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por R.Rodrigues, 22 Nov 2011.

  1. Hoje decidi abrir um Diário de Bordo para apresentar o mini ao Portal dos clássicos, alguns já o devem conhecer de outras andanças.
    O mini já rola sem problemas desde Fevereiro de 2011, mas vou começar pelo inicio.

    Tendo sido o mini o primeiro carro da família, carro em que fizemos inúmeras viagens e tivemos n aventuras o bixinho ficou já desde ai.

    Esta aventura tem inicio em Maio de 2008, onde já a algum tempo que falava em comprar um, e o meu colega me disse onde estava parado sem demoras fui ver o carro e em 2 ou 3 dias fiz o negocio.

    Primeira foto de quando o vi, e outras já no quintal de um amigo que me cedeu o espaço para a desmontagem. apesar do aspecto o motor trabalhou, papou o litro que vinha na garrafa e ainda meteu umas mudanças dentro do quintal.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG] [​IMG]
     
  2. Posto isto era altura de começar a desmontar e a descobrir o que ele tinha de pior, para já o banho amarelo por tudo o que era mini ainda não me preocupava...
    Fotos desta fase existem muito poucas, não ouve tempo para tal foi desmontado em duas tardes e uma manha de domingo acabei de separar a susp. do charrion de trás...

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Por esta data, primeira quinzena de Junho de 2008, a carroçaria já estava no bate chapa, e era altura de começar na limpeza do material e pintura para evitar a ferrugem

    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG][​IMG]
     
  3. Fase do bate chapa, já estávamos em Janeiro de 2009 e o carro tinha levado uma embaladeira e um fundo que estava pingado.

    Ensaio das abas, e corte nas caves traseiras
    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]
     
  4. Algumas fotos aleatórias, para acelerar o DB
    Reparação das bombas, previamente rectificadas para 7,9", troca dos pistons de origem para uns de alumínio.
    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    E passamos para Agosto de 2009, já o carro estava pintado, e veio para a garagem em versão jipe.... já tinha reunido praticamente todo o material para iniciar a montagem e a coisa parecia que ia levar andamento.

    [​IMG]
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]
    [​IMG]

    Passados uns meses, já tinha a instalação eléctrica refeita, um motor 998 normalíssimo com uma cabeça 12G940, supostamente reparado, que foi incluído no negocio inicial. Linha de escape montada etc etc parecia estar para breve o fim, já estávamos em maio de 2009.

    A partir daqui foi a passo de caracol, o motor supostamente reparado precisava segmentos, e até decidir o que fazer com este 998 foram uns tempos, dps uma guerras com o bate chapa por causa da qualidade do serviço.
    Fui tratando dos interiores e de algum pormenores, interiores feitos em casa na mesa da cozinha com ajuda do meu pai. volante estufado por mim, para aproveitar um volante fiat que andava cá por casa, não ficou mau para primeira vez....
    dei por mim o mini para alem do motor precisava de algumas atenções aqui ou ali mas a vontade de lhe pegar era pouca....
    [​IMG]
    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG][​IMG] [​IMG]

    Finalmente em Agosto de 2010, sai para fazer alinhamentos, sem abas, sem grelha mas já com um novo motor, que irei falar mais para a frente.
    [​IMG] [​IMG]
     
  5. Mmmmm, este tópico é para acompanhar!
     
  6. Mas que excelente trabalho foi foi neste mini.

    Abraço
     
  7. Finalmente a história do Mini. (RR)
    Esperamos pela continuação.
    Bem vou precisar de seguir com atenção.
    Estou em formação sobre Minis...
    Abraço R.Rodrigues.
     
  8. Boas, parabens pelo restauro, ficou 5 estrelas, gostava de saber se o amarelo era a cor de origem?
     
  9. muito bom!!
    quando ver o meu quadradinho assim ainda julgo que é mentira.
     
  10. muito bom trabalho feito!!!
    Venham mais novidades desse lindo Mini!
     
  11. Parabéns pelo Mini!

    É igual ao meu - versão HLE.

    Originalmente era branco, não era?

    Espero que tenha guardado o tecido original dos estofos, não é nada fácil arranjar igual. Já tentei arranjar para ficar suplente em virtude de uma "eventulidade", mas não consegui... Pelo que dá para vêr nas fotos, está com capas a cobrir o tecido, certo?

    Cumps
     
  12. Sim, o mini é um HLE originalmente branco, vidros verdes com interiores em castanho, de origem só tenho os bancos da frente que neste momento servem para fazer IPO

    Incrível em como em 3 tópicos resumi praticamente 2 anos de "restauro". Nem me lembrei das guerras com o bate chapa, na dificuldade em arranjar um vidro verde e que no fim mandei fazer dois com cor igual e mesmo a porta de casa a rectificação dos travões que era coisa que me assustava e de algum trabalho e tantas outras aventuras... chegou a estar a venda durante uns tempos.

    Resumindo também algumas das coisas feitas,

    Suspensão: braços com kits de reparação, hilows, amortecedores GAZ curtos, afinadores camber e convergência a trás, na frente convergência ajustável e camber1.5º fixo.

    Travagem: discos ventilados com bombas de 4 pistons, rectificados para 7,9" com pistons em alumínio, flexíveis em malha de aço, a trás tambores GT também com respectivos bombitos para trabalhar com bombas de 4 pistons e cintas novas mintex, nesta data a bomba dupla de origem havia sido reparada e estava a travar muito bem.

    Charions também foram trocadas todas as borrachas por polyflex, e as jantes nesta fase eram umas Revolution 6x10, ET+6 com pneus Yoko A008.
    E a certa altura também meti de lado o capo original e meti um de fibra com fixações nas dobradiças originais.

    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]
     
  13. Muitos parabéns, fez um excelente trabalho com o seu pai, boa sorte com o mini e desfrute bem dele, tem ai um belo mini. Abraço
     
  14. Dores de cabeça ao lado, passamos ao motor... quanto as fotos vão aparecer umas misturas que nem todas estavam online.

    Começando pela caixa, a carcaça foi limpa e ligeiramente "polida" para eliminar as rugosidades e imperfeições e foi toda revista a nivel de carretos, trocando alguns por outros em melhores condições. Muita coisa nova, veios, anilhas de encosto e rolamentos, chupador de óleo central.

    [​IMG] [​IMG] [​IMG]
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Pela mesma altura foi tempo de tratar do diferencial.
    O motor já estava decidido, iria ser um mil "raçado" pelo que o diferencial não precisava de ser nada expecial, apenas foi reforçado com pino em EN24, planetários com bronzes, rolamentos e material de desgaste novo.

    [​IMG] [​IMG] [​IMG]
     
  16. Fenomenal, o trabalho feito neste carro.
    Só um aparte. Pessoalmente, gostava mais se acessórios como as ópticas traseiras fossem originais, e não em "cristal".
    Ainda assim, parabéns pelo excelente trabalho!
     
  17. mais um tópico para acompanhar. esta bonito o mini, parabéns :feliz::feliz:
     
  18. Também não gosto muiyo de vêr clássicos com faróis traseiros "tipo Lexus", mas se o dono gosta, "bota pá frente"!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página