Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Datsun Homer - A Torre

Tópico em 'Datsun' iniciado por rsaraiva, 28 Mai 2012.

Tópico em 'Datsun' iniciado por rsaraiva, 28 Mai 2012.

  1. Projecto “A Carolas” - Datsun Homer – A Torre


    Um projecto de restauro, uma aventura, uma loucura… há momentos nas nossas vidas que mais valia estarmos a dormir para não sonharmos acordados… mas mesmo a dormir sonhamos!!! E sendo assim, vamos lutar para tornar os nossos sonhos realidade!

    O projecto A Carolas é uma aventura e um desejo de fazer algo pelos outros, recuperar um bem muito útil para A Torre – Grupo de Jovens dos Moitinhos.

    Uma aventura e uma loucura, pois não temos noção no que nos vamos meter, do trabalho que temos pela frente… mas vamos conseguir! Com o apoio dos sócios da associação, dos amigos, dos vizinhos e de muitos que se irão unir a esta causa, todos juntos vamos conseguir!

    Se há 500 anos, os portugueses conseguiram conhecer o Mundo numas pequenas embarcações sem conhecimentos médicos, informáticos e com tantas dificuldades e incertezas… nós também vamos concretizar o nosso sonho!





    A equipa da Carolas
     
    Vitor Dinis Reis gostou disto.
  2. Olá a todos.
    Há muito que sou um aficionado por automóveis antigos e que acompanho este fórum. Este é sem dúvida um local de culto para todos os que têm esta paixão, e ainda que à distância e de uma forma indirecta (pois não possuo uma viatura clássica) vou vivendo os encontros, os rallys, os restauros, e todo este mundo.
    Realmente, há coisas curiosas!!! Nunca pensei escrever aqui estas linhas…. Mas vamos ao que interessa.
    A Torre - Grupo de Jovens dos Moitinhos é uma associação fundada em 2000 e que tem como objectivo dedicar-se à problemática da juventude e criar iniciativas e actividades direccionadas aos jovens, mas inserida que está numa pequena localidade perto de Ilhavo, acaba por estender as suas actividades para outros campos de carácter recreativo, cultural e desportivo.
    Desde há alguns anos a esta parte, participa por altura do Carnaval no corso carnavalesco de Vale de Ilhavo. A viatura utilizada nesta iniciativa tem sido uma Datsun Homer propriedade de uma empresa local (Neves & Capote, Lda.) que apoia A Torre.
    Ora, há pouco tempo esta empresa decidiu desfazer-se desta viatura já com muitos anos e com muitos kms, e o seu fim seria o abate.
    A Torre decidiu adquirir a viatura, com o objectivo desta servir para essa actividade do corso carnavalesco mas também como uma viatura ao serviço da associação e de apoio às várias actividades que a mesma realiza.
    E chagámos à altura que este tópico tem a sua razão de ser: numas férias em Setembro passado um sócio da Torre (Luis Patoilo) confessou que gostava de recuperar a Homer, e sendo assim foi formada uma equipa (em conjunto com Paulo Lopes e Ricardo Saraiva (eu próprio)) que decidiu meter mãos à obra, que é como quem diz à Datsun Homer, e vamos tratar da sua recuperação J.
    Este restauro será feito com o apoio dos sócios da associação e de amigos que têm conhecimentos em várias áreas e embora não haja um orçamento para o seu restauro, este será o mais limitado possível pois a Torre não tem possibilidades de restaurar a carrinha como desejaria.
    Lanço também um apelo a todos os que nos possam ajudar, com ditas e informações, tudo é benvindo J.
    Abraço.
     
    Vitor Dinis Reis e Hugo_Fiat 242 gostaram disto.
  3. Ficheiros Anexados:

    Hugo_Fiat 242 gostou disto.
  4. Boa noite.
    No passado dia 7 foi dia de metermos a "mão na massa", que é como quem diz começarmos efectivamente o trabalho de restauro da Datsun Homer. Iniciámos a desmontagem da carroceria e outras partes mais acessiveis e fáceis como as portas ou os bancos. No sábado devido a algumas limitações de tempo efectuámos apenas uma lavagem ligeira ao chassis e procedemos à desmontagem das opticas, grelha dianteira, depósito de combustivel, filtro de ar e ambos os para-choques.
    Efectivamente os trabalhos têm corrido em bom ritmo sendo de destacar o surpreendente bom estado do chassis. A cabine foi recuperada à alguns anos atrás devido a um acidente mas não nos parece que o trabalho tenha sido realizado da melhor forma.
    Ficam algumas fotos.
    Abraço a todos.
    Ver anexo 278845Ver anexo 278846Ver anexo 278847Ver anexo 278848Ver anexo 278849Ver anexo 278850Ver anexo 278851Ver anexo 278852Ver anexo 278853Ver anexo 278854
     

    Ficheiros Anexados:

    António Jesus gostou disto.
  5. Ai está uma carrinha com sorte, força com isso
     
  6. Grande iniciativa! Parabéns a todos os intervenientes!
    Isso com calma fica boa para muitos mais Km´s! ;)
     
  7. força ai a reperar o canhao!
    tenham especiaç atençao ao fundo das portas e o bocado de chapa por cima de onde se mete os pes para entrar.
     
  8. Boa tarde.
    Desde já obrigado pelos comentários, são sempre uma fonte de motivação para este projecto que aparenta ser bem longo!
    Este projecto está a ser levado com muita calma, tentando conciliar o trabalho de desmontagem da viatura com a angariação de apoios e ajudas para o mesmo. Hoje consegue-se a tinta para a pintura, amanhã os pneus, depois uns calços de travão... uns contraplacados para a carroceria... :)
    Nestes últimos sábados continuámos a desmontar a carroceria. Uns parafusos dos taipais pretendiam mais alguma atenção da nossa parte pois teimavam em não sair... e tiveram essa atenção! lol Foram retirados os taipais laterias, a chapa que cobria o fundo da carroceria e a madeira ficando a mesma apenas com as duas traves centrais e as travessas. Para nossa surpresa (negativa) as travessas estamos bastante podres, o que implica arranjar umas novas... e não é que aparece um amigo que diz que tem uma madeira lá no fundo de um barracão e que a dá para fazermos as travessas? :)
    Ficam algumas fotos.
    Abraço a todos.

    Ver anexo 280813Ver anexo 280814Ver anexo 280815Ver anexo 280816Ver anexo 280817Ver anexo 280818Ver anexo 280819Ver anexo 280820Ver anexo 280821Ver anexo 280822
     

    Ficheiros Anexados:

    António Jesus gostou disto.
  9. Boas

    Sempre a andar, isso está num bom rumo!
    Em termos de caixas de madeiras, uma dica que posso dar (concerteza já pensaram nisso) é para guardar um pouco de folga entre a madeira e a chapa, pois no inverno, com a água a madeira incha, rebentando mesmo com soldaduras e tudo... ;)
     
  10. Boa sorte com o restauro! :)
     
  11. Obrigado pela dica! :)
     
  12. se puderem desmontem a bomba central de travao que esta por cima do pedal e limpem. mudem todo o liquido do circuito, pois com a humidade no liquido acumula-se na boma e corroi pois é ferro.
     
  13. Olá a todos.
    Cá venho eu relatar mais uns pequenos avanços (pois o tempo não é muito) neste nosso projecto.
    Enquanto não contamos com as pessoas mais experientes que colaboram neste projecto para desmontarmos a cabine, vamos continuando com a carroceria. No passado dia 7 fizemos umas pequenas experiências no que diz respeito à limpeza dos ferros da mesma, com uma pistola de jacto de areia e com uma escova. Ainda não nos foi possivel ir ver a madeira para as travessas da carroceria, mas já começámos a retirar as que estão em pior estado. E no final de uma tarde de trabalho surge o pai do dono das instalações onde estamos a trabalhar com um delicioso pão doce de Vale de Ilhavo!!! Maravilha! Obrigado Sr. Mário! ;)
    Ficam umas fotos.
    Abraço a todos.
    Ver anexo 282434Ver anexo 282435Ver anexo 282436Ver anexo 282437Ver anexo 282438Ver anexo 282439
     

    Ficheiros Anexados:

  14. O que interessa é ir andando ... ;)
     
  15. Boas.
    Pois... mas o tempo livre não tem sido muito... há sempre alguma coisa para fazer e não se consegue dar o tempo inicialmente previsto para este projecto.
    No sábado confirmámos a colaboração de um electricista-auto amigo para o projecto, ele vai dar uma "mãozinha" :). Aparentemente a instalação eléctrica está boa e não será necessário substituí-la, pelo que será limpa e serão apenas feitos pequenos arranjos necessários.
    Abraço.
     
  16. Boa sorte com esse projeto, essas Homer já começam a ser raras de se ver.
     
  17. Boas.
    No sábado passado lá fomos fazer um visita á nossa menina :). Começámos por concluir o desmontar da carroceria, ficando apenas a estrutura metálica, que irá agora ser decapada.
    As duas traves maiores em madeira (tipo longarinas) estão num estado razoavel mas as travessas terão de ser substituidas, algo que já tinhamos percebido anteriormente. Foram recolhidos exemplares de todos os parafusos e porcas para se adquirirem outros iguais.
    De seguida, começámos a desmontar o tablier da cabine que se encontra partido em vários lados. Identificamos algumas ligações para que não haja (mais :D :D ) dúvidas ou problemas na altura da montagem. A instalação eléctrica parece estar em bom estado. No final, achámos curioso que a estrutura metálica do tablier tem uma beira que está metida por baixo da borracha do vidro, não sabendo se é mesmo assim ou se já terá sido uma adaptação...
    Pena a máquina fotográfica ter ficado em casa... :( Depois coloco fotos.
    Abraço a todos.
     
  18. Olá a todos.
    Hoje é dia de avançar com mais umas linhas neste relato e com excelentes notícias! :)
    No último sábado continuámos a desmontar a cabine da Datsun Homer, ficando esta quase nua.
    Desmontámos todo o interior da cabine, motor do limpa-vidros, depósito de óleo dos travões e embraiagem e respectivas tubagens, volante, velocímetro, comutador dos piscas, ignição, bomba de travões, pedais, travão de mão, instalação eléctrica...
    Alguns destes componentes serão agora entregues a mecânicos amigos que irão colaborar neste restauro e irão fazer uma revisão aos mesmos. Outros componentes foram embalados e etiquetados para que mais tarde seja mais fácil montar o "puzzle". Pensamos que na próxima intervenção já seja possivel separar a cabine do chassis.
    Há alguns dias surgiu a informação que alguém, numa localidade vizinha, teria uma Homer abandonada atrás da casa. Rapidamente chegámos ao contacto da referida pessoa e após um contacto hoje á tarde fomos ver a tal Homer. E era mesmo uma Homer :) A carrinha está parada já há uns anos, tem alguns podres na carroceria, madeira da carroceria em mau estado, de chassis parece pior que a da Torre, mas só com uma análise mais cuidada e em outro local (ela encontra-se num local de difícil acesso) poderemos chegar a uma conclusão... Após alguma conversa com o dono ele ofereceu a carrinha para ajuda no projecto! Ao que parece a mesma tem a matrícula cancelada e não tem qualquer problema legal. Excelentes notícias! :)
    Ficam umas fotos dos últimos trabalhos.
    Abraço.
    Ver anexo 285523Ver anexo 285524Ver anexo 285525Ver anexo 285526Ver anexo 285527Ver anexo 285528Ver anexo 285529Ver anexo 285530
     

    Ficheiros Anexados:

  19. Ficheiros Anexados:

  20. Bom trabalho... vai avançando...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página