Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Datsun 1200 S1 1971

Tópico em 'Datsun' iniciado por Mário Freixo, 27 Out 2008.

Tópico em 'Datsun' iniciado por Mário Freixo, 27 Out 2008.

  1. Adquiri um datsun 1200 de 71 à 6 dias.
    Fiz a surpresa ao meu pai..... apareci na garagem com a maquina.....o meu pai deitou as mãos há cabeça. :):)
    Depois de me alertar que um clássico fica sempre muito mais caro daquilo que pensa-mos... disse-me algo que me pôs horas a fio em pesquisas na net.
    As jantes 12 de 4 raios com aspecto desportivo, o volante racing de metal com 3 braços, o selector da caixa perfurado e as risca nas laterais e o carburador duplo, relembraram ao meu pai o bólide datsun de um amigo da tropa, que era cor de laranja também com riscas laterais.
    No para-choques frontal existem 2 buracos onde já moraram faróis adicionais no entanto não sei onde possam estar.
    A consola central onde era suposto estarem 3 "gauges" (temp óleo, conta rpm's e outro) está solta e tem cabos soltos tmb, o que me dá a entender que provavelmente os mostradores se avariaram e pura e simplesmente desfizeram-se deles....
    Mais uma coisa que me confunde - a placa do motor onde está a cc 1171 os cv 69 e distancia entre eixos...é de um motor normal, no entanto o S1 tinha 75 cv. Como os carros eram "kitados" em portugal, mantinha a placa de motor original ou mudavam-na???

    ou seja.... isto é uma confusão dos diabos
    afinal comprei um datsun 1200 ou tive a sorte de comprar um 1200 S1

    Quando tiver, faço o upload de mais fotos

    obrigado pelo vosso tempo e disponibilidade
    Mário Freixo

    P.s.: Alguém sabe qual é o erro do contakm's?
     

    Ficheiros Anexados:

  2. S1 ou não, tens ai uma grande máquina, e se não for S1, não te preocupes, os 69 cv do normal já dão muito gozo... ;)

    cumprimentos.
     
  3. Boa sorte no restauro, em relação as tuas questões não te sei responder, mas pergunta ao Portelista Mário Macedo pois ele deve de saber!!!;)

    Ou vai http://amigosjaponesesantigos.pt/
     
  4. Aí esta uma boa pergunta....
    Eu também já andei a procurar as diferenças entre os s1 e os 1200 "normais", o que encontrei foi:
    Os s1 tem uma lamina a mais na suspensão de trás do que os outros, o tapete perto da alavanca de velocidades é preto e em lusângulo, como na mala, tem a consola central, atrás (não sei bem onde) diz S1, saiam com jantes de ferro alargadas.
    São estas as diferenças que eu conheço.
     
  5. Se não estou em erro o S1, foi só fabricado na versão de 2 portas. Uma das particularidades era a consola central que incluia o conta-rotações.
    Acho que foi uma versão criada só para Portugal pelo importador da época...
     
  6. belo carro....gosto muito do 1200...ai se eu pudesse ter cada um dos que gosto...looool
    parabens!!!
    venham novidades
     
  7. Boa, outro Jap. Parabens.
     
  8. Parabéns tem aí uma grande máquina.
    Cumps
     
  9. Também há S1 de 4 portas....já vi 2...
     
  10. Miguel o Grupo Entreposto só alterou 1200 de duas portas para S1.
     
  11. Caro Antonio, no forum Aja tem uma foto de 4 portas S1 num encontro de classicos...tem o simbolo na grelha....mas não insisto...o meu forte é SSS's....:D;)
     
  12. Desconheço...
     
  13. grande máquina.

    ainda por cima na minha terra!

    o nome é-me familiar!

    por acaso alem de carros o teu pai nao tem motas?
     
  14. É um assunto com muito pouca informação....o_Oo_O
     
  15. Boas amigo Mário!!!

    Fico muito lisonjeado por me recomendarem acerca do Dastun 1200!
    Não sou nem de longe nem de perto um conhecedor exímio do modelo...mas sim, tenho alguma informação acerca dos S1, Gx, Rally, sss e Deluxe, esses foram e penso eu os 5 modelos com motorizações diferentes, sempre com o belo e fiável motor A12!
    Em Portugal existiram duas versões com vertentes mais desportivas, o nosso S1 e ainda o Rally, depois e só na Nova Zelândia existiu o 1200 SSS enquanto que o Gx foi lançado a nível mundial...na Austrália tiveram também um Rally mas de características diferentes da do nosso!
    Resta acrescentar que as nossas versões eram totalmente equipadas no Entreposto Comercial, daí todos os S1 e Rally terem a placa da Movauto (excepto os importados).


    Então aqui vão algumas das características do Datsun S1...e acrescento, se o teu for um S1 estás cheio de sorte, pois um dia destes quis comprar um e o dono preferiu enviá-lo para o cemitério...e por 3500 euros!!! Enfim!!!

    Chega de conversa, vamos lá então...

    O S1 e Rally eram um 1200 de 2 portas de base (não quer dizer que os não haja, eu nunca vi nenhum), tinham eram pequenas modificações tipo a marca dos manómetros e jantes especiais.
    O S1 mais concretamente, tinha as jantes de ferro normais e que equipavam o carro de série, mas que eram alargadas e levavam um pneu mais largo (175\70\12), esse alargamento também era feito em Portugal curiosamente, O sistema de escape era o usado em competição, portanto um escape de troféu, o volante era desportivo, por norma era o De Moura, embora já tivesse visto S1’s com volantes da marca Momo e Raid, tinham todos lateralmente uma faixa larga composta por 3 riscas, onde na cauda do carro tinha DATSUN escrito, usava os faróis de longo alcance da Cibié Iode.
    E muito atraente era a consola, pois tinha um conta rotações, um medidor da pressão do óleo e um amperímetro, todos fabricados em Portugal por uma empresa Japonesa a (Yazaki), a nível da motorização e árvore de cames era trabalhada e a cabeça de motor também. Com esta alteração obtinham uma maior taxa de compressão, o que lhe dava os belos 75 cv.
    As molas da suspensão, as semi-elípticas, tinham mais duas lâminas, portanto 5 molas. Tinham também duas molas por cada válvula e sedes das válvulas especiais, o colector de escape também modificado o carburador duplo weber 36.
    As outras características eram os símbolos S1 na grelha da frente, sendo que esta era pintada de preto, sem o símbolo grande com o D, mas sim com a legenda Datsun igual à do 1600 sss, e o outro ficava na traseira junto ao farol esquerdo...já ponho umas fotos para veres melhor!
    Penso que é mesmo o mais importante...

    Mas agora que tocaste no bichinho vou falar também da versão Rally...e como disse atrás, a diferença entre estas 2 versões não ser a maior, também as havia.
    Por exemplo, ao nível da cor, o Rally era exclusivamente laranja e foi comercializado em 1972 para comemorar a vitória da Datsun no campeonato nacional de ralis, na sua categoria, tinha as jantes alargadas também e eram pintadas à cor da carroceira. Já nesta versão os faróis eram Cibié, mas de outro modelo, eram utilizados os Óscar, e além da diferença na consola, ao nível da marca dos manómetros este tinha ainda um manómetro duplo da pressão do óleo e um para a temperatura da água, mas desta vez da marca Smiths. De resto era um S1...em mecânica também, molas, árvore de cames etc...

    Já os SSS e Gx eram modelos bem diferentes...mas isso fica para quando aqui no Portal quiserem informações ou tiverem a restaurar um deles, o que era óptimo!!!

    Espero ter ajudado, desculpa a longevidade do texto, mas é que eu adoro o modelo e...sabes como é...

    Cumps.
    Mário

    Começamos as fotos pelas riscas...

    [​IMG]


    O símbolo na traseira do carro!

    [​IMG]

    A grelha também com a designação S1...

    [​IMG]

    O interior com o volante e a consola...
    [​IMG]


    E o belo motor!

    [​IMG]

    Ajudei no esclarecimento? Espero que sim!!!

    Mais uma vez, cumps.
    Mário
     
  16. Mario,

    Mt boa a explicaçao! Certamente vai tirar duvidas a mts e criar mais ainda a outros...:D:D

    Na ultima foto, penso que sao dellortos ou solex, pois os su nao eram assim, seriam "iguais" aos do 1600sss...

    Corrija-me se estiver errado.B)
     
  17. Sim senhor bela explicação. Também tinha ideia que so havia S1 de 2 portas, bem como esta alteração era feita no entreposto em Lisboa.
    Assim estou mais esclarecido.
    Mas em relação aos crb's penso não ser esses nem iguais ao do SSS, mas sim um duplo.
     
  18. Boas Pedro...

    Sim, tem toda a razão, os Su são diferentes, mas esta foto encontrei por acaso numa pesquisa e como tinha dito que os carburadores eram duplos serviu apenas para ilustar!

    Mas o filtor de ar também, é diferente, é vermelho e muito parecido com o do 1600 SSS...

    Vou procurar umas fotos e depois volto a postar!

    Obrigado pela correcção!!!

    Sem dúvida que vão haver mais dúvidas...mas do que li, do que tenho falado com quem trabalhou no Entreposto e dos conhecimentos que tenho garantem-me estas características quse por inteiro!!!

    Cumps.
    Mário
     
  19. Amigo seja S1 ou nao, tem ai uma grande máquina na mesma
    parabens
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página