Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Data de registo

Tópico em 'Legislação' iniciado por Luís Pedro Bastos, 23 Fev 2011.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Luís Pedro Bastos, 23 Fev 2011.

  1. Boa tarde amigos entusiastas,
    tenho uma questão para vos colocar que estou confiante que alguém me saberá ajudar, é o seguinte, a data de registo que consta no livrete do meu bmw 2002 é 01-01-1973, no IPO não anotaram nada na folha mas alertaram-me de que deveria corrigir essa data o quanto antes, pois, segundo eles, é impossível o meu 02 ter sido registado nesse data, visto ser feriado.
    Por acaso já um colega me tinha alertado para esse facto pois tinha tido o mesmo problema com um Renault 12 que datava no livrete de 01-01-1972 e teve que fazer a alteração!
    Isto já aconteceu a alguém? O que devo fazer? se facilitar alguma coisa, a matricula do meu 02 é a seguinte:
    AO-81-40
    Obrigado pela vossa atenção e alguma ajuda que me possm dar!
     
  2. Só corriges se te apetecer, não és obrigado, essa é a data assumida pelo sistema quando é alterado o registo nas viaturas mais antigas, andam centenas de carros nessa situação e nunca houve problemas, se mudaste o carro para teu nome há pouco tempo podes ir ao IMTT e alterar que não pagas nada...
     
  3. Obrigado Rafael,
    sim, foi a relativamente pouco tempo, passei o carro para meu nome na altura em que o comprei, em Julho de 2010!
    Eu já agora gostava de saber a data correcta de fabrico/registo do carro, mas quanto aos documentos não faço questão de alterar, mas não me poderão chumbar o carro na próxima IPO por este motivo?
    Obrigado,
    Cumps,
    L.R.
     
  4. Chumbar nao te vão a chumbar...
    Agora obriga-os a entregarem-te o livrete na hora, pois eles podem imprimi-lo lá... para que nao tenhas que lá voltar!

    A situação é comum, é um erro de sistema, pois eles nao teem o sistema informatizado para carros anteriores aos anos 80. Suponho que o anterior dono, teria comprado o carro antes dessa data, pois se o carro tivesse mudado de dono entre 80 e agora, nao haveria problema...

    Tenta verificar com o livrete original, ou anterior qual a data que consta.
     
  5. A mim aconteceu-me exactamente a mesma coisa! Com a mesmíssima data! Vou com ele sempre á inspecção e nunca tive problema nenhum!!!!
     
  6. OK, obrigado pela vossa ajuda.
    Vou optar por deixar andar, pelo menos para já!
    Marco quanto ao livrete anterior que me foi entrgue aquando da compra do carro já vinha com este registo de data, mas ou muito me engano ou o antigo proprietario também teve este carro relativamente pouco tempo!
    Obrigado,
    Cumps,
    L.R.
     
  7. O meu méhari tambem tem a data de 01/01/82, nunca me chatearam na IPV.
     
  8. Se no IPO te chatearem só tens de perguntar qual é a legislação que impede o registo no dia 1 de Janeiro. Obviamente que não há nenhuma e não é o IPO que tem competência para duvidar do registo efectuado por quem tem competência para tal, mesmo que a data esteja errada

    É uma falsa questão levantada pelo IPO só para mostrarem que são simpáticos e não fazem a anotação
     
  9. O meu escort também vinha com essa data, mas alterei porque vinha com a cor, nº de chassi, pneumáticos e a data tudo mal...
     
  10. :D:D:D
    Ainda dizem que o pessoal da função pública não trabalha. :D:D
    Até ao dia feriado eles preenchem esses docs.
    Guarda isso pois pode ser considerado uma raridade :D:D
     
  11. Permitam-me responder assim, pois já comentei noutro tópico (e não o encontro) sobre este assunto.

    Trata-se de erro informático ao qual o sistema assume o 1º dia e o 1º mês do ano do carro, ir novamente ao IMTT e solicitar a alteração sem custos, pois o erro é deles.

    Rafael, só tem vantagens a rectificação da data!

    Não acontece só a anteriores a 1980, na minha Dyane de 1982, também aconteceu.

    Luís, na minha opinião, devias rectificar isso, pelos seguintes motivos:

    - Sendo de 01/01/ ano, tens de fazer a IPO até 3 meses antes dessa data (no caso da minha Dyane, ela é de Novembro de 1982 e quando tinha o DUA errado tinha de a fazer quase 1 ano antes :)))
    - Não é o caso mas se tivesses de pagar o IUC já provocava confusão nas finanças pois as datas não coincidiam.
    - Em termos históricos não tem nada haver, pois é uma data errada e nunca seria possivel o registo num feriado.
     
  12. Pode de facto acontecer a carros posteriores a 80, mas o facto de nao terem mudado de propietario entre a venda e a actualidade, metem a matricula para o 1 de janeiro do ano de fabrico ;) pois no sistema nao aparece. Erros de sistema quando nao tinha os dados informatizados. Foi o que me disseram, e tem lógica, pois ja me aconteceu quando mudei um 127 para meu nome, nem no sistema aparecia, mas como tinha os documentos originais escritos a mão com os datos correctos, dp de enviarem o documento unico para minha morada com erros, dirigi-me ao IMTT.
    Ainda me tentaram enviar para casa o documento rectificado, mas eu exigi que mo entregassem na hora, para nao haver possíveis transtornos.

    Por isso pode sim aparecer a sua dyana de 1982.

    Convem rectificar isso como ja foi dito.
     
  13. Exactamente...

    Só não entendi como te imprimiram isso na hora, pois o que me disseram é que quem imprimia os documentos era na INCM (Imprensa Nacional Casa da Moeda) :oo
     
  14. A mim imprimiram-me no IMTT de Castelo Branco.
    O "eng." apareceu la ao gabinete onde estava a apresentar a questão, perguntou quais eram os erros, indiquei-lhe com o livrete original, e disse que me iriam enviar para casa.

    Eu disse que nao morava na zona, se mo podiam imprimir na hora que o erro era deles. Ele dpois de ver o assunto, disse para esperar um pouco e imprimiram-no. Garantido... Foi em 2007 que isto aconteceu.
     
  15. Ok, na minha situação foi mais recente em 2008 ou 2009 não me recordo.
     
  16. Mais dia menos dia vou resolver esta situação, até porque o interesse é mais meu do que de mais ninguém, apenas gostava de esclarecer essa situação se realmete era OBRIGADO a fazer esta rectificação uma vez que o erro não é meu e se na IPO poderiam implicar ou até anotar alguma coisa devido a esta situação.
    Obrigado pelos vossos esclarecimentos
     
  17. Quando tambem fiz a alteração dos pneumáticos , ficou 01-01-1973, envelheçeu um Ano :wacko::D:D ! Mandei corrigir a data, veio certo e a côr errada :D:Dalterada de novo ! Não paguei nada :feliz: ! Como diz o Jorge V. , é só vantagens , estar tudo certo !!!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página