Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

dúvida super casal boss

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Rui Leote, 30 Mai 2011.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Rui Leote, 30 Mai 2011.

  1. Mandei por os rolamentos... Péssimo trabalho. Jante lascada, um rolamento torto. E mais... Quando pego na jante... Caiu um rolamento, então passou-se o seguinte, o tubo estava sem a anilha. Eu tenho quase a certeza que ambos os tubos cilindos que ficam entre os rolamentos e por onde passa o eixo levam uma anilha à sua volta. Mandei tirar um rolamento de trás e tirei o tubo, lá estava a anilha, mas o da frente não tinha. Alguém me sabe dizer se é mesmo sem anilha ou leva anilha?
     
  2. Pelo menos as minhas duas Casal não tem anilhas
     
  3. Entao o tubo fica apenas centrado pela forca dos rolamentos?
    E que o tubo se nao tiver a anilha e nao ficar preso pelos rolamentos, fica a andar la dentro.
     
  4. A meu ver é isso tudo, pois o tubo está a fazer o efeito de batente entre os dois rolamentos para que ao apertar o parafuso da roda ela não fique presa
     
  5. Os rolamentos tem mesmo um batente, ou seja mesmo sem o tubo so entram ate certo ponto.
    O de tras tem a tal anilha.
    Para contar tudo direito vou explicar porque tenho quase a certeza que o da frente tambem leva anilha.
    Quando um colega dele me tirou os rolamentos virou-se para mim e disse tenha atencao que o mais comprido e o de tras, a diferenca entre os 2 quase nao se nota, so se tiverem lado a lado.
    Agora pergunto, entao se o de tras tem aquela anilha tao grande, soldada do centro, e o da frente nao tinha, ele ia identificar o de tras e da frente por uma diferenca de comprimento que mal se nota?
    Nao dizia, atencao que este com esta anilha e o de tras?
     
  6. Pois quanto a anilhas não sei mas o tubo vai fazer batente é no interior do rolamento e não no exterior pois o exterior vai de facto fazer batente na caixa do cubo
     
  7. sim, pode ajudar a fazer de batente, mas na própria roda, onde se coloca os rolamentos, tem batentes no interior, ou seja, mesmo sem o tubo os rolamentos só entram até ao sítio certo. Obviamente o tubo ajuda. Mas sem a anilha parece-me que é complicado meter o tubo no sítio certo e ficar mesmo centrado com os rolamentos. Com a anilha no centro do tubo, ao apertar os rolamentos a tendência do tubo será centrar sozinho. Isto para mim tem lógica. Agora se leva ou não a anilha não posso jurar, mas quase que tenho a certeza que a vi. É pena ninguém que tenha uma super boss poder confirmar isto.
     
  8. rui, de acordo com o que o "meu" mecânico me disse (eu também estranhei só haver uma anilha) as anilhas são postas para corrigir folgas, daí só haver uma. Como sabes estou a falar de uma boss normal, mas a mecânica da coisa será a mesma, "penso eu de que..."
     
  9. Sim, mas e leva uma no tubo da roda da frente, e uma no tubo da roda de tras?
    Ou so leva uma na roda de tras?
     
  10. Depois de ter estado com uma jante igual a minha nas mãos. Posso confirmar que o eixo da frente também leva a tal anilha. A anilha vem de origem colada, soldada ou cravada no centro do eixo, a volta dele. E penso que a sua função será apenas a de centrar o eixo à medida que o mesmo é apertado pelos rolamentos. De qualquer maneira obrigado a todos por terem tentado ajudar com as vossas opiniões e experiência.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página