Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Dínamo nos Vw

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Rolando Barradas, 2 Jul 2008.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Rolando Barradas, 2 Jul 2008.

  1. Bom dia

    Não sei se este assunto já terá aqui sido tratado ou não, mas aqui vai...
    Pelo que consegui perceber, os VW carocha não têm habitualmente alternador mas sim um dínamo que faz as mesmas funções de carregar a bateria.
    No entanto, também pelo que consegui aprender, o dínamo tem uma capacidade de carregamento bastante inferior a um alternador, o que poderá provocar problemas de falha de carga na bateria.

    Aos possuidores de VW.... têm muitos problemas com isso? Habitualmente substituem o dínamo pelos kits de adaptação de alternador que existem? Como fazer para que, em funcionamento normal (luzes, radio e motor), o dínamo tenha capacidade para carregar correctamente a bateria?
    Obrigado

    Rolando Barradas
     
  2. O dinamo convem muito bem no vw tipo 1 desde que não tens a funcionnar um excessos de sistemes electricos a ter um consumo importante ao memos tempo.. Numa configuração "stock" o dinamo de 6 ou de 12 voltes é muito sufficiente.
     
  3. Os dínamos dos Vw funcionam vem. Tenho um de 6 volts e funciona muito bem.

    È importante fazer uma verificação do mesmo, que consiste em verificar os rolamentos, limpar o seu interior e trocar as escovas.

    2 coisas importantes:

    O dínamo é arrefecido através do ar ventilado pela turbina. Se tiver muito lixo acumulado, tipo oleo e pó , não arrefece o suficiente e acaba por avariar.

    È muito importante que os rolamentos estejam bons, porque se estes griparem, o alternador e turbina param em andamento e a correia vai-se... e o motor aquece.

    Normalmente se revisto uma vez(tipo num restauro), dificilmente se terá que mexer outra vez.

    Abraço
     
  4. O meu VW tem um dinamo de 12v foi reparado quando o meu carocha foi restaurado e nunca mais deu absolutamente problema nenhum, porém quando faço muitos pequenos trajectos num curto espaço de tempo há a necessidade de dar uma pequena carga com o carregador, tirando isso acho que por ser mais lento a carregar até faz com que a bateria dure mais.
     
  5. Obrigado pelas respostas...
    Em relação a esta ultima... o que são pequenos trajectos e o que devo considerar um curto espaço de tempo? Estamos a falar de por arrancar o carro umas 10 vezes ao dia para andar uns 10 km? Esse género de exageros?
    Obrigado
     
  6. Sinceramente, acho que não te deves importar com isso, pois os carros foram criados para ser autónomos em termos eléctricos, logo se ligares /desligares 10 vezes em 10 kms (o que não acontece normalmente) , se o sistema estiver bom, não ficas sem bateria. O único cuidado que tenho com o meu vw 6 volts, é à noite, não ter o carro ao ralenti em médios; mas mesmo assim ele compensa esse consumo.

    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página