Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Cx. 5 Velocidades Fiat 125

Tópico em 'Fiat' iniciado por Miguel Pintado, 14 Abr 2011.

Tópico em 'Fiat' iniciado por Miguel Pintado, 14 Abr 2011.

  1. Boa noite a todos.

    Sou membro deste fórum à uns anos e cada vez mais fico abismado com o conhecimento mecânico e histórico dos membros deste portal. Por vezes dou comigo a ler diários de bordo ou de restauros e rara é a vez em que não aprendo algo de novo relativamente a algum carro.

    Com isto, decidi abrir um tópico relativamente a um assunto o qual cada vez penso mais.

    Tenho um Fiat 125 de 1971 e, como muitos saberão, vem equipado de fábrica com uma caixa de 4 velocidades. E penso que isso estará muito bem para um carro para sair de vez em quando.
    Contudo, este 125 é o meu carro diário, e acontece que o uso muitas vezes auto-estrada para me deslocar. Não só a caixa de 4 tem uma relação curta, dá-me uma dor no coração ir a 100 ou 110 e ir a 4ª ali a "guinchar" :D

    Com isto, comecei a pensar em trocar a caixa por um de 5 velocidades, como a utilizada no 124 Sport ou o Special T, e gostaria de saber a opinião dos vários portalistas. Se aconselham ou não, se o carro fica melhor ou pior, etc...

    Muito obrigado e boas voltas a todos nos clássicos B)
     
  2. Eu acho que a troca trás benefícios...

    Não sei é se nesse Fiat 125 é só tirar uma e pôr outra.


    Ó Eduardo Relvas, anda cá dar uma aulita, ó faxabore... B)
     
  3. Pois já me disseram isso. E que provavelmente tem que se trocar o veio de transmissão para o utilizado na caixa de cinco e/ou alterar o túnel...
     
  4. Não sei... O Eduardo esclarece isso quando vir o tópico. B)
     
  5. Boas,

    Depende de que formato tiver o túnel da transmissão. Alguns modelos já traziam um desenho unificado, permitindo montar qualquer uma das caixas. Pelo que vejo este é da segunda série, por isso até será mais provável que o possa ter, mas não é garantido.

    Amigo Miguel, quando puder coloque umas fotos do interior onde se veja bem a forma do túnel da transmissão. Eu entretanto vou pesquisar na minha documentação a ver se tiro alguma conclusão mais.

    Infelizmente as relações de caixa destes carros pertencem a outra era, e de facto podem ser algo curtas na utilização regular. O motor está perfeitamente à altura, ele era feito para isso e o 1608 é lendário por bons motivos.

    Outra solução mais discreta mas igualmente eficaz seria alterar a relação do diferencial... penso que há alguma escolha em relação aos pinhões e coroas adequados a esta versão do eixo traseiro, pelo que será uma solução a ponderar também... eu vou fazer isso ao meu Spider em breve (original é 10/41, vai levar um 11/40).

    Um abraço!
     
  6. Sr. Eduardo Relvas

    Segunda ou terça coloco as fotos porque o carro vai estar na oficina. Partiu um dos apoios do travão de mão de maneira que já que se vai tirar bancos e alcatifa eu aproveito e tiro fotos.

    Realmente de motor não tenho queixas. Às vezes as rotações (e a velocidade) até sobem mais do que eu quero :D Noto em ultrapassagens e recuperações. E desde que o mecânico da oficina onde vou limpou e afinou o carburador, o carro ficou com uma resposta excelente.

    O meu mecânico também falou nisso de se alterar as relações do diferencial. Mas quanto mais opiniões de pessoas que percebem bastante, como o caso do sr. Relvas, melhor.

    Abraço
     
  7. Bem quase um mês depois deixo aqui as imagens do túnel do 125 para observação. O motivo desta demora foi um pequeno problema na ligação entre o pc e telemóvel e também a falta de tempo, infelizemente.
    Contudo aqui ficam duas imagens, não na melhor qualidade...
     
  8. Bem quase um mês depois deixo aqui as fotos do túnel da transmissão do 125 para observação. Não estão com grande qualidade pois a luz não permitia. mesmo assim espero que se possa chegar a um veredicto quanto a adaptação de outra caixa.
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Miguel,

    Parece-me que tens o túnel igualzinho ao do que eu desmontei para peças o ano passado... ainda tem a caixa com comando remoto e tudo.

    Receio que esse não seja directamente compatível com a caixa de 5... o túnel é mais baixo que o da caixa de 5. E a abertura da alavanca está no sítio errado.

    Claro que com o carro desmontado se calhar não é complicado fazer as modificações... mas aí já fica ao critério do dono.

    Um abraço!
     
  10. Sr. Relvas obrigado pela informação.

    Agora já está montado outra vez. Só foi desmontado para soldar o apoio do travão de mão.

    Como o túnel não tem a mesma altura nem a abertura está no mesmo sítio se calhar é melhor pensar noutra solução não? Isto tendo em conta a preservação da originalidade.

    Abraço
     
  11. Miguel,

    Outra solução pode ser modificar a relação do diferencial. Há várias relações disponíveis no mercado, e assim consegues subir a relação final, o que mantém o escalonamento das mudanças mas ficam todas ligeiramente mais longas, reduzindo a rotação do motor para a mesma velocidade.

    Esta é a modificação que quero fazer ao meu 124 Spider, se tudo correr conforme planeado espero fazer isso este verão.

    Se eu não estou em erro, o 125 tem a mesma relação final que tem o meu 124, ou seja, 10x41 (1:4,1). O kit que eu comprei é 11x40 (1:3,64), deve fazer uma boa diferença.

    Se precisares de ajuda para encontrar algo do género, diz.

    Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página