Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Curso de Mecanico de Automóveis

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Filipe FCosta, 30 Jun 2009.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Filipe FCosta, 30 Jun 2009.

  1. Boas caros amigos.

    Eu estou interessado em tirar um curso de mecanica para poder vir a trabalhar no ramo e juntar-me a alguma oficina de restauros e ou preparações de automoveis.

    Tenho algumas noções de mecanica embora nunca tenha mexido asério.
    Sou practicamente um iniciante.

    Existe algum curso bom que tenha boas referências e aceitação da parte das oficinas?

    Já me disseram que o curso de mecanica do centro de emprego nao tem muito boa aceitação da parte das oficinas e isso.

    Gostaria ter opinião de pessoas que já estão no ramo.
    E já agora se há possibilidade de poder indo aprendendo em alguma oficina de restauro ou preparação de automoveis.

    Sou de Setúbal.

    Os melhores cumprimentos
     
  2. Procuro o mesmo,mas se não houver escolha resta me os livros:D
    Sou da zona de Lisboa,esse curso de mecânica no centro de emprego é já algo moderno com computadores e tudo coisa que não interfere nos clássicoso_O
     
  3. tens o cepra, no prior velho.
     
  4. Tambem procuro o mesmo, este ano lectivo que vem ja vou ter de dar rumo, ou a mecanica ou a informatica.... :S
     
  5. Eu dáva-te um conselho, nada como aprender numa oficina, tenta arranjar trabalho numa.
     
  6. Sim, não me importava nada aprender numa oficina, mas queria tambem o curso porque assim tenho licença para poder abrir uma oficina :feliz:

    Se souberem de alguma oficina disposta a ter um aprendiz... que seja de Setúbal ou Montijo digam-me ou mandem mp.


    Cumprimentos;)
     
  7. E de coimbra :b
     
  8. Eu tambem sou da zona de setubal , e frequento um curso de mecatronica automovel na ATEC-academia de formaçao no parque industrial da autoeuropa.estou no fim do 1ºano de 2 e meio de curso.os melhores cursos que ha nesta area e perto da zona de setubal é na ATEC onde estou , no iefp do seixal e no CEPRA de Évora senao me engano. Ruben vai abrir agora um curso como o meu na ATEC do porto.Este curso mete tanto mecanica como electronica, mas claro que ha muitas coisas que nao se aprendem nestes cursos, para isso nada melhor que aprender num oficina
    alguma duvida é so dizer;)
     
  9. Ruben Coimbra é uma cidade pobre em matéria de cursos deste género. Andei à procura de um desses cursos intencivos em Coimbra e nada..., nem na Escola Brotero (onde funcinovam) nem em outra qualquer...:wacko: Em Coimbra em matéria de cursos deste género a oferta é nula (que eu saiba) aqui só cursos para doutores...
     
  10. Pedro mas o que fazes no curso?
    Há mais teórica ou prática?
     
  11. Não ha nada como sujar as mãos com oleo queimado :pe qual o mecanico que não adora o cheiro nas mãos de oleo de transmissão , digamos hum.............. o W90 tanto usado nos nossos clássicos :D:Dou o pivete de um bom 75W80 :D:Dmas agora a sério , existe esses cursos mas como diz o Rafa, nada como aprender numa oficina , os cursos servem de base e incentivo, mas a realidade muitas vezes é outra , tambem é preciso muita força de vontade, ( não quero desencorajar quem quer que seja :Dtoda a sorte do Mundo , do fundo do coração :D) tive 2 colegas que tiraram curso de mecanica e os 2 largaram aquilo da mão , um , é que ora era pesado e era preciso muita paxorra com aqueles "jeitos" que é preciso dar, outro é que andava sempre " ensebado" :D:D:DTenho um primo que está a terminar o curso superior de mecanica , a ver o que vai dar , talvez um relógio suiço :p:D:Deu , estive numa oficina aos 17 anos nas férias de Verão, gostei ( adorava o cheiro a gasolina nas mãos :p), depois dos 18 aos 22 num representante da Toyota e depois dos 22 aos 24 num representante da Volvo, entretanto os anos passaram um pouco e mudei de "ramo":D:D bem a " história" ja vai longa e só quero mais uma vez desejar a todos Boa Sorte e que se sintam felizes e realizados que é o que interessa :D;)
     
  12. mais pratica sem dúvida.Fa-se de tudo um pouco, desde alinhamento de direcção, mudança de travoes( pastilhas , discos ...), amortecedores, montagem de pneus, calibragem de rodas, diagnostico de avarias atraves do VAS5052 e do kts650 da bosh, esquemas electricos em maquetes e nos carros, basicamente serviços rapidos.Neste curso da-se tudo o que no automovel, sistema de arrefecimento , lubrificaçao , injeçao diesel e gasolina, abs, esp, airbag muita muita coisa.Eu sei que este curso da-me so uma noçao daquilo que me espera daqui para a frente, mas eu ja ando a trabalhar com amigos meus em oficinas a aprender aqueles truques que so aprendem em oficinas.
    Mas ate estou a gostar , apesar de haver sempre M***AS para lixar um gajo , mas com paciencia e cabeça faz-se bem.Recomendo a ATEC , ate pelos formadores sao do melhor que ha;)
     
  13. Quem me dera dar isso tudo eu estou na EPA - escola profissional de almada e há mais teórica do que pratica . Pneumatica hidraulica electricidade etc
    por acaso nao tens nenhum stor de desenho Rui Alburquerque
     
  14. Rui Albuquerque nao , mas tenho o stor Henrique duarte, ele tambem da transmissoes manuais e automaticas.
     
  15. Como já foi referido

    CEPRA http://89.181.7.129:8080/

    Tem professores identificados com os clássicos, muitas aulas sobre restauro e manutenção de clássicos do ACP são lá, muitos são antigos profissionais abituados a sujar as mãos.

    Alem dos cursos é muito importante arranjar um mestre que nos ensine, eu tive essa sorte de durante uns 12 anos frequentar como hobby uma oficina com um expert que me ensinou muito.

    E claro meter os dedos nos sitios mais impossiveis, fazer controcionismo, musculação, andar com as mãos encardidas, chegar ao fim do dia com um cheiro a oleo queimado petroleo e gasolina, mas feliz:D:D:D
     
  16. Eu tenho um curso de mecanica.
    e por acaso gostaria de montar uma oficina pa classicos
     
  17. Hei-de lá chegar um dia, mas não para jáB)
    Quero aprender a "arte do restauro" pelo mundo, porque cá ainda somos muito vagos;)
     
  18. Pois... acredito.

    Mas já se faz bons trabalhos de restauro cá em Portugal.

    Eu também quero aprender a "arte do restauro". Sei que não é tarefa facil... mas com gosto e motivação tudo se faz:D

    Cumps
     
  19. HI
    Olha eu estou a restaurar um carro, mas não me considero "no ramo"; no entanto gostava de deixar a minha opinião.
    Em primeiro lugar tira um curso; isso é essencial. Hoje em dia parece haver um preconceito quanto à escola onde é "tirado" um curso, no entanto se não tiveres nenhum curso é que não consegues mesmo nada. Gostava de deixar aqui um exemplo:
    O falecido Eng. Sousa Veloso que alguns de nós conhecemos do "TV Rural" (programa que se manteve na RTP1 mesmo depois do 25Abril74) parece que acabou o curso de agronomia com nota de 10 valores. No entanto o que fez ao longo da sua vida pela agricultura portuguesa é bem superior ao trabalho dos ministros da agricultura (esses bem melhor classificados nos seus cursos).
    Por isso te digo; quem tem sabedoria e empenho, acabará por ser reconhecido; poderá não ser bem pago (mas isto é outra questão)
    Agora uma opinião muito minha; do que conheço de "restauros" gostaria de dizer-te que é um ramo/matéria muito vaga.
    Restaurar o quê??
    - Mecânica, chapa, electricidade, pintura, madeira, tecidos/napas, etc etc..
    Se for restauro de mecânica (por exemplo) queres especializar-te numa marca ou em várias?
    Normalmente estes cursos que falam têm sempre uma componente prática feita numa oficina do ramo; conheço pessoalmente dois alunos que tiraram um desses cursos e de três que fizeram o "estágio" numa oficina, dois ficaram lá como empregados. Agora, normalmente vão uma semana por ano a Lisboa fazer cursos de actualização.
    Por isso eu digo-te, em primeiro lugar "defini-te"; o que queres fazer? Quais os projectos de vida futura?
    Depois "atira-te", luta/trabalha para conseguires o que sonhaste.
    Não te podes esquecer que o mercado de "restauros" em Portugal é um nicho (certo que é bem grande) mas sujeito a crises e com a dimensão de 10 milhões de habitantes a empobrecer "a olhos vistos".
    Esta é a minha opinião.
    Cumps
    GB
     
  20. Boas caro Guilherme.

    Agradeço imenso a sua opinião e de certo que a levo em conta.

    Aproveito para dizer que neste momento estou acabar o 12º ano na CEPRA para depois lá iniciar o curso de Mecatrónica. Depois vou tirar outros curso mais pequenos e mais especificos que lá existem.
    Quando falo em "Restauros" falo no todo. Mas como é obvio não vou tirar especialidade de tudo... Quero especializar-me numa marca CITROËN. Quero fazer restauros a nivél de bate-chapa e mecanica e possivelmente pintura. Restauros de interiores e estofos guardo para alguém especialista.

    Cumps
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página