Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Cortina mk3 - guarda-lamas, como retirar

Tópico em 'Ford' iniciado por amadeu pires, 28 Mai 2009.

Tópico em 'Ford' iniciado por amadeu pires, 28 Mai 2009.

  1. olá,
    alguém me sabe dizer onde estão as fixações traseiras dos guarda-lamas dianteiros? já vasculhei tudo e não consigo descobrir. mesmo no manual da Haynes não aparece essa parte misteriosa :)
    cps
    Amadeu
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Amadeu, vê se não é dentro do carro, senão soldaram-lhos...
     
  3. Rafael,

    não estão soldados, até porque o carro está muito original. a questão é que não vejo parafusos na zona da porta nem por dentro do guarda-lamas, também não acredito que seja preciso desmontar o tablier para tirar um g-lamas.

    como não gostava de fazer asneira, se alguém aqui do forum que já tivesse desmontado algum, por acaso lesse este tópico, era de grande ajuda.

    obrigado na mesma.

    abç
    Amadeu
     
  4. O Gabriel Rosa Carlos tem um Taunos mais ao menos do mesmo ano desse e os carros são relativamente parecidos pergunta-lhe talvez ele te possa ajudar.
     
  5. Ja desmontei essa peça!
    Tem de limpar bem as porcarias ou tinta que normalmente envolve a cabeça dos parafusos, para depois poder tirar com a chave.
    Cuidado ao tira-los porque podem acontecer duas situações chatas... primeira pode sem querer passar a cabeça do parafuso e depois é uma chatice para o tirar porque esta num sitio muito chato de se trabalhar.
    Segunda nao forçar muito pode partir o parafuso, porque esses parafusos estao quase sempre corruidos devido a agua que passa pelo local.
    Deixo imagem onde informo o sitio onde se encontram os parafusos.
    Boa sorte Bom trabalho e que corra tudo bem.
    Espero que tenha ajudado.
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Melhor é impossivel.
     
  7. Isto quando se sabe é iro certeiro,parece que o pessoal que desenha ou faz os carros faz com que mais ninguém toque ou saiba como arranjar:D:gear_wink2:
    Boa sorte nesse restauro;)
     
  8. agradeço muito a colaboração.

    entretanto já tinha ido buscar um primo meu, antigo bate-chapas de 70 e tal anos, que embora não fosse especialista Ford, depois de remexer no interior disse logo que alguns parafusos deveriam estar enterrados na espessa camada de flitcoat e lama seca.
    e assim foi. parecia mais obra de arqueologia que outra coisa, o desenterrar coisas (onde estão?). custou mais o 1º g-lamas, pois não sabia ao certo onde estavam e quantos eram, mas depois no 2º g-lamas foi ir direito aos 3 locais, escavar e pronto.

    os parafusos de cabeça sextavada 10mm e autorroscantes saíram muito bem.

    Duarte Chagas, o teu post se fosse metido meia hora mais cedo tinha-me poupado ir chatear o primo b-chapas, mas agradeço na mesma e gostei da maneira como ilustraste o comentário. Assim é que é :)

    aqui ficam as imagens para futuros companheiros que se vejam a braços com estes Cortinas.

    no entanto deixem-me registar que achei muito estranho o manual Haynes, que normalmente é muito completo noutros modelos, aqui neste não fez menção de citar o retirar dos g-lamas, nem texto nem ilustração.

    mais acrescento que esses bons manuais são uma grande ajuda no restauro e podem encontrar-se usados a preços muito baixos no eby.co.uk.

    um abraço a todos
    Amadeu
     
  9. ah... entretanto deixa-me dizer que não pensem que estou a restaurar um Cortina laranja.
    apenas estou a retirar os g-lamas para aproveitar os fundos traseiros que estão como novos, para depois emendar na minha Cortina Estate 1300 que tem esses mesmos locais um pouco podres (não muito). essa sim é que está para restauro.

    vou deixar os g-lamas de origem porque estão sem mossas, mas aproveito os tais fundos do 2º carro que entretanto tinha as frentes com valentes mossas.

    chama-se a isto frankensteinizar... :D
     
  10. Ola Amadeu.
    Fico satisfeito pelo problema estar resolvido.
    Estamos aqui pra ajudar uns aos outros e os Cortina em especial, pelo menos é essa a minha ideia.
    Bom restauro
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página