Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Cores originais Fiat 600

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ricardo M C Martins, 17 Fev 2015.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ricardo M C Martins, 17 Fev 2015.

  1. Olá pessoal,

    Estou quase a acabar um restauro de chapa a um Fiat 600D de 1966 e chegou o momento de escolher a cor.
    Acontece que eu quero pintar o carro da cor do livrete, que é branco, mas o branco que estava não era o original porque era muito brilhante.
    Já estive a ver catálogos de tintas e encontrei duas tonalidades que gostei - o Bianco Beta e o RAL 9001. Também gostei do Branco Safari mas tenho receio de depois não gostar quando o carro estiver pintado.
    Alguém me pode dar uma ajuda? Estive à procura de imagens na net e também de catálogos de época mas não fui muito feliz.

    Cumprimentos,

    Ricardo Martins
     
  2. Olá Ricardo!

    Ainda bem que o 600 já está nesse ponto!

    As cores que referes penso que não são da época do carro. O Bianco Beta é recente e o Safari é do tempo dos últimos 500 e dos Fiat 128, penso eu. A outra desconheço como sendo Fiat.

    Podes consultar este site: http://www.uniquecarsandparts.com.au/colour_codes_fiat.php
    Têm as cores organizadas pelo ano em que foram introduzidas no mercado.

    Se quiseres uma lista abrangente, tens esta com as cores de 1961 a 1971: http://www.uniquecarsandparts.com.au/colour_swatch_fiat_1961_1971.htm

    Além disso, mando-te esta imagem de um catálogo da época com 2 brancos e um marfim (avvorio) Os códigos que te interessam são os da direita (207, etc):
    1966-fiat-pg02.jpg

    Basicamente as referências de brancos mais comuns na altura eram o 207, 212, 229 e 233. Depois havia os derivados, como os marfim e cinza muito claro.

    Se quiseres posso indicar-te uma loja de tintas no centro de Gaia que tem algumas dessas referências de época. Foi lá que comprei as amostras para decidir a cor do meu Fiat 1500.
     
    Marco Pereira gostou disto.
  3. Obrigado João!
    Em princípio será um dos brancos que enviaste (o 229 ou o 207). O dono da oficina onde está o 600D tem um Fiat 850 e quero confirmar qual a cor que ele tem para servir de guia para a minha escolha.
    Só para fazer uma pequena atualização... o carro "ia" apenas levar um breve restauro de chapa mas infelizmente quando começaram a desmanchar o carro começaram a aparecer as misérias todas.
    Houve algum anterior proprietário que se deu ao trabalho de as disfarçar bem. Entretanto o prazo e o orçamento inicial estouraram mas não será por isso que vou desanimar.
    Neste momento a chaparia tem um primário branco para ver se ficou tudo bem e está com o motor e transmissão desmontada para ser revisto de mecânica.
    Já que o carro está desmanchado vou pedir um orçamento de electricista e aproveitar para rever porque havia alguns problemas (piscas, médios e arranque) que quero eliminar.
    Neste momento o meu objectivo é fechar esta fase e depois com tempo substituir acessórios de carroçaria e estofar... mas isso depois se verá :)
     
  4. Boa noite,

    Estou com um pequeno dilema. Queria comprar as ópticas traseiras para o Fiat 600D e o Berto Ricambi apenas tem uma delas e não o par.
    Alguém me sabe dizer onde posso comprar ópticas em Inox ou Alumínio? Se pudesse comprar via online seria excelente.

    Cumprimentos,

    Ricardo Martins
     
  5. O melhor é o ebay.
     

  6. Boa noite, parabéns pelo carro.

    Conheço alguns pintados com o "233"um deles é o meu. Esta é uma das originais FIAT.

    No que poder ajudar, comunique.
     
    Ricardo M C Martins gostou disto.
  7. Obrigado João,

    Espero até Julho ter o carro para dar os meus passeios, até porque já começo a "ressacar" de não ter o carro.
     
  8. Em que estado se encontra o carro?
     
  9. João,

    O carro foi todo reparado de chapa e a última vez que o vi (4 semanas atrás) estava com um primário.
    Entretanto o pintor comprou uma amostra de tinta e pintou-me uma tira do capot traseiro para eu escolher a cor (branco 222) e o motor/caixa estavam fora do carro para ir para o meu mecânico fazer revisão.
    Penso que até ao início do Verão tenho o carro pronto.
    Preciso de comprar as ópticas, faixas brancas, farol da matricula e friso do capot dianteiro (não sabia que os Fiat 600D tinham...), mas vai ser um pouco difícil porque não estarei em Portugal nos próximos meses e gostaria de comprar as peças presencialmente.
     


  10. Alguns têm friso outros não tem. As ultimas versões já não tinham.

    Alguma coisa que seja necessário é só dizer.

    Boa continuação de trabalhos.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página