Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

conta rotações ford cortina

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por fernando joel machado, 4 Out 2007.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por fernando joel machado, 4 Out 2007.

  1. olá a todos, arranjei um conta rotações para um ford cortina mk2, e nao sei como fazer as ligações, a unica coisa que sei é que tem que se ligar com o alternador, alguem me poderá ajudar???????
     
  2. tem duas hipoteses.. ligar ao alternador, no sitio W ou num fio do estator... mas a mais fácil é apanhar o fio k vai da bobine ao distribuidor... é o mais facil... mas agora nao posso detalhar o esquema... que tou a pressa...
     
  3. Olá Fernando,

    Em princípio, o alternador não tem nada a ver com o conta-rotações... digo eu, mas os sistemas eléctricos que conheço bem são os dos Fiat.

    O princípio básico de funcionamento implica que deve haver dois terminais para alimentação (um + e um -) e outro que vai buscar o sinal para contagem de impulsos ao fio entre a bobine e o distribuidor. A alimentação podes fazer com qualquer ponto de corrente próximo que só ligue com a chave na posição de marcha, o de tomada de sinal é que tem mesmo de ir ao fio que referi.

    Atenção é a um pormenor: Alguns conta-rotações necessitam de ser ligados à bobine por meio de uma resistência de balasto, que modera o valor da corrente de saída para não queimar o conta-rotações. Caso a tua não tenha (normalmente é um pequeno rectângulo ou cilindro com dois terminais montado junto à bobine, que fica montado em linha no fio de saída para o distribuidor), será melhor tentares arranjar um. Ou pelo menos informa-te com alguém conhecedor desse modelo se será necessário, porque algumas bobines trazem a resistência montada no interior...

    Uma maneira simples de testares o conta-rotações antes de o montares é ligar uma bateria (de preferência fraca... até uma pilha de 9v deve dar) aos terminais que pensas serem os de alimentação, e depois outro do positivo da bateria/pilha para ires tocando no terminal de aquisição de sinal. Caso estejam as ligações correctas, o ponteiro deve dar sinal.

    Espero ter ajudado. Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página