Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Condensador

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Claudio Vilas, 3 Jan 2011.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Claudio Vilas, 3 Jan 2011.

  1. Meus caros:
    Gostava que me explicassem em pormenor, qual a funçao do condensador numa igniçao.

    Eduardo Relvas????????????????
    Podes explicar???

    Claudio Vilas
     
  2. Apenas sei que estes dias vi um carro com um condensador estragado e meu deus, o carro engasga como se tivesse lixo no depósito ou no carburador..o_O
     
  3. Pois, foi isso que aconteceu ao meu.
    Substitui o condensador, e de novo ficou a trabalhar sem problemas algum.
    Percebo um pouco de electricidade, mas sinceramente ali, na igniçao, para alem de diminuir o desgaste do platinado o fenomeno da auto-induçao anda por la, so que ainda nao percebi bem, daí o meu desafio, para perceber melhor.
     
  4. Duma forma mais simples serve para receber os picos de tensão do platinado de forma a que esse não queime tão facilmente, eu sou um "prático" e não um "teórico", daí esta fraca explicação, mas certamente vai aparecer quem dê uma explicação melhor.
     
  5. Não é o Eduardo Relvas; mas posso responder em termos simplistas e sem entrar em pormenores técnicos (e apenas refiro condensadores relativos aos carros - porque há outros que não são usados no circuito de ignição) :D:D
    O condensador "carrega" electricidade vinda da bateria, e depois liberta-a quando o platinado ou outro sistema fecha o circuito. Daí essa "tensão" passa para a bobine que eleva a dita para voltagens na ordem dos 30 mil volts fazendo saltar "patanisca" na vela. Claro que essa "patanisca" salta ligeiramente antes ou quando o piston atinge o PMS, a explosão dos gases da gasolina obriga o piston a descer nas horas do car****.
    O porquê do condensador é apenas porque tem a "habilidade" de soltar a energia na totalidade e muito rapidamente (ao contrario da bateria, que é lenta).
    Mais cientifico não pode ser :D:D:D
     
  6. Já me esquecia de uma coisa, cuidado com esses gajos (condensadores) PODEM MATAR.
    Dependendo do local onde estão e como estão; é sempre conveniente "descarrega-los; isso é relativamente simples (e usando "técnica de tamanco") fazer contacto entre os dois terminais com uma ferramenta "isolada" quer dizer com protecção eléctrica.
    Quem já substituiu um transformador de linhas numa televisão sabe o que desejo transmitir.
    :D:D
     
  7. Meu caro:

    Gostei.
    Muito obg
     
  8. O condensador e um acumulador de corrente que atrasa o signal de massa aos platinados para estes nao se queimarem com corrente directa no seu contacto.
     
  9. Boasm
    Vi agora este tópico, e chamou-me atenção porque no meu 850 coloquei condensador e platinados novos. O carro trabalhava impecavelmente bem, quando de repente foi abaixo e posteriormente queria pegar mas parece que tinha falta de combustivel. Pegava e ía abaixo logo de seguida. Trato de limpar o carburador (digamos que tinha algum lixo) volto a montar e os sintomas continuavam os mesmos., ou seja começa a querer trabalhar mas não trabalhava, outras vezes pegava e ia ligo abaixo. Verifiquei a corrente e por casualidade tinha corrente. Já estava desesperado. Após varias tentativas, troquei velas. O gajo teimava em não pegar. Verifiquei novamente a corrente, só que deste vez deixei estar mais tempo cerca de 1minuto, quando constatei que havia periodos em que a corrente falhava. Limpei platinados e continuava tudo na mesma. Substitui o CONDENSADOR e tudo voltou ao normal. O carro ficou a trabalhar novamente bem.....
    Fiquei aprender mais qualquer coisa!...
    Cpts
     
  10. Passei a tarde de Natal à pancada ao meu Mehari para identificar a sua teima em não pegar, desmontei 1/2 motor e nada, até que substitui os platinados e condensador, ficou logo a trabalha de "P*ta madre" peçinha de m*rda que me moeu a mona no dia de Natal, fica para recordaçao.
     
  11. Olha isso não é nada; eu em 1977 +- passei mais de OITO dias de volta do carro (Fiat 127)
    tudo causado por uma m**** mais estúpida. :D:D
    Como tinha desmontado motor (e carro) coloquei platinados novos. Verifiquei folgas etc etc.
    Só que nos etc não limpei os contactos dos platinados (alias nem queria passar lixa neles considerando que eram novos) :D:D
    Resultado o verniz que os platinados traziam de fabrica ficou lá e não deixava passar corrente.
    Como eu não era mecanico (e ainda não sou) e como tinha "desmanchado" o motor; toca de estudar tudo, rever a montagem tempos de abertura de valvulas eu sei lá.
    No fim e já fod***** com aquilo tudo, só podia ser do distribuidor; vai de passar lixa (água) nos terminais dos platinados.
    Pegou logo :D:D
     
  12. se calhar ainda mando vir um condensador pra mim
     
  13. óh Ricardo ainda és um pouco novo para necessitares de um condensador novo..... se já sentes a falta de faisca na vela estás mal.
     

  14. :D:D:D

    estiveste muito bem agora

    queria eu dizer para o meu carro!
     
  15. Não me digas que já não tens "capacidade" para responder :D:D
    Olha que é um trocadilho :D:D
     
  16. Bem ..... sendo assim retiro o que disse :D:D
     
  17. realmente o portugues propicia muitos lapsus linguae lol
     
  18. Meus caros:
    Comigo começou devagarinho, um soluço aqui, outro ali.
    Pensei que fosse o platinado sujo.
    Quando paraei o carro, fui limpar o gajo, esta novo, achei estranho mas tudo bem..........
    De tarde, vou sair, convido o meu filho a andar de Classsico, estou a entrar na cidade do Porto, o carro é motivo de admiração e de repente o gajo começa aos soluços.
    Eu e o meu filho, parecíamos um pipo a ser lavado, o carro a soluçar violentamente, de um momento para o outro ficava normal, e logo de seguida, volta, aos soluços.
    Andei mais um pouco, até que o gajo so trabalhava ao relanti, (mal).
    Parei em frente a um Posto da PSP na Arca de Agua.
    Estõa a ver a cena. Um carro antigo todo bonito por fora e o caração todo lixado, (devem ter pensado os passantes).
    O Policia que estva à porta, sorriu, quando me viu a entrar na esquadra.
    Contei o que se passava, prontificaram-se a guardar o carro, vim a casa, fui ao stock de peças, leveium condensador e um platinado.
    Mal substituí o condensador, o gajo ficou IMPECAVEL.
    Bandido de condensador.
    Estragou-me o passeio e fez-me passar vergonha.

    De castigo, cheguei a casa abri o dito condensador, e tinha um pequeno furo, deve ter sido isso que fez aquela #desgraça".

    Agora, tudo bem.
    Cump

    Claudio
     
  19. então nao perco nada em comprar um condensador para o meu, certo?
     
  20. Nao perdes nada.
    Se queres um conselho, compra um joge de platinados e condensador e condensador
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página