Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Compressores - duvidas nas ligações

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Rui M Vieira, 29 Ago 2007.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Rui M Vieira, 29 Ago 2007.

  1. Olá a todos!

    Estou com uma duvida em como ligar dois compressores para aumentar o caudal de ar.

    Passo a descrever o que tenho: Um compressor de 50Litros e um compressor de 100Litros.
    Ao compressor de 50Litros juntei-lhe um depósito igualzinho, aumentando a capacidade para 100Litros também (testado e funcionou tudo bem).
    Ou seja, básicamente tenho 100L + 100L. (motores identicos).
    Cada um produz cerca de 190 Litros/minuto.

    A minha dúvida é como ligar os dois da maneira mais eficaz?

    Estou a pensar liga-los em paralelo, junto as saidas dos 2 compressores a um "T", e dessa união resulta a saída total, que por sua vez irá a um redutor para regular a pressão para os 6Bar pretendidos.

    Os compressores terão os pressostatos regulados para fazer o arranque e paragem á mesma pressão (neste caso, arranque aos 6bar e paragem aos 8Bar).

    Será que isto assim funciona??

    Estou a contar que mesmo que existam diferenças na velocidade de enchimento dos depósitos ou no caudal de ar de cada um, uma vez que estão ligados os depósitos acaba por se dar o equilibrio de pressão, porque ao fim ao cabo, como está tudo ligado directo, é como se fosse um depósito de 200L com duas cabeças e comprimir.

    Estou certo??

    Estas invenções todas para poder ter mais algum rendimento na utilização de um jacto de areia, pois a pistola funciona a 6Bar e papa até 250Litros/minuto.

    Se a minha teoria estiver certa, pode ser que assim consiga decapar durante mais uns minutos (pequenas peças).

    Agradeço então o contributo que possam dar.

    Muito obrigado e um abraço.
     
  2. Estas certissimo!!nesse caso os pressiostatos é que comandam essa situação toda, mas só vais ter mais caudal se aumentares o diametero da saida visto que o regulador da pressão á saida não deixa que esta passe dos 6 bar.... por outro lado vais conseguir ter os dois motores menos esforçados, logo menos desgaste no equipamento, resumindo, parece-m que não tens qualquer problema em fazer essa invenção.....BOA sorte!!!:huh:
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página