Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Compra De Carro Para Restaurar

Tópico em 'Legislação' iniciado por Andre_M_Silva, 5 Jan 2013.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Andre_M_Silva, 5 Jan 2013.

  1. Boa noite rapaziada

    sera que me podiam esclarecer uma coisinha. é a seguinte estou em via de adquirir um mini para restaurar o carro esta completamente desmontado e parado a mais de 10 anos o senhor que o tem em sua posse tem os documentos da viatura. o senhor vai me passar o carro por uns simples trocos literalmente. o carro terá que ser todo ele restaurado por completo e gostava de ser eu a fazer nas tardes de domingo é uma coisa que ah muito tempo sonho fazer. portanto seria uma coisa que levaria tempo. a duvida baseia se em, passo a carro para meu nome depois de ele estar em meu nome tenho que pagar algum tipo de imposto ou só tenho que pagar a partir do momento que ele estiver a circular?

    cumprimentos
    André
     
  2. De que ano é o carro??
     
    Andre_M_Silva gostou disto.
  3. Na pior das hipóteses se o carro não estiver isento de selo são 7euros e pouco por ano.

    Atenção se for posterior a 80, as matriculas podem estar canceladas.
     
    Andre_M_Silva e Rafael S Marques gostaram disto.
  4. O rodrigues respondeu bem, se for anterior a 80 não paga selo, se for posterior aí já paga, mas atenção que pode ter as matriculas canceladas.
    Abraço.
     
    Andre_M_Silva gostou disto.
  5. obrigado malta, logo ao fim da tarde vou confirmar as matriculas no site do imtt e ver o que dizem.
     
  6. no site do imtt podes ver as matriculas. Está actualizado.
     
  7. Se tiver as matriculas canceladas, não o podes passar para teu nome antes de ir a uma inspecção tipo B e de o actual dono "activar" a matrícula, agora não te aconselho a restaurar um carro em nome de outro...

    Ao passar para teu nome, começas logo a pagar imposto, mas comparado com o que vais gastar no restauro, são migalhas.
    Isto de ver restauros e também querer fazer, obriga a bolsas fundas....
     
    JoaoFonseca e miguelcristovao gostaram disto.
  8. essas matriculas canceladas é mesmo muito chato... o meu mehari que estou a restaurar tem a matricula cancelada, vou restaura-lo todo e só depois é que posso passa-lo para o meu nome, é um risco mas tenho os papeis já todos assinados pelo antigo dono para eu passar para o meu nome e repor a matricula.
     
  9. Pessoalmente, acho um risco desnecessário não passar o carro logo para nome do actual proprietário... perde-se um documento qualquer, perde-se o rasto ao dono anterior, o dono anterior falece, etc etc, e depois é um embróglio...
     
  10. Nem mais...
     
    miguelcristovao gostou disto.
  11. eu tenho consciência disso amigo Cardoso já não é o primeiro nem o segundo que faço. a cena do sonho é mesmo por ser um mini apenas.

    já fui ver as matriculas, e deram canceladas. o que é pena.
     
  12. Não há que desanimar, eu comprei o meu na mesma situação, basta ir ao IMTT e pedir a papelada toda para o vendedor assinar logo tudo, coisa que na altura não fiz e depois tive de andar a assinar com outro nome...enfim..

    Quando estiver em condições de fazer IPO tipo B é fazer a inspecção que de diferente da "normal" só tem o valor no fim da factura, pedir a reposição da matricula e de seguida tratar de tudo o resto.

    Posso adiantar que gastei a volta de 250eur com IPO B, reposição de matricula, passagem de nome, homologações de pneumáticos e cor. isto a cerca de 2 anos a trás não sei se os valores ainda continuam os mesmos.
     
  13. então ate ao fim do restauro continuou com o carro em nome do outro senhor?
     
  14. Sim, é a única hipótese que conheço, pois a matricula está cancelada é como se o caro não constasse no registo. para todos os efeitos não existe.

    Outra coisa se os docs ainda forem os antigos, livrete e registo de propriedade é possível que o carro ainda não conste no sistema informático e dá como cancelado.
     
  15. a matricula é NG - 1983

    assim por alto:
    - ficava com o carro, restaurava
    - fazia a inspeção, repunha a matricula (neste caso é possível ter os documentos já previamente assinados)
    - passava para meu nome ( para fazer a venda, posso ter os documentos já previamente assinados? julgo que não. )
     
  16. Pode estar tudo assinado, mas sem datas para evitar multas futuras....
    Para a reposição da matricula e tendo o DUA preenchido é possível pedir logo o livrete para a tua morada.
    E a partir dai já é possível fazer seguro e circular com o carro legalmente.
     
  17. Quando se pede (em teoria é o antigo proprietário) a reposição de matricula o sistema automaticamente envia um livrete novo para a morada do "antigo" proprietário (e bem, pois o sistema não sabe que daí a 5 min o vai vender), como fazes em simultâneo a transferência de propriedade é emitido um outro livrete em teu nome.

    Assim, o "antigo" proprietário recebe um livrete novo com a data da reposição de matricula e tu recebes uma "horas" depois outro..... , aconteceu comigo com a reposição de mat. do Méhari, a minha sorte é que o "anterior" proprietário é meu primo e avisou-me do que se estava a passar e entregou-me a outra cópia, com as 2 cópias fui chatear a mona dos tipos do IMTT e explicaram-me que podia acontecer isto, o procedimento correcto seria, o "anterior" dono pedia a reposição da matricula, recebia em casa um novo livrete e só depois com esse livrete se fazia a transferência de propriedade...como são uns gajos (IMTT) porreiros aligeiram os procedimentos para facilitar a vida, mas imagina que o anterior proprietário ao receber o livrete ao invés de o rasgar decide "inventar" ...

    Outro caso, quando comprei o UMM, fui com o filho do dono ao banco fazer a transferência de bancária e de seguida à conservatória fazer a transf. de propriedade, ele levou a declarações de venda (uma que tinha la em casa) assinada pelo pai, o seu BI, contribuinte.... chegados ao balcão, entregamos os doc. e escutámos.....não podemos aceitar esta declaração de venda????? e porquê? porque o modelo que já não se usa, prontifiquei-me a pagar a multa por a declaração já ser antiga para despachar o assunto, nada feito, o filho do dono teve que voltar a casa (150Km) com a declaração de venda correcta para o Sr. assinar novamente e assim poder ser aceite pela conservatória do registo automóvel, escusado será de dizer que fiquei podre, 2 horas à espera na conservatória, sem papeis nenhuns e depois de já ter feito a transferência bancária....

    Imaginem que guardava os papeis todos e dois anos depois ia todo contente registar o carro :eek:

    A partir daí decidi que qualquer carro que compre terá de passar imediatamente para meu nome, as lojas do cidadão são óptimas, 1º verifica-se na conservatória se o carro tem algum ónus fiscal ou penhora, 2º passa-se pelo banco para realizar a transferência e por fim o registo, rápido e limpo.

    Imaginem que reúnem toda a documentação, tudo certo, demoram um par de anos a r€staurar o charuto, quando o vão passar para o vosso nome, escutam que a declaração já não é valida, que agora o modelo é o xxx, em vez do yyy que o prop. tem de estar presente eu sei lá o que podem inventar.... e se no entanto já perdem o rasto ao "anterior" proprietário ou se ele morre e mete herdeiros ao barulho....BORDEL e noites mal dormidas.

    Carros com matricula cancelada, e que dado o estado em que se encontram não podem ir à inspecção antes do restauro, para repor a matricula e mudar de propriedade, NÃO, obrigado, já me chegou, não meto um tostão em carro que não é "meu"

    Desculpa o desabafo :D
     
    Andre_M_Silva gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página