Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Composição Geral de Camadas

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Luis C Matos, 6 Ago 2011.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Luis C Matos, 6 Ago 2011.

  1. Boas Pessoal,

    Há quem se interrogue como é que afinal começa e acaba todo um trabalho de pintura tanto em superfície de chapa quanto de plástico. Muitas vezes tento responder e quer-me parecer que há uma certa complicação da parte de quem me escuta em visualizar mentalmente os métodos usados.

    A ficha abaixo explica como são sobrepostas as camadas que cobrem tanto os plásticos como as chapas dos nossos veículos. Notem bem que a tabela descreve o processo de cobertura bicamada devendo ser lidas de baixo para cima já que a matéria principal ou é chapa ou plástico e a última a camada de verniz.

    Quem já lixou a superfície de ambas as matérias principais também, pois, já observou a existência do aparecimento de uma certa diferença de cores que mais se assemelham a "nós" ou "centros" que mais podem ser comparados ao miolo de uma árvore acabada de cortar. Cada um desses "nós" corresponde a uma camada e só por est ordem é possível começar e acabar o trabalho de embelezamento de uma superfície. Os microns de cada camada estão descritos em microns e referem-se mais ou menos às quantidades aplicadas.
     

    Ficheiros Anexados:

    Jose Anjos gostou disto.
  2. Outro bom post Luis C Matos, embora neste caso se pudesse trocar por miudos era bom para melhor percebermos o significado das camadas e do que se trata.
    Obrigado pelas aulas grátis
     
  3. Tenho algumas dúvidas que talvez me consiga esclarecer:

    1-Se na pintura auto aplicarmos 2 (ou mais) camadas de verniz, aumenta-se o brilho e o efeito de profundidade, certo?
    2-No caso da aplicação de 2 camadas de verniz, antes de aplicar a 2ª, deve-se "despolir" a 1ª camada para melhor aderência?
    3-Existe algum motivo pelo qual esta operação (as 2 camadas de verniz) possa ser desaconselhada?

    Agradeço a ajuda.
    Cumprimentos.
     
  4. José ! as camadas de verniz saõ 2 ! ou 1 e meia consoante o tipo de verniz ! dá-se a primeira demaõ e com um intervalo de mais ou menos 5 minutos aplica-se a segunda demaõ . naõ é preciso despolir nada. ;)
     
  5. As camadas de verniz são 2, (deixando secar bem a primeira, cerca de 1 mês, porque estamos a falar de um restauro onde há tempo para tudo) e então despolir e envernizar novamente.
     
  6. Claro que podes ! mas qual a razaõ de dar o verniz 1 mes depois ???
     
  7. A ideia é ficar com um efeito de profundidade reforçado (ao que sei, e corrijam-me se estou errado, quando se aplicam múltiplas camadas de verniz, acentua-se o efeito de profundidade) e também, penso que, entre cada camada de verniz é conveniente uma despolidela para melhor aderência da próxima camada, e como (acho que) não se deve despolir, com máquina, antes das camadas aplicadas estarem bem secas, daí eu estar a dar este compasso de espera. Não sei se me fiz entender...
    Obrigado desde já.
     
  8. Viva
    Verniz sobre verniz polimerizado, não me parece boa ideia.
    Se vais despolir não o deves fazer com máquina, utiliza uma lixa no mínimo com grão P800 com água.
    Corres o risco de se ficarem a ver os riscos da lixa, para além de o risco de não aderir são elevados.
    A gama que deves aplicar é despolir, dar duas demãos cruzadas de base, deixa evaporar (não secar uns 10mm), aplicar uma demão verniz e 10 mm depois a final.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página