Como Tratar Plásticos/borrachas/semelhantes

Ao acompanhar diversos restauros, vi tratarem os plásticos dos carros, ficando estes com um aspecto de novo. Infelizmente não me consigo recordar quais os tópicos onde vi estes tratamentos.
Como tal, decidi criar um tópico à semelhança do "Como tratar cromados" onde os "experts" possam partilhas as suas experiências, aconselhar, revelar os truques, os cuidados, quais os produtos, etc.
Agora que adquiri um clássico e me vi na necessidade de dar uma "lavagem" a estes componentes, gostava de obter ajuda neste capítulo, e estou certo que não serei o único a precisar de uma mãozinha.
Para terem uma pequena ideia do que podem (e devem hehe) partilhar, deixo o exemplo de pára-choques (remover arranhadelas/raspadelas, tirar empenos), grelhas (pintar e/ou simplesmente puxar o brilho e cor naturais do material), frisos (igual às grelhas), espelhos, plásticos interiores (tablier, forras, etc).
Espero que seja um tópico útil a muitos utilizadores, eu tentei ver se já existia um tópico semelhante mas numa rápida pesquisa não encontrei, peço desculpa se já houver.
Cumprimentos
Francisco Viterbo
 

Samuel

Veterano
Há alguém que possa partilhar dicas sobre este assunto de renovar plásticos. Creio que há alguma coisa espalhada nos DB, mas se se pudesse reunir alguma dessa informação aqui, sobretudo, boas práticas e resultados atualizados com as mais recentes tecnologias, seria mais prático.
 

Mario_Marques

Veterano
Borracha:

A única coisa que posso partilhar com conhecimento de causa é que nas borracha a utilização de cera de parafina tem muitos benefícios de proteção e de lubrificação, porém não regenera as borrachas, nem conheço nenhum método que o faça, a parafina só serve para proteger as borrachas do inimigo número 1, o ozono, e faz com que a borracha mantenha as suas propriedades por mais tempo.
Não recomendo nenhum produto ou marca em particular pois existem muitas soluções, até mesmo esfregar velas de parafina.
Podem ver resultados no meu diário de bordo do golf 1 cabriolet, que sendo um cabriolet as borrachas são de extrema importância, já comprei mesmo a parafina original da VW antes de saber o que vinha lá dentro.



Alumínio:
Para polir, uso belgom alu, tem resultados muito bons, não só no polimento como proteção da peça polida.
Também funciona bem em outros metais não ferrosos.
Podem ver resultados no meu diário de bordo do golf 1 cabriolet

Limpeza de peças não ferrosas:
Aqui deixo duas soluções e podem ver resultados no diário de bordo do meu golf 1 cabriolet.
Uso sumo de limão puro, extraído do quintal, depois de lavar deve ser neutralizado com abundante banho de água destilada.
Uso vinagre de vinho branco mais bicarbonato de sódio, deve também ser neutralizado ao fim.
 
Topo