Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Como Restaurar Um Opel Olympia Rekord 1957

Tópico em 'Opel' iniciado por Francisco da Silva, 11 Set 2012.

Tópico em 'Opel' iniciado por Francisco da Silva, 11 Set 2012.

  1. Saudações!

    Começo por explicar que o titulo deste tópico é na realidade uma grande pergunta que estou a tentar encontrar respostas à já alguns meses.

    O carro faz parte da familia á mais de 40 anos, tendo sido adquirido pelo meu falecido avô. Serviu orgulhosamente a minha familia durante muitos anos até ter sido "encostado" simplesmente por falta de uso.
    A primeira iniciativa de restauro surgiu de mim quando tinha 10 anos. Chegou-se a comprar um carro igual que ainda rolava com o objectivo principal de trocar o motor (o do meu Opel estava colado). No entanto ao retirar o motor partiu-se um apoio do mesmo o que levou á paragem da tentativa de restauro... até hoje. Como as minhas qualidades de técnico de restauração de clássico continuam iguais ás de à 16 anos atrás procuro neste forum encontrar a resposta a algumas perguntas que me ajudem a colocar este carro tão especial de novo a rolar.

    Trata-se de Opel Olympia Rekord de 1957 de cor original preta (a manter, claro..) com um motor de 1700cc.

    Do carro "dador" que se comprou á uns anos atras ficamos com quase todas as peças do mesmo excepto a carcaça que teve de ser vendida por falta de espaço na garagem. Um grande erro mas já está feito! No entanto o motor do dador também colou com o passar do tempo.

    Apesar dos muitos podres principalmente na parte de baixo do carro, decidiu-se começar por verificar o estado do motor original. Na proxima segunda feira o motor será desmontado por um mecanico conhecido do meu pai. Aproveito para perguntar se esta tarefa deve ser feita exclusivamente por um especialista ou se a simplicidade do motor permite este tipo de opção mais "em conta".

    Tenho muito mais perguntas para colocar, mas por enquanto deixo algumas fotos do estado original do carro.

    Todo e qualquer comentário, dica, opinião, sugestão é mais que bem vinda! Toda a ajuda é bastante preciosa.

    Obrigado,

    Ver anexo 287745
    Ver anexo 287746
    Ver anexo 287747
    Ver anexo 287748
    Ver anexo 287749
    Ver anexo 287750
    Ver anexo 287751
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Olá Francisco,

    Carro maravilhoso! Vai de certo ser um restauro que vai dar muito gozo dada a história que o carro tem para ti e para a tua família.
    Vejo que podemos ser parceiros no restauro das nossas máquinas. São semelhantes, mesmo ano e tudo. O meu em temos de motorização é um 1500 mas infelizmente o carro não se fez acompanhar do motor.
    Tens o que eu não tenho, muitas peças!
    No teu gosto particularmente da cor e dos interiores.

    Em termos de restauro o primeiro passo é sempre bastante complicado, mas a julgar pelas fotos talvez tentasse iniciar os trabalhos na carroçaria. Precisa de alguma atenção e deve ser tudo bem tratado e reparado para não haverem surpresas no futuro, alem de ser um trabalho mais moroso e em norma mais dispendioso. Com calma tudo se faz!

    Desejo-te maior sorte e votos de um bom restauro.
    De certo iremos acompanhar os trabalhos de ambas as máquinas!
     
  3. Sem dúvida, para começar é essencial teres noção daquilo em que te vais meter. O restauro é complicado e leva o seu tempo, mas no fim compensa bastante, por isso força nisso.

    Em primeiro lugar começa a desmontar os bancos e o resto que cobre o chão, para teres acesso e começar a trabalhar nos podres do chão.

    Abraço e boa sorte.
     
  4. Obrigado a ambos pelos comentários.

    Fábio Caseiro, um parceiro seria uma optima ajuda. Relativamente ao motor, como consigo diferenciar um motor 1500cc de um 1700cc? Tenho dois motores identicos mas talvez o do carro dador fosse um 1500cc, mas como não os sei diferenciar...

    Estou um pouco indeciso a começar a demontar tudo eu proprio, ou procurar um sitio que realmente perceba da coisa e por lá o carro... Por um lado não percebo nada de mecância, por outro adorava ser eu própio a restaurar o carro em tudo aquilo que fosse possível mas corro o risco de fazer asneira. Outra limitação é que so tenho mesmo os fins de semana para trabalhar no carro.

    Fabio Fernandes, vou seguir a sua sugestão e (tentar) desmontar os bancos este fim de semana.
    Se rasgar o plastico que cobre o fundo do carro, ha forma de o arranjar?

    Caso consiga retirar os bancos já este fim de semana, ponho umas fotos para verem o estado da coisa. Sei desde já que tenho um buraco no lado do pendura o que não é muito bom prognóstico. Vamos ver!
     
  5. Viva Francisco, parabens porque é sem duvida um modelo lindíssimo. sei onde está um á venda para peças ou restauro mas não sei valores, se precisar dou-lhe o contacto.
    Abraço e bom restauro
     
  6. Olá Rafael,

    Obrigado pela dica, poderá ser bastante útil. Por enquanto ainda estou a verificar o material que preciso.

    No entanto, se se tratar de um 1500cc o nosso amigo Fábio Caseiro poderá estar interessado...
     
  7. Isso tenho de ver, é o que tem a frente igual á do teu, deve ser o 1500 penso que o modelo que saiu depois desse já havia 1700 ou estarei enganado. Se quiser posso-lhe dar o contacto ou saber preço e mando por MP.
    Abraço
     
  8. Boas Francisco,

    Em relação à questão do motor, também não sou a pessoa mais certa para te responder, mas os motores devem ser exatamente iguais em termos de aspeto, por isso não deve ser muito fácil de destinguir. De qualquer das formas também não seria um problema relevante...

    Em relação ao restauro, tens várias possibilidades que a meu ver dependem da tua disponibilidade financeira. Restaurar um carro nunca sai barato, a menos que não seja propriamente um restauro. Ao colocares o carro numa oficina de restauro vais ter de te sujeitar aos valores e se for esse o caso convém saberes se a oficina em questão trabalha com profissionalismo.
    Se optares por fazer as coisas com mais calma, faz tu o que souberes e o que não souberes não inventes.
    Desmontar peças é sempre o mais fácil. Desmonta os interiores e avalia o estado do carro, assim também é mais fácil pedir um orçamento a um bate-chapas...


    Olá Rafael, realmente se conseguisses saber o valor que pedem pelo carro agradecia imenso, uma vez que procuro um dador para as peças que tenho em falta no meu...

    Cumprimentos
     
  9. pelo que vi nas fotos falta o radiador por isso se o motor pegar não o mantenha a trabalhar por muito tempo.... se a ideia é fazer um restauro a fundo não faz sentido tentar sequer pô-lo a trabalhar, é desmontar tudo porque vai ter de levar segmentos, juntas, etc etc e mesmo que esteja agarrrado não importa....para já pode e deve tirar as velas e deitar pelos oríficios um pouco de óleo de travões que vai ajudar a descolar o motor e facilita depois a desmontagem dos pistons sem estragar.

    Desmontar é facil...desmonte tudo voce mesmo assim aprende como tudo está montado, vá tirando fotos e catalogando para saber montar depois...vá mandando zincar e cromar o que for preciso, parafusos e tal...depois de a carroçaria estar nua peça orçamentos de chapeiro...também pode decapá-la voce mesmo mas é um trabalho muito sujo e requer muita paciência e tempo..é sempre bom começar pela carroçaria porque é o mais caro e mais dificil e depois de pintada já dá gosto montar as pecinhas que vai-se comprando e não desanima tão facilmente. Uma boa dica é comprar o manual Haynes desse carro, fica a saber como fazer quase tudo nele.... Tenha atenção durante o trabalho de chapa para não taparem os buracos do carro com fibras nem betumes, deve ser tudo remendado com chapa e usar o menos betume possível senão fica muito bonito mas passado um ano está novamente podre.

    Se colocar o carro assim na oficina para fazerem o trabalho todo vai se assustar com o orçamento.....o melhor é fazer o que puder...o que não souber pergunta aqui....
     
    antonioconceicao gostou disto.
  10. Bem, se já estava com vontade de por a mão na massa depois dos vossos post, pior ainda.

    Vou então tentar "dissecar" o carro no fim de semana. Fui hoje comprar caixas para tentar organizar o melhor possivel as peças que for desmontado e as que já se encontram desmontadas. Estou a pensar deixar os parafusos apontados e presos com fita cola para saber a que sitio pertencem para depois não haver trocas.

    Hugo, vou aproveitar a dica do oleo dos travões e tentar logo no sabado de manha aplicar o oleo, visto que segunda-feira o motor vai ser desmontado. A ideia é "por de molho" os pistons, certo? Tenho de ver é onde o vou arranjar o dito óleo... Pode ser oleo usado que peça numa oficina das redondezas?

    Relativamente ao manual Hanyes, fiz uma pesquisa rápida na net e á primeira vista não encontrei nada para a marca Opel.
    Comprei o mês passado um livro sobre este Opel, em Português mas é um pouco tecnico demais para mim. Talvez quando começar a por a mão na massa se torne um pouco mais claro.


    Desde já muito obrigado pela ajuda que todos têm dado!
     
  11. Um carro muito bonito, à algum tempo atras vi um vermelho e branco, como naquela fotografias que colocas- te no forum, completamente restaurado. Desejo-te muita coragem e nao desanimes tudo se faz con tempo e paciencia. Um conselho que te posso dar e, nao te precipitares, teres paciencia e fazer as coisas com calma.

    E entretanto aproveito para seguir este topico e or aprendendo umas coisas para quando encontrar o meu VW T1
     
    Fábio Caseiro gostou disto.
  12. Boa noite a todos!

    As peças já estão arrumadas com a ajuda de alguma bricolagem á mistura.
    Ja deu para perceber que o trabalhar no carro apenas ao fim de semana vai tornar o processo bastante demorado, mas como disse o Nuno Ferreira, ha que fazer as coisas com calma.

    Como o a maior parte das coisas tinham sido desmontadas á 12 ou 13 anos atras não tinha muito a noção das peças que tinha. Acontece aque afinal faltam-me ainda bastantes peças. Penso que tenha que começar a iventariar o que falta para começar á procura. Penso que a parte das peças em falta vá ser um grande desafio...

    Deixo então algumas fotos das peças que tenho:

    Ver anexo 288268


    Os bancos também já estão cá fora. Foi mais fácil do que estava á espera.

    Ver anexo 288280


    Ver anexo 288289

    Amanha coloco mais algumas fotos. Inclusivé de uns achados engraçados.
    Á ratazana que encontrei morta na bagageira e ao rato morto debaixo do banco não me lembrei de fotografar :)
     

    Ficheiros Anexados:

  13. Encontrei um Kit original de ferramentas na bagageira, bomba de pé incluída! :)

    Ver anexo 288538

    Também tenho os 4 pratos das rodas, ficam impecáveis no carro.
    Têm algumas mossas e precisam de uma cromagem, mas não me parecem nada maus.

    Ver anexo 288537

    Ver anexo 288536

    A bagageira parece estar ok a nível de chapa

    Ver anexo 288539

    OS bancos estão um pouco rasgados bem como o tejadilho.

    Relativamente ao chão do carro, está particularmente mau aos pés do condutor e do pendura.

    Ver anexo 288541


    O motor começou a ser desmontado hoje. Descobriu-se que afinal se trata de um 1500cc e não de um 1700cc. Tanto o do carro original, como o do carro "dador de orgãos".

    Entretanto ja temos um contacto para um chapeiro que fica relativamente perto. Vamos falar no sabado para espreitar o carro e também ver a oficina do mestre.

    Algum ponto que deva ter em atenção na escolha de um chapeiro?

    Para já preciso de encontrar um kit de reparação de juntas da cabeça do motor. Alguém me consegue dizer onde posso procurar?
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Material em falta para o motor: 4 jogos de segmentos, 4 jogos de capas de biela, 1 jogo de juntas de reparação e um condensador de platinados.

    Se alguém souber de algum destes itens digam-me qualquer coisa...
     
  15. Olá Francisco,

    Sempre tens material a mais ou tens a menos?
    Se tivesses um kit de ferramentas a mais que quisesses vender era um espetáculo :p .

    O material não parece estar nada mal. Se queres aprender alguma coisa no restauro e fazer algumas coisas tu mesmo, acompanha alguns tópicos de restauro onde tens tuturiais que te ajudam e começa a trabalhar nessas peças mais pequenas. Vais ver que te vai dar um gozo enorme e vais querer avançar cada vez mais com o restauro da máquina.

    Os fundos precisam de alguma atenção, mas nada que não se faça.

    Bom trabalho
     
  16. Olá Fábio,

    Parece que afinal tenho algum material a menos. Não acredito que "deitamos fora" o carro dador e nem reparámos que não tinhamos o pedal do acelarador, por exemplo!

    Kit de ferramentas so tenho um e a chave de velas já deu um jeitão :)

    Qualquer dia apareço em Leiria para beber-mos uma imperial, que achas?

    Abraço,
     
  17. Francisco, sou de lisboa e tenho um carro igual, 1700cc inclusive.
    Se fores mesmo de lisboa e tiveres o carro em lisboa e precisares de ajuda diz.

    Cumprimentos
     
  18. Boa noite Rogério, sou mesmo de Lisboa mas o carro mora noutro sitio. Um dos problemas da cidade é a falta de espaço :)
    Por acaso li o teu tópico na integra o mês passado. O carro ficou simplesmente soberbo. Gostaria bastante de recuperar o meu com o mesmo nível de detalhe.
     
  19. Ok força nisso então.
    www.opel-classic-parts.com tem praticamente tudo o que precisas.
    podes tentar em lisboa o "costa peças", talvez tenha alguma coisa de mecanica dessa que precisas, é tentar...

    em relaçao ao motor, se n me engano o numero do motor nos 1700cc começa por 17 e nos 1500cc começa por 15.. estou a falar de cor mas se ainda houver essa duvida diz que vou confirmar no motor do meu.
     
  20. Se a dica dos numero no bloco do motor estiver correcta, então trata-se de um 1500cc. O numero começa por 15.
    Mas já que tenho o motor desmontado penso que também dá para saber a cilindrada medindo o diametro dos cilindros e mais qualquer coisa... Ainda vou ter de procurar essa formula de calculo :)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página