Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Como Reparar um Podre ?!

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Alexandre Sequeira, 2 Mai 2010.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Alexandre Sequeira, 2 Mai 2010.

  1. Amigos , a pouco vou tentado reparar a mala do meu 16 , pedia a ajuda de quem soube-se para me ajudar a fazer isto em casa.. Que material precisava eu ?
    Obrigada Camaradas :D
     
  2. Revista autohje da ultima quinta, nao tenho a certeza pq comprei e pediram-me logo p a levar, amanha ja a tenho e posso confirmar, mas penso q tem umas duas paginas a explicar assim como os produtos a aplicar c preços e tudo. Abraço! :D
     
  3. que tipo de podre é?? grande ou pequeno? superficial ou fundo??


    mete ai uma fotos... ;)
     
  4. Boas, é necessário cortar a chapa podre e colocar chapa nova soldada!Nada de fibras!!!
     
  5. é atrás na mala , mesmo no fundo amanha deixo ai uma foto para verem como é ;)
     
  6. Reparar um podre tem muito que se diga e depende também do sitio onde ele está!

    Tira umas fotos para a malta poder opinar melhor ;)
     
  7. Se o podre tiver 50 mm corta-se a chapa tambem?
    Nao concordo, hoje em dia ha varios tratamentos que se podem dar sem ser excerto de chapa. tudo depende muito do tipo de podre, tamanha, profundida etc.
    O principio é que é sempre o mesmo, antes de qualuer tratamento é presico ter 200% de segurança que nao ficou la ferrugem nenhuma.
    Se o podre for pequeno, lixadeira para cima, 2 ou tres camadas de conversor de ferrugem para ficar bem protegido, pq este tambem tem esse proposito, deixa uma camada vidrosa que repele a agua. A partir dai, depende do trabalho que quiseres ter, betume é mais facil de trabalhar mas muito fragil com humidades, a fibra tem uma resistencia 50X maior, entao aplicando a manta de fibra primeiro fazendo o acabamento depois ou com fibra de vido em lata ou fibra de aluminio os resultados sao bons e si ficar bem tempo podes ficar uns tempos sem pensar mais nisso. Claro que este é um trabalho que tem de ser muito bem feito. Como ja disse antes, um pequeno pico que la fique e esta tudo estragado.
    Outra coisa que tens de ter em conta é que normalmente os podre vem de dentro para fora, nao vale apenas tratar o exterior se o interior continua podre.
    Na minha opinião, e sendo na mala, se tem podre é porque tens infiltraçoes, e para este tipo de casos nao ha milgares, mesmo que metas la chapa aquilo fica igual.

    Quanto a material
    Conversor da Vactan que eu uso, so atraves de importação. cerca de 20 euros 250 mml
    754e_35.JPG

    Manta de fibra e a respectiva resina, quanto mais fina for melhor
    [​IMG]

    Pasta de fibra de vidro ou aluminio, melhor a de fibra, arranjas por 10/15 euros no leroy ou robialac
     

    Ficheiros Anexados:

  8. nf4ljc.jpg

    2mw5ibo.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Agora fiquei...assimmmm...! Surpreendido pela negativa!
    Então isto é um forum de carros clássicos, na esmagadora maioria do tipo chassis+carroçaria de chapa e vamos estar a indicar este tipo de reparações para estes carros??!! Não Compreendo nem concordo.

    O que estás a propor é uma reparação do tipo que se faz nas oficinas normais, em carros normais do dia a dia, em que é para durar 2-5 anos sem piorar muito mais e fica tapado. "Olhos que não vêem coração que não sente". É uma alternativa rápida e acessível, não uma solução bem feita num carro clássico que se pretende durar mais uns 10-20 anos pelo menos.
    Também já o fiz dessa forma e há muitos que o fazem, mas é preciso frisar aqui, principalmente a quem não sabe e pede a nossa opinião de como fazer, de que estes métodos do "tapa e enche" não são os mais correctos. Mais concretamente, são técnicas que qualquer um faz em que o carro aguenta mais uns tempos sem se deteriorar mais.

    Para mim e para os mais entendidos, de certeza que o método de cortar e soldar chapa nova é o mais correcto. E se bem feito não leva betume quase nenhum, apenas betume de enchimento de dar a pistola para ficar mais prefeito. Infelizmente já há poucos que o façam bem e quem se aventura a fazer tem de errar muito até chegar ao ponto de perfeição e não precisar de betume neste tipo de trabalho. Mesmo que seja só um buraco originado por ferrugem com 10mm e ferrugem á volta, o correcto será cortar sempre mais 5-10mm á volta, na zona sã, e soldar chapa nova.

    Outra coisa importante é: existe a ferrugem e existe a chapa podre.
    Numa chapa sólida de 1-2mm com ferrugem superficial pode-se usar discos abrasivos ou escova ou lixa fina para tirar o máximo de ferrugem, tentando nao retirar muito material são, e então usar o tal conversor de ferrugem seguido do tratamento habitual de primário e pintura.
    Em chapa podre não há outra solução senão substituir o painel completo ou fazer os remendos necessários em chapa, cortando sempre toda aquela que não esteja em bom estado.

    Um bom livro de restauro de chapa é sempre uma boa ajuda para aprender e/ou aprender com quem sabe e/ou pesquisar foruns de restauro. Um bom site é o migwelding (pesquisar no google). Experimentar muito, errar e nao ter medo de aprender e fazer, leva á solução do problema.

    João Bento
     
  10. ATENÇÃO, o melhor tratamento é sempre chapa nova!
    Amigo Joao Bento, nunca pus em causa isso, tal como voce e muitos outros tambem concordo que o melhor tratamento a dar é sempre chapa. Mas tambem sei reconhecer a evolução dos materiais nos ultimos anos, e hoje existem muitos e com bastante qualidade. Alias, nunca vi ferrugem em fibra de vida ate hoje. Se o conceito de um bom trabalho de chapa é cortar toda a zona afectada pela ferrugem, um bom trabalho em fibra de vida é exactamente o mesmo! Se nao houver ferrugem por baixa esta tudo bem. Claro que em termos de rigides estrutural nao se deve usala em certaz zonas, como pilares e zonas de torçao.
    Acho é mau em certos sitios ainda se fazer reparaçoes com betume, porque é um material que nao vale realmente nada, mas claro, é muito mais facil de trabalhar que a fibra.
    Entendo que posso ter percebido mal, pois para mim nao faz sentido cortar chapa por um buraco que tem milimetros.
    Quanto a esse podre Alexandre, nao me parece nada saudavel, quando começares a descarcar vai ficar um ai buracão que so cao chapa é que vai la.
     
  11. Se tiver de ir a faca vai ! Isso nao tem mal nenhum eheh
     
  12. Uma vez que a carroceria é em chapa o ideal é fazer o remendo em chapa, assim vai continuar a ser só de chapa. Para quê estar a introduzir outros materiais? Por ser fácil?
     
  13. O meu pai é serralheiro, e viu este tópico, e disse que a ideia de cortar 5-10 mm a mais do que o buraco é a mais sensata, mas que também não se perdia nada em fazer algo antes. Retirar a tinta, passar com ácido, para a chapa, no caso de estar verdadeiramente corroída por dentro, se começar a revelar, porque senão, pode estar apenas a remendar uma zona, enquanto tem outras a necessitar o mesmo reparo. O conselho que aqui deixo, é retirar o para-choques completamente, tirar-lhe a tinta, e fazer um bom restauro do mesmo, de modo a que este adquira uma qualidade maior. Pode ficar caro, mas é mais seguro que o betume, que eu desaprovo totalmente, por ser algo temporário e a necessitar uma manutenção constante, e uma alternativa às fibras sintéticas, que se tornam desaconselhadas num clássico, e que na minha humilde opinião, podem desvalorizar o mesmo. como disse o Henrique Prazeres, chapa por chapa, faça o trabalho todo no mesmo material, de modo a salvaguardar a integridade do seu veículo. E buracos, podres, corrosões, mesmo que pequenas, devem ser tratadas na hora, e com imenso cuidado.

    Votos de uma feliz reparação,

    David da Costa Ribeiro
     
  14. Boas.Mais uma x repito Fibra não é solução!!Por muito que limpem nunca fica bom e volta a aparecer passado uns tempos, já para não falar que depois quando fores mexer outra x deixa de ser 5cm e passa a ser 10 e assim sucessivamente!
    Milagres não há, chamo a isso reparações precárias, que são feitas por aquelas pessoas que pretendem enganar outras e vender os carros!
    Segundo a foto apresentada, cortas o quadrado de chapa corroida, fazes uma nova e voltas a soldar!
    Desculpem lá mas é a minha opinião.
     
  15. e a mais sensata
     

  16. neste caso é cortar e soldar... ;)
     

    Ficheiros Anexados:

  17. Ora bem , entao é cortar aquele quadrado todo do fundo certo ?
    Só agora vi mas por dentro parece que levou uma pasta qualquer que foi pincelada , mas foi so mesmo naquele sitio.. Secalhar andaram la a inventar com as tais fibras.. :wacko:
     
  18. bem eu não percebo nada disto mas para arranjar um podre nada como um bom remendo em chapa! depois lixar o ressalto deixado pelo o mesmo na pintura para poder receber uma camada de betume lixar o mesmo com lixa 180 e desdobrar com lixa 220 podendo ir ate á 400. depois disto vamos dar uma camada de aparelho e lixando depois de sedo não é recomendado aparelho monoconponentes(celuloso) um aparelho acrílico de diluição de 4:1isole as peças adjacentes para aplicar aparelho deixe secar 8/12h a temperatura ambiente lixe o aparelho a agua com lixa 400 de seguida lixe o resto da peça com lixa 800 a agua isole as peças adjacentes se for o caso arranje uma boa tinta para aplicar na peça a repintar sempre acrílicos! em temperaturas normais ambientais..dar 1 de mão não molhada(pulverizada) deixe secar entre 3/5 min depois aplique a 2 de mão menos pulverizada e um pouco mais molhada deixe secar o igual período da 1 demao e de seguida então aplique 3 demao molhada deixe secar 8/12h e depois dia o resultado tudo isto tem de ser feito um ambiente isento de lixos e poeiras sim a fibra nao apodrecesse mas com o passar do tempo estala e começa a descolar perddendo aderençia ao material um abraço e alguma duvida pergunte.
     
  19. assim é que é falar partilho da mesma opniao :D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página