Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Como posso tornar-me um bom mecânico?

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Nuno Cardoso 1987, 19 Mai 2010.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Nuno Cardoso 1987, 19 Mai 2010.

  1. Boa tarde a todos.
    Eu sou o Nuno Cardoso, tenho 22 anos e sou da Madalena - Vila Nova de Gaia.

    Recentemente, descobri uma enorme paixão por carros, motas, aviões, barcos... Enfim, tudo o que tenha um motor desperta em mim uma enorme curiosidade em saber como funciona.
    É por este motivo que vos peço ajuda. Eu não percebo nada de mecânica, nem o óleo do carro sei mudar... Mas, gostava de inverter esta situação!

    Eu estava a pensar seguir engenharia mecânica na Universidade do Porto ou de Aveiro, mas não tenho a certeza que seja a melhor opção para o que ambiciono...
    Podem sugerir-me algum curso de mecânica, com uma forte componente prática, que me permita adquirir os conhecimentos necessários para abrir uma oficina e reparar/restaurar automóveis?

    Obrigado pela atenção.
     
  2. Olá Nuno, se realmente queres ser mecânico tenta frequentar um curso ou então arranja trabalho numa oficina.
    Um abraço.
     
  3. Arranja lá trabalho ao rapaz!:huh: :D
    Vai ter contigo 2 ou 3 dias, dás-lhe um curso intensivo e no fim desses dias ele está apto para escolher se quer seguir esse sonho, ou se pensava que era outra coisa e estava enganado...
     
  4. Quanto a mim posso-te lembrar que o ISEP tem agora um curso de Engenharia Automóvel... pelo que me apercebo (porque sou estudante de Engenharia Mecânica lá também) os professores parecem ter boa vontade para dar uma componente prática mais forte, mas já se sabe como é uma faculdade... em Portugal pensa-se que um Engenheiro não pode sujar as mãos.
    Quanto a aprenderes é sempre bom teres tu próprio a curiosidade e ir mexendo em alguma coisa, eu falo mas não sou exemplo, tenho ca em casa um motor Sachs para montar a dois anos mas ainda nao tive tempo.
    Arranja qualquer coisa para mexeres ou vai vendo videos, o youtube é muito bom para isso, se quiseres posso-te arranjar bibliografia mas vais achar intragável.
     
  5. Pois! É que o que eu quero é mesmo "sujar as mãos"...
    Quero ser capaz de pegar num carro todo velho, a cair aos bocados e pô-lo todo bonitinho a rodar na estrada...
    Eu vou procurar trabalho numa oficina, acho que é a melhor forma de começar... Também gostei da ideia de ver vídeos no Youtube...
    No ISEP, existe a possibilidade de fazer um CET, antes de ingressar na licenciatura? Na Universidade de Aveiro há alguns, mas não de Mecânica Automóvel...

    Obrigado pelas dicas.
     
  6. Caro amigo,

    eu proprio tambem tenho essa mesma ambiçao de aprender a trabalhar com motores e carros e ser capaz de restaurar um carro autonomamente. Realmente os cursos de hoje em dia nao tem grande componente pratica (infelizmente) sendo os cursos profissionais os que sao mais virados para essa variante, contudo e mais uma vez infelizmente os cursos das faculdades tem mais credibilidade a nivel curricular devido a serem de ensino superior.. Eu ando a tirar engenharia electromecanica, mas nao me sinto a ganhar grandes bases para o que pretendo mas pronto sao 3 anos e depois tenho o "canudo" e apartir dai espero fazer estagios que me enriquecerao como prentendo!

    Saudaçoes!
     
  7. Era mesmo isso que eu queria. O problema é que já tenho o 12º ano...
    Obrigado na mesma.
     
  8. Era mesmo isso que eu queria... O problema é que já tenho o 12º, por isso só me posso inscrever em cursos de Nível IV (Cursos de Especialização Tecnológica), ou ensino superior...

    Obrigado na mesma.
     
  9. Os CET's pelo que sei tens que fazer uma prova específica de matemática e não costuma ser fácil. Já li sobre um curso de restauro de carros em Braga creio.
    Um bom começo pode ser comprares um carro (Fiat 126, 127) e ires chateando a malta por cá ou alguém com quem tenhas mais convívio, deves aprender muito assim.
     
  10. eu em antes de comprar o clássico pouco sabia, agora já tenho mais algumas nocções de tudo.
    Mas já se sabe que ainda não faço nada por ai fora...
     
  11. Foi assim que começei, nas férias de Verão da Escola , meu Pai falava com o dono da oficina onde ele arranjava o carro e pumba , era cunha certa :Dera dois meses de "negrura" e um mês de borga :p o que mais desatinava era o cheiro a gasoleo :(-mas adiante ...... Nuno, o mais certo para ganhares pratica e veres a realidade da profissão é mesmo on job, ganhar confiança, andar sujo, dedos cortados :p:De ai vais aos poucos, olhe que a profissão de mecanica é preciso ter gosto, mas mesmo gosto ;) boa sorte amigo :feliz:
     
  12. Ou fazes como eu que dispenso professores e canudos(ñ tenho nada contra a quem os tira) para provar o que quer que seja a alguém:D:gear_wink2: Boas aprendizagens de restauros em escolas só mesmo lá fora (no estrangeiro, porque os de cá são deveras egoístas para partilhar o que quer que sejaB)), se puderes compra um carro,moto ou um motor e pratica;) Os melhores professores são os Livros a meu ver, à bons livros de mecânica actual de época (dos anos 40´s para cima se não estou em erro) nas bibliotecas ou alfarrabistas, isto se gostas e tens paciência para ler, já estou mais que habituado a desenrascar me sozinho, até agora tenho gostado desta aventura e se deus quiser vou explorar este meu gosto pelos clássicos pelo mundo fora, que isto cá são raras as vezes que se pratica por amor aos clássicos mas sim ao que cai no final do mêsB) Se puderes trabalhar numa oficina melhor ainda, tentei ter chances/cunhas dessas e nunca deu resultado:(- mas não desanimo, porque tudo o que quero mais tarde ou mais cedo obtenho;) o bom é nunca desistir Nuno, Boa sorte;)
     
  13. foi nesta escola que tirei o curso
     
  14. ja fiquei com um traumatismo num dedo por causa de um diferêncial, chamei tantos nomes ao carro que ao fim de uns quilómetros deve ter avariado. :D
     
  15. Nem digas nada... :huh:
     

  16. querer logo abrir reparar e restaurar carros?? isso nao sera pedir muito? é preciso muitos anos para se saber alguma coisa de reparaçao e restauro, alem de que tambem é preciso saber de gestao empresarial.
     
  17. Ya! Eu sei que não vou começar logo por aí... Primeiro tenho de arranjar trabalho numa oficina, para ganhar experiência e só depois abrir o meu negócio...
    Mas, o objectivo final é esse!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página