como obter documentos?

Boa tarde,

Tenho uma motobecane desde os 12 anos que veio da frança. Essa motobecane foi dada a um tio meu por um antigo patrao dele, que lhe tinham oferecido etc etc... Ao que sei essa mota nunca teve documentos nem matricula e disseram-me que em frança essas motas naquele tempo não precisavam de documentos.

o problema é que eu agora restaurei a mota e fazia intenção de andar com ela na via publica uma vez que ficou muito bonita e é pena te-la em casa.

Com esta duvida eu contactei o IMTT via mail, expus o meu caso, ao que me disseram o seguinte:
"Exmo. Senhor,
De acordo com a descrição de V.Exa presume-se que o veículo em apreço trata-se de um velocípede a motor. Este veículo nos termos do número 3 do artigo 112º do C.E. é equiparado a velocípede não carecendo de matrícula nem de qualquer documentação para circular na via pública.

A DSRTS

Com os melhores cumprimentos

Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento

IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres"

Agora digam-me de vossa justiça que são conhecerdores das leis.

Sei que não quero arriscar ficaar sem a mota, pois serei mandado parar e digo que o IMTT disse isto eles podem nao ir na conversa.

Cumprimentos a todos
 
Se o IMTT te escreveu esse texto começas a andar com a carta que te mandaram na rua e prontos.

Se não vais perguntar aos agentes da policia o que pensam disso e se podes circular a vontade.

E sim é verdade que em França esse tipo de veiculos não precisavam de documentos.
 
OP
OP
J

Joao Luis Garrido

YoungTimer
É uma ideia interessante ir ao posto da GNR perguntar.

Mas tambémhouve pessoas que me informaram que o IMTT não ta correcto... enfim...
 
Joao Luis Garrido disse:
É uma ideia interessante ir ao posto da GNR perguntar.

Mas tambémhouve pessoas que me informaram que o IMTT não ta correcto... enfim...

Pergunta a quem te pode criar problemas e já ficas esclarecido.;)
 
Um veículo com motor, quando circula na via pública, tem que ter registo (matrícula) e o respectivo seguro!!

A tua situação não é nada fácil. Na minha opinião, a resposta do IMTT, foi para despachar, pois nem eles devem saber como tratar este assunto.

Eu não me arriscaria muito a circular com a mota na estrada. Se tens o azar de apanhar um polícia mais rigoroso, pode pegar contigo e apreender a mota e depois, diz-lhe adeus, pois não tens nada que prove que a mota é tua.

Para teres um exemplo, aquelas motas minúsculas que até se vendiam nas festas, tem um motor pequeno e são minúsculas, no entanto não podem circular na via pública. Tem que ter registo e seguro.

Se fosse a ti pedia um esclarecimento à ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), não sei se será a entidade competente para isso... o_O
 
meus senhores, sem ofensa para ninguém mas... consultem o código da estrada! vem lá tudo, definições básicas do que é um automóvel, um motociclo ou um velocipede. O que o IMTT disse está certo. E até indicaram o artigo aplicável. Que querem mais? E sorte tiveste tu ainda, ao te sair um funcionário que sabe ou tinha a quem perguntar o que é uma motobecane.
 

rodrigo.florencio

YoungTimer
boas eu preciso realmente de ajuda , eu tenho uma casal K-163 de 68 50cm2 que foi dada ao meu padrinho por um amigo dele cuja a mota tambem lhe foi dada pelo tio que ja faleceu,o problema é os documentos , eu nao os tenho e preciso deles para levar a mota para faro.por favor se alguem souber o que fazer digam-me aceito qualquer tipo de sugestoes.
Com os melhores cumprimentos .
 

Rúben Simão

YoungTimer
Boas,
Eu estou com o mesmo problema, já enviei para o IMTT e para a GNR e ainda não responderam!
ainda continuas a andar sem documentos ou que fizeste?

cumprimentos.
 
Topo