Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Como escolher a Bateria correcta!

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Emanuel Baptista, 17 Abr 2016.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Emanuel Baptista, 17 Abr 2016.

  1. Estando em processo de escolher bateria para um Alfa Romeo 1600 Gt Junior, não sabia que tipo de bateria melhor se adaptava, procurei na internet e encontrei na Automotive Electric Handbook da HP Books resposta para as minhas duvidas.
    Fiquei a saber que para este carro a bateria deve ter um mínimo de 100 CCA e 60Ah a garantia é o item que pode fazer toda a diferença no preço final.
    Transcrevo parte do artigo para este fórum, que se adapta a todo o tipo de automóveis.
    As minhas desculpas pelo facto de se encontrar em Ingles
    Cumprimentos.

    "selecting a suitable battery for your project car is much more than just getting the right price. Once you understand the theory behind battery ratings you need to know how to translate that theory into a buying decision. The following guidlines will help:
    Cranking capacity (CCA) is the single most important factor. The rule of thumb is to buy a battery with at least 1 amp of cold crank rating for each cubic inch of engine displacement (1 cubic inch = 16,4 cubic centimeter). This translates to a minimum of 6 amp per 0,1 liter, considering there are approximately 61 cubic inches per liter. For example , a 1.6 - liter stock VW engine requires a battery rated at 96 cold crank amp CCA,. Because most replacement batteries are sold for engines with larger displacements, you may have trouble finding a battery rated this low. In other words, you probably won't have to worry about any battery, whatever the price, being inadequate for a stock VW engine. For larger engines, use the above rule.Then there's a rule of thumb for determining reserve capacity (Ah ampere hour). Unless you frequently travel in remote areas, choose a battery whose reserve capacity permits you to drive the car with a failed generator for at least 1hour (60 Ah) Then there's the matter of warranty. Because the price of a battery is roughly proporcional to its warranty coverage."
     
    #1 Emanuel Baptista, 17 Abr 2016
    Última edição: 18 Abr 2016
    José Manuel gostou disto.
  2. Segundo o que está escrito assume-se que o carro vai estar sempre a consumir 60A. Não acho realista. Por outro lado é pouco tempo uma hora pois não permite finalizar uma boa parte das viagens...
     
  3. Se o automóvel clássico circular diariamente ou pelo menos umas 3 vezes por semana, todas as preocupações são reduzidas drasticamente. Quanto às características eléctricas referidas, a taxa de compressão do motor terá alguma influência no valor do CCA.
     
  4. Bom dia
    Primeiro que tudo, revelo a minha limitação por tudo o que diz respeito a electricidade automóvel, sei muito pouco.
    Aquilo que eu compreendi é que os valores que definem uma bateria são:
    1- ah que não é mais do que a capacidade que uma bateria tem para manter as necessidades do carro sem estar em carga, e dai o ampere hour (ah), e pelo que pude apurar uma bateria grande (dimensão) em relação a uma bateria mais pequena tem sempre um ah maior para o mesmo tipo de material (ou para a mesma qualidade) o que faz sentido.
    2-CCA que é a capacidade que a mesma tem para um arranque a frio

    Falei com um técnico de baterias que me disse que com a idade tem tendência a perder estas características assim convêm comprar baterias com valores mais elevados, aliás elas já estão de uma maneira geral sobredimensionadas.

    O que Armenio Pereira fala sobre uma hora ser pouco tempo, se pesquisar não vai conseguir muito melhor nas baterias de pequena dimensão talvez o máximo de 70ah.
    Cumprimentos
     
    Pedro Pereira Marques gostou disto.
  5. Uma hora é pouco mas 60AH acredito que dê para duas... A iluminação e ignição não chega a gastar 30A logo 30Ax2h vai dar 60Ah... Claro que conta e como muito bem referiu o envelhecimento...
    Abraço!
    Arménio
     
  6. Boas

    Trabalho numa oficina e no catalogo a bateria que indica é a seguinte para
    ALFA ROMEU GT JUNIOR 87cv 1300 (1963/03 - 1977/12)

    Bateria de arranque BOSCH 0 092 S50 060

    • Tensão [V] = 12
    • Capacidade da bateria [Ah] = 63
    • Corrente de ensaio a frio EN [A] = 610
    • Comprimento (mm) = 242
    • Largura [mm] = 175
    • Altura [mm] = 190
    • Disposição dos pólos = 1
    • Tipo de junta do piso = B13
    • Tipo de terminal = 1
    Espero ter ajudado.

    Um abraço
     
    Emanuel Baptista gostou disto.
  7. Peço desculpa se vou dizer uma alarvidade mas qual a capacidade do alternador?
    Eu sempre usei a linha de pensamento: "de que adianta ter uma bateria de 100 amperes se o alternador é de 60 amperes"
    Estarei errado?
     
  8. Se o alternador de 60A estiver a carregar (ao máximo) durante 1 hora e quarenta minutos, carrega os 100A da bateria.
     
    Emanuel Baptista e vitordavid gostaram disto.
  9. Muito obrigado pela correcção. Já corrigi um erro crónico. Sempre me governei por esta regra errada "Não comprar uma bateria com mais amperes do que o alternador"
     
  10. É uma regra minha, não a imponho a ninguém. Eu pego numa fita métrica, meço o espaço da bateria e compro a maior bateria que lá couber, estou a falar em termos de Ah e CCA.
     
    José Cardoso e Emanuel Baptista gostaram disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página