Combustivel para clássicos

Estado
Fechado para novas mensagens.

Miguel Sobreda

YoungTimer
Após ser confrontado com a diversa informação existente na net e em outros fóruns acerca do uso de gasolina 95 ou 98 octanas, com ou sem aditivo e qual, a minha dúvida permaneceu. E pelo que parece não sou o único. Com este tópico pretendo que se discuta qual o melhor combustivel a usar em clássicos a gasolina e se se deve pôr aditivo e se sim qual. Qual será a alternativa mais barata? E a que melhor fará de modo a preservar os nossos carros?
Vamos por esta dúvida em pratos limpos de uma vez por todas...!:cool:
 

Hugo Rainho

Clássico
Por acaso é uma dúvida que me acompanha desde que tenho clássicos. Já ouvi em fazer afinações no motor para melhor receber os combustíveis actuais, mas não sei que tipos de afinações se têm que fazer, se é que temos de fazer essas afinações...
 
OP
OP
M

Miguel Sobreda

YoungTimer
Muito obrigado pelas respostas, o tópico do Eduardo Relvas é sem dúvida muito esclarecedor mas uma das minhas duvidas persistiu... Que tipo de aditivo e qual devo usar no meu carro, visto que devo usar gasolina 95 tal como disse o Eduardo.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Caro Miguel,

Em termos de aditivos, existe pouca informação factual disponível, e mesmo a maioria dos produtores destes indicam o uso dos mesmos em conjunto com a gasolina de 98 octanas, o que é um inconveniente quando o carro pode trabalhar perfeitamente com a de 95.

Pessoalmente, tenho usado o aditivo da Galp com a de 95, mas como os motores dos meus carros são (segundo a opinião de vários especialistas) capazes de aceitar a gasolina sem chumbo, nem sequer me tenho preocupado com isso. No Spider meto quando me lembro, no 127 nem meto.

O motor do Mini tem a cabeça em ferro, e as sedes de válvulas são demasiado macias para tolerar a gasolina sem chumbo. Além da dureza da liga há também que ter em conta a capacidade de extracção de calor da zona da válvula, neste aspecto não sei como o motor se comporta, mas presumo que não seja particularmente bom.

O que eu recomendo é simplesmente manter o uso da 95 com um aditivo qualquer, de qualquer forma se o uso não for muito, nem muito "pesado", o motor ainda durará muito tempo. Um dia mais tarde, quando houver razão para mexer no motor, pode então adquirir uma cabeça já compatível com a gasolina sem chumbo, que no caso dos Minis têm a facilidade de ter bastantes fontes deste material e presumo que a preços razoáveis.

Um abraço!
 
OP
OP
M

Miguel Sobreda

YoungTimer
Mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento. Resumindo, vou usar gasolina 95 com o único aditivo que conheço para gasolina 98 da galp. Certo? Devo usar a mesma quantidade recomendada para uso na gasolina 98?
 
Amigos não vale a pena ter mais um tópico sobre o assunto.
Aos interessados basta fazer uma pesquisa por "octanas" e encontram 4 ou 5 tópicos sobre o assunto.

Divirtam-se que vou bloquear este....
 
Estado
Fechado para novas mensagens.
Topo