Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Colector de escape correcto para e21 315

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Nuno Afonso, 22 Ago 2009.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Nuno Afonso, 22 Ago 2009.

  1. Boas amigos. Já vi que pelo portal há muitos entusiastas BMW, espero que me possam ajudar. O problema é montar um colector de escape adequado num BMW 315 de 1982.
    O que está no carro, que julgo ser de origem (pelo menos o motor é) está rachado, tem que ser substituído. Embora a intenção seja montar um de origem, novo ou usado, não ponho de parte montar outro colector, oriundo de outro M10, desde que funcione sem problemas. O problema é que, para além do que está no carro, não consigo encontrar em parte nenhuma uma identificação correcta do colector de escape do 315. Tanto nos catálogos de peças como em fornecedores de peças BMW, na net ou aqui em Lisboa, a peça está identificada só pela referência (as imagens são gerais, servem para todos os tipos de colector do M10, que há vários), e o que é giro (embora eu não ache piada nenhuma) é que um colector de escape novo para um 315 custa quase 500 euros, enquanto para um e21 316 ou 318 custa menos de metade... E o 315 é o modelo de base, o mais barato, o que anda menos... E ninguém me consegue explicar porquê esta diferença de preço! A verdade é que o colector que está no carro tem um aspecto normalíssimo, sem nada que justifique tal diferença, e na net e outras fontes não encontro nada que justifique tal preço. Como o mais provável é acabar por comprar um colector usado, tenho mesmo que identificar quais os que servem no M10 do 315 (M10 M98). Entretanto já me enviaram um colector (um fornecedor de peças usadas), mas apesar de, aparentemente, acoplar bem à cabeça do motor, a verdade é que não "joga" com o resto do escape, pois tem saída dupla inclinada para trás, enquanto o colector do 315 tem uma só saída (4 em 1) orientada para baixo, na vertical. Isso nem seria problema, pois não me importo de colocar a peça seguinte do escape (falange, creio), para adaptar a outro colector que não seja igual ao lá está. Só que o colector que me enviaram tem tubos de secção circular (deve ser de um 02, acho), e os tubos do 315 e de outros e21 são meio rectangulares/ovalizados, pelo que nem pensar em colocá-lo.
    Assim, e em resumo (desculpem lá a extensão do texto...) o que preciso saber é quais são os colectores do M10 que posso colocar no 315... Esta história de achar que as peças dos M10 são quase todas mais ou menos intercambiáveis já me está a dar água pela barba... Posso montar o colector de um 316? (em geral são 1800). posso montar um colector qualquer do M10 desde que tenha os tubos com o mesmo tipo de secção? Ou as distâncias entre tubos/cilindros variam com os modelos? Entretanto, além de andar com um carro que anda a fazer um barulho meio esquisito e deixa passar fumo para o habitáculo (não tenho outro carro...) a data da inspecção vai-se aproximando...
     
  2. Boas Nuno,

    enviei fotos do colector do meu E21 3 15 do mesmo ano do teu, espero que te ajude a encontar o modelo correcto.

    Boa sorte

    JLIMA
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página