Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Classicos sem IPO

Tópico em 'Legislação' iniciado por Helder Manuel Oliveira, 15 Fev 2010.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Helder Manuel Oliveira, 15 Fev 2010.

  1. Aproveito a oportunidade para esclarecer uma dúvida, por parte dos entendidos nesta matéria. Quantos anos pode estar um carro (anterior a 1980) sem ir à inspecção?
    E quais são as consequências?
     
  2. Que eu saiba, pode estar todos os que quiser, sem consequências nenhumas...
     
  3. Exacto, não existe actualmente qualquer penalização B)
     
  4. apenas tem k ser submetido a inspecçao b s tiver + d 4 anos , (n tenho a certeza em relaçao aos anos mas penso k sejam +d4)
    cumps
     
  5. Significa então que um classico não precisa de ir a um IPO ? nunca ?
    não faz grande sentido.... podem esclarecer melhor ?
     
  6. Isso se refere aos que estão parados, para que o IMTT não dê de baixa as matriculas. Para circular tem que ter inspecção.
     
  7. Não existe penalização se não for detectado pelas autoridades a circular na via publica........
    No entanto os centros de IPO exigem uma declaração, sob compromisso de honra, que o veiculo não foi impeccionado pela razão xpto......
     
  8. Se for anterior a 1980 até 1959, de facto nao ha penalização, mas de que serve ter um classico enclasurado numa garagem sem poder circular com ele? Por isso nada como te-lo inspecionado e a andar com todos os documentos direitinhos...Os anteriores a 1959 não é exigida a inspecçao.
     
  9. Qualquer carro que circule em via publica TEM QUE TER IPO, apenas os carros que anteriores a 1980 que não tenham inspecção nos últimos 4 ou 5 anos não terão as matriculas canceladas, mas para andarem na via publica TEM QUE TER IPO. Os carros dos anos seguintes a 1980 que não tenham inspecção nos últimos 4 ou 5 anos terão que ser sujeitos a uma inspecção tipo B ( mais rigorosa ) para que possam ser "reactivadas" as matriculas e poderem circular em via publica.
     
  10. o dono do carro faz o que quer... pode te-lo num barracão 50 anos, qual o problema?? no entanto quando quiser circular com ele novamente tem de ter seguro e o carro inspecionado (neste caso uma inspeção tipo B, como ja foi dito...):D
     
  11. o IMTT nao pode fazer nada aos carros parados anteriores a 1980 pois nao tem dados informaticos acerca deles! ;)

    nao tem de ir a nenhuma inspecçao tipo B, para voltar a circular... mas claro tem que ter IPO!
     
  12. Amigos está aqui muitas confusões e vou explicar pois já passei por algumas experiências e pedi informações a quem de direito (IMTT e Centros de Inspecção)

    Falei à pouco tempo com um Inspector Chefe do IMTT (não sei se é o nome correcto), que são aqueles técnicos que vão aos IPO fazer as verificações técnicas e inspecções tipo B (extraordinárias) e tirei algumas dúvidas B)

    Os veículos anteriores a 1960 (penso que até 31/12/59) estão isentos de IPO, se não me engano só fazem de 5 em 5 anos (mas aqui não tenho certeza disso, pois não tenho nenhuma viatura que se enquadre aqui)

    Os veículos até 1980 não tem matriculas canceladas, pois é só a partir desse ano e se não tiverem efectuado uma Inspecção durante 5 anos.

    Todas as viaturas para circular na via pública tem de ter inspecção efectuada.

    Em relacção aos veiculos mais antigos a maior parte deles não está informatizada, mas ao registar-se com um novo dono esses dados são inseridos no sistema.

    Por defeito (do sistema) ao emitirem um novo Certificado de Matricula vulgo Documento Único Automóvel, colocam a data da matricula da viatura em 01 de Janeiro do ano do carro :wacko: se isso acontecer terão de pedir alteração da data para a correcta, pois altera a data legal para proceder à IPO que é 3 meses antes da data do carro até ao dia e mês da matricula.

    Falta de Inspecção é uma Contra Ordenação Leve punida com coima de 250€ (minimo)
     
  13. Obrigado amigo Jorge

    Essa informação é vital.
    É evidente que nós, amantes de "charutos" temos que ter todo o cuidado com estas coisas, para não estarmos metidos em mais trapalhadas de papéis e requerimentos, fruto de cancelamento de matrículas e mais o resto!
    Um carro, independentemente da "idade", para circular na via pública fora de eventos específicos, tem que ter a IPO em dia e o seguro.
    Não tenho a informação tão detalhada como o Jorge, mas é a minha interpretação da lei e das conversas nos centros IPO e no mecânico.
    E por causa disso, é que ando, embora sem grandes correrias, a tentar corrigir "as anomalias" do R5, de modo a colocá-lo de novo na estrada, quanto antes!
    E este tópico, como outros que existem no portal, é muito interessante e importante para todos.
    É uma forma de nos ajudarmos, esclarecendo-nos uns aos outros, através da informação.
    Abraço e obrigado;)
     
  14. Amigo Jorge Viegas, penso que este tópico foi importante para esclarecer muitas dúvidas.
    De qualquer forma, daquilo que percebi, se eu comprei um carro (antes de 1980), esse carro foi automáticamente informatizado, isto é consta na base de dados como todos os outros, porque mudou de proprietário.
    Quer dizer que tenho de ir à IPO no prazo máximo de 5 anos, sob pena de ter de fazer uma inspecção tipo B. Está correcto?
     
  15. Dantes poucos veiculos estavam informatizados, é provavel que nos anos 70 e 80 não estejam na base de dados (sistema informatico) mas existe na base de dados em livros.

    Pelo que entendi o seu carro foi comprado nos anos 70 por isso não deve estar no sistema informatico. Como julgo que tem os documentos em ordem e no seu nome (livrete e registo de propriedade) ao ir fazer uma inspecção o recepcionista do centro coloca os dados no sistema respeitante à Inspecção (o IMTT é a mesma base) e o inspector coloca os dados no ficheiro correspondente à sua viatura.

    A Conservatória de Registo Automóvel é outro sistema informático e é provavel que o veiculo não exista, mas ao proceder a alguma alteração nos documentos, exemplo, alterar a morada do registo de propriedade os funcionários da mesma colocam os dados no ficheiro.

    Se o carro é anterior a 1980 só tem de fazer uma inspecção normal no valor de 27€ e qualquer coisa...

    Se tiver alguma dúvida, apite ;)
     
  16. Não, Helder!

    Só vão à inspecção do tipo B os carros posteriores a 1 de Janeiro de 1980 (data de matrícula do carro) que não tenham feito nenhuma inspecção nos últimos 5 anos.

    Mesmo comprando um carro anterior a 1980 que não tenha ido à inspecção nos últimos 5 anos, ele só precisa de uma inspecção normal e não de tipo B. ;)
     
  17. Não me fiz entender:
    Comprei agora um carro de 1973. Quer dizer que passa a figurar na base de dados informatizada do IMTT e Conservatória. Certo.
    O que eu quero saber é se tenho de ir à inspecção (normal) dentro de 5 anos?
    Por exemplo, por não conseguir restaura-lo no espaço de 5 anos.
    E se ultrapassar estes 5 anos tenho de fazer a tal inspecção tipo B?
     
  18. Se o carro é de 1973 quase de certeza que não estava informatizado mas ao colocar o carro no seu nome eles (IMTT) emitem o Documento Único e informatizam o carro. O mesmo se passa com a Conservatória Registo Automóvel.

    Como o carro é de 1973 pode demorar o tempo que quiser a restaura-lo pois o mesmo não tem a matricula cancelada (só viaturas a partir de 1980) e quando for fazer a IPO é normal e não extraordinária.
     
  19. Felizmente, tem o tempo que quiser... B)

    Sei isso porque comprei o meu Fiat 1500 de 1965!
     
  20. Ainda bem.
    Obrigado a ambos.
    Clássicos Abraços.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página