Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Clássico?

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por robert soares, 24 Dez 2009.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por robert soares, 24 Dez 2009.

  1. Boas Pessoal,

    jà que existem várias opiniões sobre o que é um clássico, se merece ser chamado de tal,
    e o que o levou a essa categoria, vamos tentar perceber a opiniao de todos.

    Ficam aqui as questões para se opinar!


    Para si, o que é um carro clássico?

    Que modelo considera um clássico?

    Qual o ano de fabrico?

    O que o levou a tal honra?


    Esta 4 perguntas são feitas para obter uma opiniao generalizada em relação aos automoveis que temos, e para dar-mos a nossa opinião, o mais certo será falarmos dos nossos classicos, e justificarmos o motivo pelo qual achamos que ele tem estatuto de classico.

    Abraço
    Robert
     
  2. Robert, eu sei que a ideia é um pouco diferente da dos outros tópicos, mas posso-te garantir que as repostas que vais ter aqui vao ser iguais aos demais tópicos que ja existem sobre este assunto.
     
  3. Eduardo,
    aqui será mais uma forma de justificarmos o porque de considerarmos o nosso carro um classico!
     
  4. Respondendo ao desafio do Robert aqui fica as minhas respostas das seguintes questões,

    1- Para mim um carro clássico tem que ter rigor na originalidade e na beleza de época, mas para mim um clássico enquadra-se a partir da década de 60´s até ao final (estipulado pela Fiva) dos anos 70, não querendo dizer que os de 80´s mais dia menos dia não atinjam este patamar.

    2- Na minha opinião e como apaixonado pela Renault, considero o Renault 5 um verdadeiro clássico.

    3- 1972 com Cx de velocidades estilo 4L (Comercializado em Portugal a partir de 1973, com Cx de velocidades no chão).

    4- O Renault 5 é um carro com espírito e bravura perante os seus opositores disso não à mínima duvida:D:gear_wink2:, basta olhar para o nº de R5´s fabricados entre 72 a 84 em Portugal, tenho pena é que não tenha sido dado o merecido valor nacionalmente e internacionalmente nos dias de hoje tanto patrimonialmente como vitorioso em diversas provas de corridas ou rallys pelo mundo fora. É um carro que esteve presente em quase todas as famílias portuguesas por um preço baixo.

    aqui fica umas fotos da minha preciosa descrição(desculpa lá acrescentar umas fotos Robert;)),
    Ver anexo 146859
    Ver anexo 146861
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Então ninguém mais opina?
     
  6. Não sendo expert na matéria acho que existem varios factores para um carro ser considerado classico idade,originalidade,raridade etc etc para mim um classico tem de ser da decada de 60/70 foram os carros que vi durante a minha infancia onde já era um aficionado por automoveis acho que com 4/5 anos conhecia quase todas marcas e modelos tambem existe a parte sentimental uns porque o pai ou o avô tiveram certo e determinado carro outros como por exemplo eu porque o meu pai teve um 128 um não teve varios mas aquele foi sempre aquele onde vivi grandes maluqueiras com o velho quando ele tinha mania que era o Fangio que depois passou o bichinho e o carro para mim é com grande orgulho que voltei a ter um e quero lá saber que os expert não o considerem classico, muitos tambem fazem uma certa descreminação em relação ao valor de certo e derterminado carro ,tudo bem um carro que foi marcante ou porque participou em ralis ou porque foi um modelo inovador da época ou porque é raro meus caros eu penso que só por o motivo de termos um carro com 40,35,30,25 anos ele merece ser classico pelo facto de cá estar seja um 128 seja um Bugatti não me digam que quando tiverem 90 anos embora empenados não vão gostar do facto de estarem vivos e dizer aos novos tenho 90 ANOS e tu não sabes se chegas lá:huh:
     
  7. Só mais um aparte conforme citou o amigo João Duque o R5 fez parte da maioria das familias portuguesas assim como o 127,600,mini datsun,carocha etc etc esses é que nos trazem historias nas nossas memorias é claro que não me importava de ter na minha memoria historias de Ferrari ou Porsches mas não me invergonho das historias dos "charutos " que tenho na memoria o velho teve um carocha que nas curvas tinha de segurar na porta do passageiro senão ela abria :D teve um Simca Rally 1 que ficou debaixo de um camião :( se eu fosse com ele certamente não estaria aqui
    teve um Austin 1300 que levou 9 pessoas para Bragança e abria com uma moeda de 20 escudos:D enfim uma data delas que me levam a crer que esses chamados pequenos classicos ou de valor menor é que deveriam ter mais valor porque certamente marcaram a maioria das nossas familias espero não estar enganado lembre-se que á 35 anos atrás ter um carro já era um luxo B)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página