Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Clássico ou não?!

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Beto P Horta, 3 Fev 2010.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Beto P Horta, 3 Fev 2010.

  1. Boas...
    Venho então colocar uma duvida que me persegue à muito tempo...
    Como definir se um veiculo é um clássico ou não?

    Apenas pela idade? (mais de 25 anos)
    Apenas os topos de gama das marcas?

    Eu tenho um Datsun 120y e a verdade é que não vejo nenhum destaque a este carro em revistas como a Topos & Clássicos ou Motor Clássico! Sou assiduo leitor da Topos & Clássicos desde 2005 e se apareceram 5 fotos do 120y nestes anos todos talvez foi muito! Quer seja em reportagens de encontros ou em vendas...

    Estamos a falar de um automovel que foi um enorme sucesso de vendas em todo o mundo, com um consumo bastante baixo para a sua época, uma linha bastante desportiva (considerado a versão desportiva do 1200), a excelente mecânica que herdou do 1200 (com algumas melhorias), etc...

    Alguém me consegue explicar?

    Cumprimentos
     
  2. Este é um tema muito controverso. Há varios tópicos a discutir o mesmo.

    Quanto ao Datsun e as revistas, penso que se deverá dirigir a elas através do seu fórum e/ou contactos, porque acho que ninguém o vai poder dizer o porquê.

    O 120y é um modelo com o qual simpatizo muito e tive o prazer de andar em 2, o qual gostei muito. Talvez ainda não seja adorado porque ainda existem muitos, mas depois de muitos serem derretidos com certeza que os vão valorizar... Infelizmente é esta a mente de muitos.

    Por exemplo, preferia um 120Y a um KE20... E um familiar comprou um à uns anos com poucos quilómetros, novo em tudo, e desfez no rally...
     
  3. Aqui fica uma adenda, não é preciso 25 anos para ser considerado um "Clássico" mas sim 30 anos a partir desde Janeiro de 2010;) E para não esquecer que um "Clássico" de origem e sem ter sido restaurado(mas que esteja razoável) vale muito mais do que um restaurado, mas aqui neste mundo por vezes damos outros nomes ou significados às mesmas coisas:D:gear_wink2: Para se dar valor à 120y a meu ver tem que se dar mais destaque a outros modelos da marca, mas tudo terá o seu tempo, em relação às revistas os nº que saem é uma espécie de totoloto jogam os carros que mais lhes convém se bem que não passam do clássicos, porque antigos ou vintage neste país, nem vê los:DB)
     
  4. Isso é o q nos diz a FIVA, João... Pra mim será muito dificil convencerem-me a não chamar clássico a um carro com mais de 25 anos.

    Beto, o 120 Y é aquilo a que podemos chamar sem dúvida alguma, um Clássico Popular. Marcou a sua era e foi o meio de locomoção de muitas famílias neste país.
     
  5. Concordo David, o 120y é sem duvida um clássico popular... Mas a meu ver um clássico popular com uma linha bem desportiva! O Datsun 1200 (carro que também aprecio bastante) tem uma linha mais "familiar" e no entanto está em todo o lado! Ainda bem que dão o devido valor ao "irmão mais velho" do 120y eu só não percebo é porque "o mais novo" não aparece... Voltando à Topos & Clássicos: Lançou uma colecção de livros sobre afinações a mecânica de vários clássicos. O nº 2 é do Datsun 1200/120y e após uma breve vista de olhos na indrodução percebemos que o 120y foi considerado na altura a versão desportiva do 1200...

    Enfim, como o 120y deve de haver muitos mais no esquecimento...

    Obrigado pelas respostas pessoal...
     
  6. Beto...


    Como dizem por ai "Natal é quando um homem quer".

    Há sempre duas perspectivas a do dono e a do "meio" (local, nacional e internacional).

    Tu podes achar que o 120Y é um clássico, se olhares com atenção não é reconhecido como tal (David lamento mas não concordo contigo...).

    Vai ainda levar uns anitos para que tal aconteça. Carros mais recentes como o Audi quattro e o Golf GTI já são considerados clássicos, mas inovaram e marcaram a época de uma forma que o 120 por muito competente que seja ( e é...) nunca conseguiu.

    Quando muito será um yougtimer, classificação recentemente "criada" sobretudo na alemanha para albergar todos essas carros que já não saõ de ocasião mas ainda não são vistos como de colecção.

    A classic car inglesa tem uma secção mesal com um nome muito interessante para este tipo de carros, chama-se "Ghosts from the past"...fantasmas do passado...
    Os carros que por lá tem passado são Fiat Ritmo TC, AlfaSud, Scirocco...
    GHOSTS.jpg



    Agora uma pergunta... Gostas do carro? Ser ou não de colecção tira-te o sono?



    nuno g
     

    Ficheiros Anexados:

  7. Diz a Fiva, diz o CPAA, diz o ACP, diz a maioria dos entendidos dos clássicos, diz a lei:D etc...
    Nem ponho em questão se um dia qualquer carro a partir de 1981 pra frente que venha ou não a ser clássico;) Tive a sorte de ter uns bons portalistas neste 1ºencontro em Santarém do Portal, que me explicaram algumas coisas deste grande meio de clássicos, é sempre bom aprender;)

    Em relação à 120y terá a seu tempo o seu mérito, ainda à bem pouco tempo a topos e clássicos deu destaque ao 240Z,260Z e 280Z, é esperar que hão de lá chegar:D
     
  8. Eis um bom carro que só ouvi falar dele um ou dois anos antes de ter saído o novo sucessor:D made in Portugal:D
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Deixe que lhe diga que para mim é dos melhores clássicos (não ofendendo ninguém). O meu Pai teve um e era bonito, desportivo, andava bem (e também patinava bem :D).
    O dele pertenceu a um mecânico e por isso vinha com jantes alargadas e um volante da momo bem porreiro. Na altura isto era demais :huh:
    Eu continuo a achar um grande automóvel e sonho um dia comprar um.

    Cumprimentos e não desanime que tem uma grande máquina . Abraço
     
  10. Obrigado a todos pelas respostas... É sempre bom aprender...

    Vou continuar a adorar o meu carro clássico ou não...

    Cumprimentos a todos...
     
  11. Na minha opinião, o 120Y é um clássico.
    É só entrar, sentar atrás do volante, dar á chave e arrancar. O cocktail de emoções que vai provocar nos instantes seguintes, decerto que não vai deixar dúvidas acerca de se tratar de um clássico ou não;)
     
  12. Apoio.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página