Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Clássico E Pré-Clssico (Quando É Considerado Clássico E Préclassico)

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Francisco Marracho, 8 Dez 2013.

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Francisco Marracho, 8 Dez 2013.

  1. Ola! a todos, mais uma dúvida tenho um amigo que acha que um automóvel é considerado pré-clássico ao ter 20 anos e 30 anos é clássico e 50 anos antigo, mas eu acho que só é considerado pré-clássico quando fizer 25 anos. Se alguém souber agradecia, obrigado e cumprimentos.
     
  2. Nem uma coisa nem outra, é um carro velho, ponto final.wink.png
     
    Rafael S Marques gostou disto.
  3. Pre classico é um carro que por sua natureza ja é classico mesmo antes de atingir os 25 anos.
     
  4. A definição de automóvel clássico passou de 25 anos para 30 segundo as regras da FIVA.
    Em termos concretos de avaliacão de mercado e interesse histórico, Alguns carros, de edição limitada e homologações especiais são imediatamente considerados de "pré-clássicos" ou "futuros clássicos". Exemplo: bmw E30 M3.

    Dentro do normal funcionamento dos clubes, e do mercado, os veículos com mais de 15 anos de produção são os chamados "pré-clássicos" ou "neo-clássicos" mas sabemos que, se no início, apenas carros com componentes de interesse desportivos e/ou de luxo com alguma exclusividade se enquadravam nesse sub-grupo, verdade é que, hoje em dia, qualquer um consegue seguro barato nessa base de "pré-clássico" seja com que tipo de carro for.

    Dou um pequeno exemplo: Eu próprio tenho um 205 GTI 1.9 com mais de 15 anos (23 anos) que se apelida de "pré-clássico" ou "neo-clássico" mas é daqueles casos que seguramente terá o seu interesse automático aquando dos seus 30 anos como veiculo histórico. Quanto mais não seja por estar incluído num sub-grupo de automóveis comumente chamados de "hot-hatch" que marcaram a sua geracão. Um 205 GL será a mesma coisa? Quando se fizeram muitos mais e não é a versão desportiva de topo de pouca produção?
    Por norma esse 205 GL será também clássico quando fizer 30 anos, a questão é que não terá grande atracção tal e qual um 205 T16 ou até um simples GTI pelos motivos óbvios. Mas tendo mais de 30 anos é clássico! Simplesmente poderá não fazer parte das listas de comercialização de obras de arte como por exemplo um "talbot-lago", um Ferrari 250" ou um Mercedes Gullwing...esses de interesse histórico e os supra-sumos dos veículos clássicos. Porquê? Porque o mercado da oferta e procura assim o determina, como qualquer mercado que se preze. Tudo tem um maior ou menor interesse mundial. E segundo esse interesse temos que categorizar e diferenciar conforme o Mercado!

    Mais ainda, que, algumas marcas têm praticamente todos os seus carros enquadrados dentro da categoria de "futuros clássicos" por serem e terem estatuto premium.. Ex: Ferrari, Porsche, Aston Martin, Rolls Royce, etc..
    E princípio todos os Porsche numerados e exclusivos serão futuros investimentos....ex: Porsche 911 GT3.

    Num futuro próximo, com produções de automoveis exageradíssimas, penso que as coisas mudarão. Alguns carros neste momento com quase 30 anos serão de pouco ou nenhum interesse histórico, na medida da preservação, raridade ou como marcos da indústria e competição automóvel. A ver vamos.

    Por norma todos os que tenham mais de 30 anos são clássicos. Os outros nem por isso... :)
     
    Alves Fernando gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página