Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Citroen Xm Turbo D12

Tópico em 'Citröen' iniciado por MPCSilveira, 1 Out 2012.

Tópico em 'Citröen' iniciado por MPCSilveira, 1 Out 2012.

  1. Ola boa tarde a todos.
    gostaria de saber mais coisas sobre o Citroen XM Turbo D12.
    Podem dar as suas opiniões?
     
  2. A minha opnião é que isso é um carrão, então para viagens deve ser do melhor. Há fotos?
    Abraço.
     
  3. Sr. Rafael, não tenho fotos.
    é um carro que penso adquirir para fazer as minhas voltas.
    Habituei-me a conduzir carros antigos e o gosto pelos carros antigos teima em não desaparecer, dai vir pedir aqui no forum opiniões sobre os citroen xm. É um carro de 1993, citroen xm 2.1 TD12. Julgo que este ja seja de 2ª serie da gama XM. quando falam em custos de manutenção destes carros, fico um pouco assustado, parece que são muito dispendiosos. será verdade???
     
  4. De motor é igual aos outros, se suspenção é que como é mais complexa pode ser mais caro, mas nada de mais, são carros muito fiáveis a esse nivel.
     
  5. Sr Rafael, sabe dizer-me porque é um carro com uma cotação tão baixa???
    Qual melhor motor? 2.1 TD12 ou o 2.5 TD? sei que o 2.5 é injeção eletronica, o que implica mais custos quando houver alguma avaria certo?
    desculpe todas as perguntas.

    cumprimentos
     
  6. Pessoalmente gosto mais do 2.1, é mais fiável, mas o 1.5 também não é mau, é o de origem Fiat.
    A baixa cotação deve ser derivado à crise e ao tamanho dele, é que nos Açores não deve ser um carro muito prático...
    Não se esqueça de pôr umas fotos desse avião.
    Abraço.
     
  7. Sim senhor, se ficar com ele, coloco fotos dele aqui no forum.
    tem mais de 200 mil km, mas pelo que um senhor cá da ilha me disse que é um motor de longa duração. assim espero.... é uma vontade que tenho desde miudo em ter ou um CX ou um XM.
    O seu escort MK1,3L também é muito bonito.
    conheço quem tenha um igual ao seu, todo equipado. Julgo que esta a venda, mas julgo que nao é muito barato.
    De momento tenho um fiat 127 MK1 1974, o meu carro de todos os dias, mas como agora nao tenho garagem vou vender o carro a ver se ganho uns trocos...... prefiro realizar algum dinheiro, mesmo que pouco ao deixar o carro a apodrecer... assim nem a pe nem a cavalo
     
  8. Eu tenho um mk1 de 78, carros fantásticos, de certeza que não vai ter dificuldade em vender! Coloque o anúncio no fórum fiatistas e por aqui também. Abraço
     
  9. Meta fotos desse 127 para a malta ver.
    Abraço.
     
  10. Boas noites Sr. Pedro e Sr. Rafael.
    O meu fiat é da primeira serie e esta em bom estado, mas com a crise nao esta facil vender.....
    não consigo colocar fotos do carro aqui no forum
     
  11. Em baixo na caixa para responderes tens um botão que diz "clique para anexar ficheiros", clicas lá e carregas as fotos do teu computador. Atenção ao tamanho.
    Abraço.
     
  12. Olá Marco,

    O modelo que referes 2.1 D12 Turbo é da 1ª série, na minha opinião mais bonito que os da 2ª serie, relativamente ao motor é muito fiàvel, aliás dos mais fiàveis nos XM, tem 110cv possúi Turbo + Intercooler, e tem um excelente consumo, se estiver bem tratado é um excelente carro.
    O 2.5 Td da 2ª serie é bem menos fiavel ao nivel do motor, cabeça motor algo sensivel à temperaturas elevadas, consumos bem superiores ao 2.1TD, tem é 130CV um binário incrivel.....posso dizer-te que é um autentico canhão.

    Problema principal destes carros foi e continua a ser a má manutenção que lhe é prestada, infelizmente há pouca gente habilitada a mexer nestes meninos, é um modelo com suspensão Hidractiva I, e é aqui que reside o principal problema, que é encontrar alguem que saiba mexer quando é necessário, possuí 7 esferas suspenção. Ao comprar um XM convem ter em conta se foram ou não substituidas recentemente, bem como verificar o estado dos cabeçotes, caso contrário a conta pode subir rapidamente.

    Quanto ao resto o que lhe posso dizer é que é um carro viciante, a suspensão Hidroactive é fabulosa e dá um conforto impar.

    Coloque fotos.
     
  13. Ola bom dia Sr. Francisco Costa.
    Muito obrigado pela sua opinião.
    Pensei que o xm tinha 3 series, a 1 a 2 e a 3.
    É de facto um carro fantastico, muito confortavel e um autentico tapete voador.
    Ando mesmo indeciso na compra de um XM, toda a gama Citroen fascina-me, principalmente o DS, o CX e o XM.
    Não sou muito entendido nas mecanicas dos carros, sou mais apaixonado pelas linhas e conforto, elegancia, mas sei que a mecanica é um ponto muito importante. Li algures que os XM de inicio de produção eram carros muito problematicos, mas com o passar dos tempos foram aprefeiçoados estes problemas e que os de 2 serie seriam os mais aconcelhaveis, não só a nivel de mecanica bem como a nivel de consumos. é de 93 o carro e parece-me muito bom.
    Sou dos açores, Ilha Terceira, e não conheço ninguem que saiba trabalhar com este tipo de carros, a não ser na rover, um senhor que trata dos rover antigos, melhor, de todos aqueles carros que tinham este tipo de suspençoes com esferas. Não sei se o que digo esta correto e aguardarei uma resposta sua.

    com os melhores cumprimentos

    Marco
     
  14. Viva,

    É um facto que a fase inicial da produção do XM foi algo problemática, foi o primeiro carro produzido na integra por robots, lembro-me que a par com a Mercedes Benz foi o primeiro carro do mundo a implementar a multipexagem( phase 2 dos XM), juntado a isso um leque enorme de extras pouco comuns para a época fez com que o carro depois de produzido custasse um balurdio, ou seja não era vendável, a política foi tentar reduzir custos o mais possível e esse é que foi o grande erro.
    E um facto que as primeiras versões dos Xm tiveram imenso problemas electricos, sendo os mesmos corrigidos de forma algo lenta ao longo da produção, contudo a má fama nos primeiros modelos acabou por arruinar a comercialização de um modelo absolutamente fantástico.

    O que lhe posso aconselhar relativamente a esse XM que está interessado é que é um carro com alguns anos, logo vai precisar necessáriamente de alguns cuidados, importante averiguar km do carro e manutenções efectuadas, principais sintomas verifique se a suspensão se aguenta em cima bastante tempo, se não descer rápido é bom sinal, peça informação acerca das manutenções efectuadas, tipo quando foram substituidas a esferas suspensão, se necessitar de esferas leva 7, tendo em conta que as esferas originais, e só aconselho essas, custam cerca de 65 a 80 euros cada uma, vai depender do desconto que conseguir na Citroen, vai precisar logo de um bom investimento.

    Verifique se tem corrosão nas portas e pilares, não é que o XM seja muito axacado à corosão mas tendo me conta que está numa ilha é sempre mais provável.

    De resto o XM vem equipado com um leque enorme de extras, A/C (automático opcional), ABS, comp.bordo, bancos electricos/aquecidos, comandos radio no volante, 4 VE, volante reg. altura/profundidade, fecho central com comando, suspensão desportiva/normal, (botão consola central para selecionar modo), etc etc

    Se for experimentar o carro, estando bom a suspensão deve subir rápidamente e deve absorver completamente a mais irregular estrada.


    Cumprimentos
     
    Andre Brandao gostou disto.
  15. Boas tardes Sr, Francisco, Sr, Rafael e Sr. Pedro.
    Espero que estajam todos bem.
    Já estou a negociar o meu citroen xm :)
    É uma compra com muita paixão.......
    Queria perguntar-lhes se faço mal por farois amarelos tipico deste modelo?
    Ainda não o tenho mas esta quase quase quase.
    É de 1991, um bonito carro.
    Também posso por as matriculas pretas neste modelo?


    cumprimentos a todos

    Marco
     
  16. Viva,
    Já tem novidades da maquina?
    Relativamente às matriculas pretas se o carro é nacional, sendo de 1991, não tem qualquer problema.
    Relativamente aos farois amarelos, provavelmente ao ir à IPO, vão implicar com os farois. Basicamente é um envolcro que tem no farol, onde encaixa a lampada, que dá o efeito amarelo ao farol.
    Coloque fotos da maquina.

    Cumprimentos
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página