Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Citroen AX GT MKI 1988

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Paulo Oliveira, 1 Set 2006.

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Paulo Oliveira, 1 Set 2006.

  1. Olá a todos

    Possuí durante cinco belos anos um Citroen AX GT MK1 de 1988 (com carburador Solex duplo)-o meu primeiro carro. Há cerca de dois anos troquei de carro (pelo meu actual) e quem o tem é a minha irmã. O carro já tem 18 anos, está muito bem estimado e não pensamos desfazermo-nos dele.
    A minha questão è a seguinte: poderá o carro daqui a uns anos poder ser considerado um clássico ou é mais um carro velho sem interesse aparente?

    Opinem por favor:huh:
     
  2. Tambem tive um Ax, um GTi , foi para mim um carro fabuloso, com muita pimenta dentro daquele capot.

    O seu Ax poderá ser considerado um classico assim que fizer a idade necessária, o valor comercial,o mercado é que o dirá, se houver muita oferta e pouca procura o preço é baixo, mas para si como foi o seu 1º carro, tem um valor excepcional penso eu. Nos Ax aquele que poderá ser considerado um clássico com valor será o Ax Sport, um carro raro hoje em dia e marcou uma epoca, os Ax Gti não acredito que venha a ser assim.
     
  3. Boas ,

    Há cerca de três anos comprei um Axgti Exclusive , que carro , só troquei pois tinha na altura um Saxo como carro principal e os meus 2cv´s e era insuportável manter este parque automóvel , enfim deixou saudades pois apesar de o classificarem com "caixão com rodas" penso que só assim será se quam estiver ao volante for um autêntico "coveiro" .

    Quanto ao valor em si penso que neste momento e visto de forma comercial é apenas um carro velho mas que com o passar dos anos esses modelos vão escaciando so seu valor comercial vai ter tendência a subir.
     
  4. É só pensares nos VISA GT, GTI, GT Tonic e assim que agora são considerados clássicos e antecessores dos Saxos e afins.
    Vai ser um clássico seguramente. Mantém-o por perto que não te vais arrepender.

    Cumps.

    Pedro Henriques
     
  5. Obrigado pelas opiniões.

    Ja agora aqui vai uma foto do carro.
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Caro amigo a minha opinião em relação a esse aspecto é a seguinte, nós é que "fazemos" os clássicos, seja ele qual for o carro, desde que tenha mais de 15 ou 20 anos e o conservemos original e em exçelente estado, discordando portanto das inumeras teses que por ai abundam, do genero: "este é classico porque tem o farolim de pisca vermelho e aquele não é porque tem o mesmo farolim amarelo".
    Em relação ao valor aplica-se a velha regra da oferta e da procura.
    Considero portanto que TODOS os carros sem exepção iniçiam á nasçensa e naturalmente, o seu caminho para clássico, o que me leva até a achar a sua pergunta despropositada.
    Portanto, FORÇA AI com o AX GT.
     
  7. Boas
    Recentemente fiz a compra de um ax sport i gostaria de saber mais informações sobre u carro como os (cv) e a cilindrada.
    E porque podia ser considerado un clássico.
    Gostaria que me enviasse a resposta por mail para anesket@hotmail.com
     

  8. O Ax Sport é um 1300, cilindrada efectiva 1294cc,
    * 75mm x 73,2mm ,
    * 95cvs ás 6800 rpm ,binário 11.5 às 5000rpms,
    * motor de 4 cilindros montado transversalmente ,
    * 8 valvulas e uma arvore de cames à cabeça ,
    * alimentado por 2 carburadores duplos Solex de 40mm ,
    * transmissao dianteira com cx de 5 velocidades + MA ,
    * peso 715kgs
    * Relação peso/potencia - 7.52
    * Discos na frente e tambores atrás servoassistidos
    * Pneus 175/60 R13
    * Perfomances :
    * Velocidade max. 186kms/h
    * 400m em 16.6s
    * 1000m em 31s
    * 0 aos 100kms/h em 9.2s
    * Consumo médio 8l/100kms

    * Cronologia
    * O ax fi apresentado em 1986 e o Ax Sport fase I saiu em 1987 em 1988 foi apresentado o fase II com um pequeno restyling e com opção de pneus 165/60 R14, em 1991 o Sport foi substituido pelo Gti.

    Partilhava este motor com o 205 Rallye mas este ultimo era alimentado por uns Webber dc40, debitava 103cvs, era mais veloz 190kms/h .Depois este bloco foi utilizado nos 106 rallye fase I e depois nos ultimos 106 xsi fase I debitando 100cvs.
     
  9. chamo-me Sousa e tenho um AX com 13 anos e para mim é um classico e u ma verdadeira maquina dos 100000 para os 200000 de mecanica só foi necessário mudar o alternador ,um verdadeiro CITROEN
     
  10. e eu so de me lembrar k podia ter ficado com um sport por 500€ ha um ano atras, impecavel:(-
    se o arrependimento....
     
  11. vale a pena preservar
     
  12. Venho um pouco tarde comentar este tópico, mas aqui vai!
    Tenho actualmente como carro do dia-a-dia um AX Gti de 1992! É um carro espetacular! Leve, ágil e muiiittoooo rápido, tem força para deixar muito bom carro a comer pó! :huh: Mas, devo admitir que também é muito frágil, o que se revela nas manutenções constantes! Mas isso deve-se também ao antigo dono que só "atamancava" o que se ia estragando! Ainda assim o carro está a compor-se e a ficar cada vez melhor e mais bonito! :D

    Quanto à questão de clássico é outra história! Acho que será um carro de valor, pois as sua caracteristicas e contexto cultural/temporal lhe irão dar alguns pontos adicionais. Os fins de 80 e inicios dos 90's ficarão marcados por estas pequeninas bolinhas de nervos (FIAT Uno Turbo i.e, CITROËN Sport/GT/GTi, Polo G40, RENAULT 5 turbo, SUZUKI Swift, etc.) são carros que irão ter o seu valor histórico e monetário!

    Eu cá vos digo, não me disfaço do meu! :D

    Abraços!
     
  13. É uma boa máquina mas irá ser um clássico "comum":oo
     
  14. Francisco a verdade é que cada vez menos se vêm esses carros pela rua, pois muitos vão acabar às sucatas depois de aparatosos acidentes! Ainda assim foram fabricados imensos, e por não serem series limitadas são, na sua essência carros populares! Agora, qual é o mal de ser um carro antigo ou clássico popular? Acho que o que realmente interessa é o gozo e emoção que nos dão quando os conduzimos! Sinceramente não me interessa muito se o meu BMW está 100% de origem para ser um clássico! Tal como o Ax não está 100% original. E os "kitansos" de época? Não fazem também parte da história automovel? Acho que um "clássico" tem que ter um enquadramento histórico, mas também cultural, em que se note a passagem de outros tempos e ideias. O melhor exemplo disto é a cultura HotRod nos estados unidos, em que os "ratRods" são montados de acordo com a época. Acho mais engraçado um carro com caracter devido a retoques de época. ;)
    Desculpem o grande testamento, mas só estou a mostrar a minha opinião.

    Abraços!
     
  15. foi num aparatoso acidente desses k falas k o meu g40 foi parar a sucata, e felizmente ja nao foi nas minhas maos, mas o sr k o teve antes de mim ja o tinha capotado na auto estrada e depois nao lhe deu a reparaçao devida, por isso tive de me desfazer dele, mas deixa me muita saudades, ai aquela terceira....

    mas nao lhe perdi o gosto,e provavelmente ainda sera um dos classicos da minha garagem...

    desculpem o testamento, mas quando falo desse bicho"passo me"

    abraços
    dstar
     
  16. são sempre máquinas memoráveis! ;)

    Abraço!
     
  17. Boas, de facto o AX GT é uma grande máquina........... daí eu andar a procura do carburador duplo com os colectores de admissão porque preciso para o meu, e não encontro em lado nenhum..........se alguém souber de algum gostaria que me disse-se, onde arranjar.

    cumprimentos
     
  18. Paulo Abreu, sempre que necessitar de alguma coisa para o seu AX GT dirija-se a www.axclub.pt.vu e, se registe-se. Na secção de compra e venda tem lá um carburador duplo mais colector de admissão para o GT! Dé lá um salto! De momento o site está em manutenção, mas vá tentando!
     
  19. Bem antes de mais fico contente por haver afinal mais pessoal q gosta de citroen ax gt pensava q era so eu possuo 1 de 90 o qual ira agora sofrer 1 profundo restauro mas ja tenho este carro a 14 anos e foi e e 1 maquina diabolica sofreu 2 acidentes montes de peripecias mas ca continua e so parou quando parti o motor com 350 mil km 1 caixa d velocidades mudada 1 correia de ditribuiçao depois claro as revisoes do costume ah e transmissoes modifiquei o tablier pois o primeiro ( quadrado ) partia se e agora tem 1 dos novos instalaçao electrica toda feita por mim (bastantes dores de cabeça e horas perdidas ) e reforçada pois tem as opticas do trofeu 4farois ja lhe comprei entretanto os famosos estofos em pele (gti exclusive) e consegui colocar nele quase tudo o q era topo de gama nestes carros na altura como vem alem de adorar classicos tenho 1 enorme paixao pelo citroen ax gt abraços a todo o pessoal deste portal:D
     
  20. Viva!

    Tenho um citroen AX 1.1 de 1989, e tal como o teu, também tem o problema do tablier. Já pensei em troca-lo por outro igual, mas não é fácil encontra-los em bom estado e mais cedo ou mais tarde há-de acabar por se partir.

    Estou a ponderar seriamente em comprar um tablier dum AX da 2ª geração e adaptá-lo. Disseram-me que para fazer esta alteração seria necessário mudar também a coluna de direcção, no entanto nunca consegui falar com ninguem que realmente tenha feito esta conversão.

    Fico feliz por teres conseguido feito esta alteração :)

    Quais foram os principais problemas que tiveste? Não deve haver grandes diferenças entre um GT e um 1.1... tirando o motor :D

    BTW, bela maquina que tu tens :)

    Fico à espera duma resposta.

    Obrigado.
    Pedro Salgueiro

     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página