Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Citroen Ami 8 1970 Uma História

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por guilherme m., 19 Jun 2013.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por guilherme m., 19 Jun 2013.

  1. CITROEN AMI 8 1970 UMA HISTÓRIA

    Antes de fazer a apresentação deste bólide, gostaria de fazer uma pequena resenha histórica à cerca deste modelo, porque não há muito material escrito sobre ele.

    Nos idos anos 1961 a marca Citroen fabricava dois modelos muito destintos, um carro para as classes mais baixas e para as zonas mais rurais de França que era o 2CV, e um modelo mais luxuoso para a classe mais alta e com linhas mais futuristas que era o DS.
    Para colmatar este fosso e encontrar outro tipo de clientes, os engenheiros da Citroen, desenvolvem um novo modelo que viria a chamar-se Citroen Ami 6 e assim alargando a oferta de mercado desta marca.


    Citroen Ami 6
    [​IMG][​IMG] [​IMG]

    A Citroen apresenta este modelo, mais acolhedor e mais confortável, construído sobre a base de chassi e motor de um 2CV, mas com um desenho bastante diferente do que era habitual na Citroen.
    Neste modelo, os desenhadores, para obterem mais espaço na bagageira optaram por colocar o oculo traseiro de forma invertida para não prejudicar o espaço e o conforto do habitáculo, esta é a característica mais relevante deste modelo.
    Logo a seguir resolvem fazer uma versão "Break" deste modelo, conseguindo alargar o leque de ofertas da marca e obtendo uma aceitação excelente perante o público.


    Citroen Ami 6 "Break"

    [​IMG] [​IMG][​IMG]

    Características técnicas do motor Citroen Ami 6 e 8
    Motor : Citroen
    Numero de cilindros: 2 horizontais
    cilindrada: 602cm3


    Em 1969 a Citroen resolve substituir o Ami 6 pelo Ami 8, sendo uma evolução natural do modelo anterior sofrendo sim umas pequenas alterações ao nível do desenho externo e interno, mas mantem a mesma motorização e chassi.

    Citroen Ami 8

    [​IMG] [​IMG]
    [​IMG]



    Citroen Ami 8 "Break"

    [​IMG][​IMG][​IMG]


    Dorante o período de 1972 a 1976 a Citroen ainda constrói um outro modelo desta versão que seria o Ami Super com um chassi mais reforçado permitindo assim colocar um motor mais musculado de 4 cilindros horizontais (que deu origem ao Citroen GS) dando-lhe melhores prestações de velocidade


    Citroen Ami Super

    [​IMG] [​IMG]


    Características técnicas do motor Citroen Ami Super
    Motor: Citroen
    Numero de cilindros: 4 horizontais
    cilindrada: 1015 cm3


    Ainda foram comercializados modelos comerciais (ou de serviço) das várias versões do Ami.

    [​IMG] [​IMG][​IMG][​IMG]


    Por volta de 1979 ou 1980 (ainda não tenho dados mais concretos) o Ami 8 deixou de ser fabricado e comercializado.

    No final da produção do Ami 8 ainda a Citroem produziu um protótipo deste modelo (foram produzidas 500 unidades) com o nome de M35, com um motor monocilíndrico rotativo.

    Citroen M35

    [​IMG] [​IMG] [​IMG]
    [​IMG]


    Os vários tabliers Ami

    [​IMG] [​IMG]
    Ami 6 Ami 8

    [​IMG] [​IMG]
    Ami Super M35




    E assim com este testamento acaba a saga Citroen Ami e passo à apresentação do Citroen Ami 8 1970.
    ______________________________

    A Historia

    Ora bem em Maio de 2013 deram à minha guarda esta belíssima maquina, trata-se de um Citroen Ami 8 de 1970 mais precisamente 43 anitos de idade menos 1 ano que eu.


    Este carro estava com o meu pai, há já 2 anos, mas ele não gostava muito dele e um dia em convença com o meu pai, tentei convence-lo a entregar à minha guarda, não ficou muito convencido, mas certo dia recebo uma chamada do meu pai, e dizia: -estive a pensar e tal .....podes passar cá por casa e vires buscar o Citroen Ami.
    Os meus olhos reluziram e reluziram e tornaram a reluzir, pois quando era criança passei uns bons anos dentro de um Ami6 "Break" verde-garrafa (também muito lindo) e essa memória ficou gravada para sempre, e pensava que qualquer dia viria a ter uma coisinha destas só para mim.

    Não sei nada da história deste Ami 8 de 1970 para trás, desde que foi adquirido pelo meu pai, mas vou tentar saber mais à cerca dele e acrescentar aqui neste "poste" assim que possível.

    O carro está com muito bom especto não tem podres, foi pintado de preto, que por acaso fica-lhe muito bem, embora a cor original dele seria amarelo (julgo ser "[SIZE=9.5pt]jaune[/SIZE] [SIZE=9.5pt]Calabre" tenho que[/SIZE][SIZE=9.5pt] investigar melhor[/SIZE][SIZE=9.5pt])[/SIZE], está a precisar de alguns carinhos a nível de mecânica, já levou uns calços de travão, bombitos e uma boa afinadela, está a precisar de um kit de embraiagem novo, segundo o meu mecânico, mas que não será por agora (há pouco oxigénio €).
    Bom passando às fotos

    A máquina

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]


    O motor
    [​IMG]


    O tablier
    [​IMG]


    Eu ao volante
    [​IMG]


    Espero que gostem e façam comentários eu prometo que continuarei a "postar" e continuar esta história.
     
  2. É um carro interessante este Ami.

    Parabéns.
     
    guilherme m. gostou disto.
  3. gosto muito desses modelos, e não se vêem muitos por aiwink.png
     
    guilherme m. gostou disto.
  4. Nem por ai.

    Realmente são raros.
     
  5. Olá Guilherme,

    Belíssimo AMI esse...
    A 242 herdou ainda alguns elementos do AMI; entre outras coisas os manípulos de luz, indicadores de direcção, buzina, bem como as pastilhas de travão (as da frente do AMI/GS são as minhas traseiras). Também creio que herdou o limitador de travagem das rodas traseiras de uma versão break (não sei exactamente qual, mas já teria de ser a LHM).
    Acompanharei com muito gosto este tópico, acho o AMI um carro emblemático :)
     
    guilherme m. gostou disto.
  6. Já tinha conhecimento desta recente aquisição, mas agora que vejo as fotos desta belissima viatura, só me resta felicitar-te Guilherme... e desejar-te que faças muitos e bons quilómetros nessa beleza...

    Um Abraço e vai mantendo o tópico actualizado que um carrito janota como esse merece muito mimo...wink.pngwink.png
     
    guilherme m. gostou disto.
  7. Gostei da resenha histórica e da apresentação da nova aquisição.

    Agora passarei a ver esse Citroën de vez em quando junto do teatro ou a 4F é o carro de trabalho de eleição?

    Já agora, se puderes aparece com um deles no Domingo no Encontro Mensal na Senhora da Hora.
     
    guilherme m. gostou disto.
  8. O Citroen Ami é realmente um carro cada vez mais emblemático, cada vez se vêem menos o que proporciona que o factor raridade o valorize. Era um carro muito visto em Portugal e praticamente desapareceu, tal como muitos modelos. O facto de preservar um carro de família abona no factor sentimental e preserva a espécie.

    Sem dúvida que este Citroen é possuidor de grande personalidade e tem uma silhueta muito original! Sempre os achei curiosos, além dos DS, CX, GS, SM que são os que mais aprecio pelas fortes características da marca do duplo chevron.

    Particularmente acho piada ao Ami6 com o pilar C descendente e paralelamente ao pilar A. Outro exemplo dessas silhuetas eram os Ford Anglia (segundas séries).

    Em relação ao tópico, é dos melhores que se vêem por cá, com um descritivo e imagens adequadas para o conhecimento do modelo. Mais do que apenas gostar é dar-lhe realmente os parabéns e bater palmas como merece no descritivo do modelo!

    Aprendi a diferença entre Ami6 e Ami8 que desconhecia. A partir daqui já não me engano quando vir algum na estrada. :)

    Esse, em particular, está num aparente fantástico estado, incomum e sem dúvida que em boas mãos.

    Muitos parabéns pelo exemplar que, realmente, fica bem em preto mas, qualquer cor liga bem com ele, tal como o 2Cv.

    Cumprimentos
     
  9. Obrigado Hugo Lobo

    Não sabia que a Fiat 242 usava peças da Citroen fico contente por saber que dentro da alma da Fiat 242 há órgãos do Ami.laugh.pnglaugh.png
     
    Hugo_Fiat 242 gostou disto.
  10. Obrigado João

    De certo que não vou faltar com as actualizações deste tópico.

    Abraços ai para o Sul.
     
  11. Obrigado João Luís

    Achei por bem começar o tópico pela parte histórica, uma vês que se encontra pouca informação sobre estas maquinas, e quanto mais se falar sobre o assunto mais se aprende sobre ele.

    Quando passar por aqui dê uma apitadela para trocar uns "cromos".

    Fica prometido uma aparição ai pela Sra. da Hora. É já neste domingo?

    Abraços
     
  12. Obrigado Hugo Norton

    É realmente é cada vês mais raro ver estas maquinas em circulação, eu pessoalmente não conheço ninguém que tenha um Ami 6 ou 8, para poder "trocar uns cromos".sad.pngsad.png
    Só um pequeno reparo, este carro não era da família, de certo seria mais interessante ser um carro que estava na família teria mais valor sentimental, o meu pai é que o tinha comprado à uns dois anos atrás (como se pode ler no tópico).

    Em relação ao tópico: achei por bem fazer a apresentação do modelo em si primeiro, porque como o Hugo eu também fazia confusão com os dois modelos Ami 6 e 8 (apesar de gostar imenso destes modelos), até levei uma apitadela de um portalista a alertar para o assunto.

    Mais uma vês obrigado pelo comentário.

    Abraços

    Guilherme Monteiro
     
  13. Sim, é já no Domingo.
     
  14. Vai ser difícil aparecer por ser véspera de S. João, mas vamos ver como correm as coisas.
    Se não fica para a próxima.
     
  15. E como a doença vem de antigamente, encontrei estes fotogramas de uns filmes super8 que meu pai fez por volta de 1970.

    Nos fotogramas pode se ver um modelo de um Ami6 Break que pertenceu ao meu pai.

    Eu com 1 anito e a minha mãe dentro do Ami6 nas Fisgas do Ermelo
    [​IMG]

    Em Portimão
    [​IMG]

    A minha mãe e uns amigos a ver os detalhes no mapa para mais uma viagem.
    [​IMG]

    E esta ultima não sei muito bem onde é.
    [​IMG]
     
  16. Mutio bom post e procurarei seguir com atenção as histórias que esta máquina ainda trará. O meu pai teve uma Ami 6 Club Break e é com bastante saudade que vejo estas fotos.

    Parabéns!
     
    guilherme m. gostou disto.
  17. Brutal Guilherme!!! Vê-se que é uma doença que já tem historial... é como eu com as 4L...biggrin.pngbiggrin.png

    Adorei estas ultimas fotos mais antigas, mas devias editar a primeira que não consigo ver

    Mais uma vez te digo, é um carro espetacular!!! Muitos parabéns pela aquisiçãowink.png
     
    guilherme m. gostou disto.
  18. Muitos parabéns Guilherme.
    A máquina parece em excelente estado.
     
    guilherme m. gostou disto.
  19. Que foi feito dessa Ami 6, Guilherme??

    Pelas fotos parecia ser um carro relativamente novo...
     
  20. Boa pergunta, não faço ideia, acho que foi trocado por um Autobianchi.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página