Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Citroën SM

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Vitor Dinis Reis, 22 Mai 2008.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Vitor Dinis Reis, 22 Mai 2008.

  1. Nos anos 60 a Citroën adquiriu uma participação interessante na Maserati, um importante construtor de carros desportivos Italiano. O primeiro fruto deste casamento foi o Citroën SM, um luxuoso GT que conjuga o melhor das duas companhias.

    A origem do nome 'SM' não é clara. O 'S' parece derivar da designação interna do projecto - Projecto S (de sport)- que tinha como objectivo produzir uma versão desportiva do Citroën DS, e o 'M' talvez refira a Maserati sendo que assim a sigla assume o significado de 'Sport Maserati' embora outros autores sugiram que é o diminuitivo de 'Sa Majesté' (Sua Majestade), em consonância com a sigla DS - La déesse (A Deusa)

    Com um motor V6 de 2.7 litros derivado do aclamado V8 quadcam da Maserati desenvolvido para ficar no limite da taxa punitiva Francesa para cilindradas superiores a 2.8 litros e, tal como o DS, a tracção à frente e a suspensão hidropneumática. O sistema de travagem conta com quatro travões de disco (in-board à frente) e a direcção assistida é rápida e ultra-leve para aguentar os 170cv de potência.

    Rápido e refinado, com excente handling, a condução é facilitada pela direcção sensível e por uma potente travagem que exige aprendizagem. O SM é o companheiro ideal para percorrer longas distâncias com grande estabilidade e rapidez. O ambiente a bordo, com apenas 4 lugares, é tão exótico e futuristico como a linha exterior deixa antever.


    As vendas em França foram fortes no início, impulsionadas por consumidores ávidos por um GT de grande classe desde o desaparecimento da Facel Vega. Mas o éxito foi de curta duração, com a crise do petróleo de 1973 a tornar impossível a utilização regular de um super-carro com consumos na ordem dos 18lts/100. A Citroën ainda tentou relançar o modelo com a introdução de injecção, um novo motor de 3litros e uma caixa automática como opção mas a produção parou em 1975 com menos de 13.000 unidades na rua.

     

    Ficheiros Anexados:

  2. Um autentico avião com rodas... B)
     
  3. É de ficar de boca aberta com este modelo.
     
  4. É um dos meus carros de sonho, divinal.
     
  5. Boas a todos!
    Fica caro restaurar um carro destes?
    Vi um Citroen ST Majestade num sítio e está à venda, de exterior tem que levar uma pintura nova e tem 4 jantes diferentes, mas de mecânica não sei como está!
    Vou ver se ligo para lá!
    Cumprimentos
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página