Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Citroën 2Cv Mixte 1966

Tópico em 'Citröen' iniciado por Ricardo Fernandes, 9 Abr 2012.

Tópico em 'Citröen' iniciado por Ricardo Fernandes, 9 Abr 2012.

  1. Venho apresentar o primeiro carro do meu Pai :D é um belo 2cv (pelo menos para mim), comprou-o na altura por causa de mim, visto que a Sachs V5 não era muito comoda para acartar a família, e perigosa pra um gajo acabado de nascer.

    Então é assim, corria os inícios da década de 80 quando o meu pai decide comprar o 2cv, como não havia muito dinheiro lá comprou um modelo de 1966, avariado sem andar, consta que foi um trator que lá foi descarregar o pobre carro. Na altura foi todo desmontado e reparado pelo meu Pai. Foi nesta fase que ao ser reparado foram incluídas algumas mudanças para tornar o carro mais "moderno", alterações essas que contaram com a abertura da 3ª janela, troca de pedais, eram uns tipo de tubo, passaram a ser pedais como os modernos, mudança de cor, entre outras pequenas coisas.

    Aqui esta uma foto do 2cv acabado de reparar, foto tirada algures entre 1983/84

    A.jpg

    Um pormenor era o I na grelha de isento, visto que este 2cv de livrete é misto, em vez de ligeiro, mas mais a frente já volto a falar deste pequeno grande pormenor.

    Foi carro de dia a dia até sensivelmente 1990,

    B.jpg

    Aqui já com umas mazelas, em cima estava eu e o meu irmão.


    Por altura passou a ser o carro para os serviços mais sujos, ia ao pinhal, acartava pinhas, madeira etc etc, o meu avô também o usava quando não tinha o carro dele. Era o carro de desenrasque e nunca falhava :D. entretanto com o passar dos anos foi cada vez foi menos usado até que foi encostado de vez a um canto da garagem.

    002.jpg

    Aqui a quando da reparação do meu AX, conseguese ver ali um bocado dele, meio abandonado e cheio de pó.

    Um documento curioso, que tenho é este. tenho de emoldurar num quadro da garagem :D

    Certificado-garantia-2-CV%20(Small).jpg
     

    Ficheiros Anexados:

    Jorge Viegas e Victor Teixeira gostaram disto.
  2. O pobre do 2cv esteve lá jogado a um canto, perto de uns 8 anos, até que em algures de 2001 decidimos começar a desmontar para o recuperar e trazer de novo a vida, nesta fase não há muitas fotos, por estupides não tirei ao estado do carro antes de me meter a desmontalo mais o meu irmão, só me lembrei no fim de ver aquilo tudo as peças. Nem eu nem o meu irmão precebiamos grande coisa daquilo nem tão pouco tínhamos desmontado alguma coisa em carros, mas a confiança no meu Pai era elevada :D, sentiame confiante que se alguma coisa corresse mal era oh Paiiiiiiiiiiiiii ajuda aqui que não percebo nada disto looool.

    Fotos dele todo desmontado, fizemos este estrago todo em apenas um dia, o espirito era muito, estávamos mesmo animados que o carro em menos de nada estaria a andar. (Só animo)

    003.jpg

    Para ganhar espaço, penduramos tudo do carro pelas pareces :D

    004.jpg

    Motor 424cc

    005.jpg


    006.jpg


    007.jpg


    008.jpg


    009.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

    Victor Teixeira gostou disto.
  3. Amortecedores, estão 2 a mais, uma das modificações que o meu Pai fez foi acrescentar uns a frente, este modelo não usa amortecedores a frente.

    010.jpg


    011.jpg


    012.jpg

    Este tablier acho que foi inventado, era todo em madeira e forrado com napa, já vinha assim quando o meu Pai o comprou, A madeira já estava em muito mau estado e ao desmontar acabou por se partir toda.
    013.jpg


    014.jpg


    015.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  4. 3ª janela que vai ser tapada
    016.jpg


    017.jpg


    018.jpg


    019.jpg


    020.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Estou a gostar da historia dessa menina.
     
  6. Entretanto o animo perdeu-se, tal como tinha vindo, foi-se embora e o carro lá foi ficando encostado novamente na garagem, por mais uns anos. Pelo meio surgiu mais um 2cv lá em casa com o objectivo de se ir fazendo este ainda mais devagar lolol, coisa que não correu muito bem, pois vinha muito podre e a recuperação dele lá passou a frente deste, a 4L também passou a frente deste. Mas contudo foi bom, pois serviram de escola :D

    Em 2008 o aspecto dele era este, já com alguma tralha em cima, pois tudo era jogado para cima dele :(

    021.jpg

    022.jpg

    023.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  7. :D Obrigado ;)
     
  8. Os anos continuaram a passar e a tralha continuou a amontoar em cima dele, na garagem já só estava o chassie pendurado na parede, entretanto já reparado, e a carroceria, as restantes peças já tinham mudado de local, foram pra outra divisão ao lado da garagem. Embora o restauro estivesse parado, ia pensando nele e investigando sempre os pormenores para o recuperar totalmente de origem. Um dia numa pesquisa e em conversa com um amigo meu descobri que o meu 2cv tinha alguns pormenores estranhos em relação a outros 2cv, tais como:

    -Pneus 135 de livrete
    -No livrete constava que era uma viatura do tipo misto, ao contrario dos comuns 2cv que eram do tipo ligeiro
    -Roda suplente era no cofre do motor, parecido com as dyanes
    -A tampa da mala abrira parcialmente ou completamente com o vidro, ao estilo das dyane's
    -Não tinha cintos de segurança a frente, nem vestígios de alguma vez ter tido, se era de 1966 já deveria ter, vima descobrir que como era misto (comercial) não era obrigatório a instalação dos mesmos, a lei que obrigava a ter só surgiu em 1990.
    -Na mala tinha um estrado completo que tapava o suposto local da roda suplente, e no local da roda suplente tinha o genero de um alçapão (mais a frente mostro).
    -O banco de trás desdobrava-se em 2 ao contrario dos comuns que eram um banco completo.

    e dado estes pormenores chegou-se a conclusão que o meu 2cv não é muito comum de se ver :D era um 2cv mixte lançando na década de 60, e não foi muito comercializado. Quanto a historia do mixte ainda não sei dela muito bem, mas ando a investigar, quando souber conto aqui.

    Uma brochura da época
    2cv62-1.jpg

    Quando descobri isto fiquei maravilhado, e pensei bem vou ter mesmo de o meter tal e qual saiu de fabrica.

    64-azam8.jpg


    64-azam4.jpg


    64-azam3.jpg


    64-azam2.jpg

    Fotos que encontrei na net acerca deste modelo.
     

    Ficheiros Anexados:

    Jorge Viegas e Victor Teixeira gostaram disto.
  9. O entusiasmo da descoberta serviu para dar mais um pequeno incentivo e então no inicio deste ano lá resolvi preparar a garagem, catalogar as peças e meter mãos a obra.

    O aspecto dele no inicio deste ano de 2012 era assim:

    024.jpg

    Já sem as tralhas em cima dele,

    025.jpg

    Os passareiros indesejados

    026.jpg



    028.jpg

    Camada de pó com mais de 10 aos :(

    Esta boma de travões é pra ser alterada, porque não é a original dele, mas o recipiente em vidro é o original.
    029.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Suporte para a roda suplente, fica em cima do motor, abre-se o capo e o suporte pode levantar, para mexer no motor, não ha necessidade de retirar a roda suplente.

    030.jpg

    031.jpg

    Chassie na parede, não parece devido a perspectiva, mas também esta com uma boa camada de pó

    032.jpg

    A janela que é para tapar.

    033.jpg

    A instalação vai ter de ser toda refeita, por esta está numa grande lastima.

    034.jpg

    Estas escovas do parabrisas também foi uma modificação do meu Pai, as dele são mais fininhas.
    035.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  11. Aqui pode-se ver a tampa da mala e o tal estrado que falei, que tapa o local da roda suplente

    037.jpg

    guarda lamas, deposito e mais peças,
    038.jpg

    Bancos
    039.jpg

    Motor e caixa
    040.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  12. ha pois, isto vai ser uma linda historia com um extraordinario fim!
     
  13. Finalmente um tópico para o teu raro mixte! Força com isso Ricardo, estou aqui para o que for preciso! Ainda não me esqueci do molde para a zona do volante no tablier, o bate chapas disse que ia tirar isso só que não tenho tempo de ir lá.
    O plafonier da minha 4L é igual ao do 2cv e está em bom estado, se precisares é só arranjar um dos plafoniers da gtl e troca-se :D
     
  14. Quero ver esse Mixte de volta à estrada... ;)

    é um modelo raro... eu não me lembro de ver nenhum...
     
  15. Espero bem que sim, pelo menos vou tentar :D

    O plafonier é igual a de algumas 4L's isso ja reparei, tenho de arranjar um mas ainda não procurei. Quanto ao molde da fixacção do quadrante ficote mesmo agradecido, quando poderes tirame lá isso, que me vai mesmo fazer falta. senao tenho de desmontar o tablier do outro 2cv todo para fazer os moldes :(

    Também ando desejoso de poder voltar a andar nele :D desta vez ao volante :D:D Este foi o primeiro carro que conduzi ao colo do meu Pai :D lembrome perfeitamentamente desse dia :D numa estrada de terra batida e a minha mãe ao lado :D devia ter a volta de uns 4 anos loooool

    Pois e sendo raro complica as vezes a reúnião de informações :( durante muito tempo pensei que o estrado da mala e a roda suplente tivessem sido invenções.
     
  16. Estas fotos foram tiradas no inicio deste ano, tinha de começar por algum lado, e como estava enferrujado destas coisas, optei por começar pelos eixos. Como o chassie já o tinha pronto, assim tentava montar os eixos no chassie e depois as rodas para o por no chão.

    O estado deles é este. Para facilitar o serviço optei por lavalos e raspar toda a ferrugem, ficando a parte do eixo já feita, depois quando os montar no chassie, desmonto os braços, cavilhas e restantes componentes e dou o devido tratamento. Os rolamentos são para mudar.

    001.jpg

    002.jpg

    003.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  17. Liquido de lavar motores para cima e lavagem a jacto de água, a ver se saía a maior parte do lixo. O resultado foi este

    004.jpg

    005.jpg

    006.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  18. 006.jpg

    007.jpg

    008.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  19. 009.jpg

    010.jpg

    011.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  20. 012.jpg

    013.jpg

    014.jpg

    015.jpg

    016.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

    Victor Teixeira gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página