Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Citröen Citröen AX 1.0 Audace 1996

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Nelson C. Santos, 31 Jul 2016.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Nelson C. Santos, 31 Jul 2016.

  1. Ora andava a adiar, a adiar a abertura deste tópico, mas não consigo adiar muito mais... até porque me comecei a aventurar com ele e.... preciso de ajuda... :blush:

    Ora bem, este carro ainda não é clássico, nem sei se alguma vez o será, mas a verdade é que é o carro que tem um grande significado e como tal, será mais um que nunca sairá cá de casa.

    Este foi o meu primeiro carro. Veio para mim com 2 anos, vindo de um retoma de uma agência de rent-a-car, mas vinha como novo!

    Está comigo há 18 anos e no final deste ano faz o seus 20 anos, entrando no que se chama pré-clássico.

    Temos melhores fotos dele (principalmente antes de ter o verniz todo estalado como está agora), mas não as encontro. Portanto aqui fica esta de ele a aguardar por vez para ir à inspecção.
    Comigo em 18 anos, apenas chumbou uma vez, por causa de um bombito de um travão. Uma grande máquina!
    2015-12-10 14.56.44.jpg

    Tem o apelido de "Táxi da Mamã", mas isso é uma história para um dia contar.
     
  2. Queremos mais fotos, mais histórias e também perceber qual a ajuda que precisas, para poder ajudar ou tentar!

    Não querendo parecer ser um mau colega só acho que deverias colocar o tópico aquiClássicos Modernos

    Parece-me mais correcto:).

    Abraço
     
  3. Não me perguntem porque, mas a verdade é que me sinto mais à vontade para mexer na mecânica deste do que do Taunus...

    Então este era o carro do dia-a-dia da minha cara-metade, mas ela agora com a mudança de emprego, deram-lhe um carro de empresa e este "voltou" para mim :D:

    Pensei, bom agora vou voltar a desfrutar dele e começa a leva-lo para o trabalho de vez em quando... mas não :angry: começou a aparecer uma mancha de água por baixo do radiador e este estava com uma fuga.
    Pensei que com tantos anos sempre com o mesmo radiador, que ele bem merece um novo... e assim foi!

    A compra:
    2016-04-25 16.13.52.jpg

    O inicio dos trabalhos de substituição:
    2016-04-25 16.09.37.jpg2016-04-25 16.09.42.jpg

    E a razão da troca está estava aqui:
    2016-04-25 16.10.07.jpg

    A troca de fluídos... o que fui encontrar... :confused:
    2016-04-25 16.55.58.jpg

    2016-04-25 16.56.14.jpg

    Como não tinha esta peça fica para mais tarde que agora quero ver se consigo mudar isto... e dou uma limpeza noutras peças:
    2016-04-25 17.32.33.jpg

    Depois de tudo montado... reparo que este radiador (que é do GTI) tem uma abertura que no meu 1.0 vem fechada de fábrica...
    2016-04-25 18.53.54.jpg

    Depois de muita ajuda, principalmente aqui do portalista @Rafael Isento consegui passar num ferro-velho e arranjar uma sonda antiga que deu para tampar o buraco.

    Então pensei que já estava tudo bem... sangrei como pude/sei e fui experimentar, mas ao fim de uns 3 quilómetros o carro aquece (até dispara a ventoinha) mas acende a luz de temperatura e só parando e esperando um pouco que arrefeça e que voltei a andar com ele.
     
    afonsopatrao e joao ruivo quelhas gostaram disto.
  4. Trocas-te o termóstato?
    Limpas-te o circuito?
    Os tubos que saem do radiador aquecem? Ganham pressão?
     
    Abílio Teixeira Gomes gostou disto.
  5. Agora vem o meu pedido de ajuda...

    Ora bem, eu acho que o carro aquecer, deve ser a bomba de água, mas para mudar a bomba, o ideal seria mudar também a correia de distribuição... e isso acho que já é um pouco demais para mim... vamos ver.
    Entretanto comprei um termóstato e a peça em que ele encaixa pois como podem ver pelas fotos estava uma lástima e também um filtro do ar novo e este fim-de-semana, decidi colocar a mãos à obra.

    2016-07-30 13.09.07.jpg

    Como estavam....
    2016-07-30 13.25.00.jpg
    2016-07-30 13.51.05.jpg

    Bom troquei tudo, coloquei o carro a trabalhar e... líquido de refrigeração a sair pela peça onde o termóstato encaixa...

    Então tirei tudo fora e como vinha umas juntas resolvi colocar e usar uma cola que aqui tenho para colaças e afins.
    2016-07-31 19.23.44.jpg2016-07-31 19.23.48.jpg

    E coloquei desta forma:
    2016-07-31 19.23.27.jpg2016-07-31 19.21.03.jpg2016-07-31 19.23.31.jpg

    O meu pedido de ajuda é este. Estou a fazer isto bem? É assim que se coloca um termóstato?
     
  6. Boa noite,
    boas máquinas , por curiosidade quantos kms tem?
    Quanto a substituição do radiador, é simples, depois tem de ser é bem sangrado o circuito, senão aparecem esses sintomas de aquecimento e não será favorável á saúde da mecânica.
    Assim de uma forma simples:
    Ligar a sofagem no quente, identificar as 3 purgas que tens de abrir, e arranjar um funil ou garrafa que encaixe no bocal do radiador para teres sempre liquido a medida que vais abrindo as purgas.
    a primeira no topo do radiador, a segunda no corpo onde fica o termostato e a terceira próximo do apoio do motor lado esquerdo visto de frente.
    Depois é só colocar a tampa no radiador ligar e deixar o carro aquecer até disparar a ventoinha, umas 3 vezes e desligar. Logo que arrefeça tirar a tampa e repor se necessário.
    Mais ou menos isto.
    Bom trabalho.
    Cumprimentos
     
  7. Quanto aos quilómetros tem uns 185.000.
    Obrigado pela ajuda e já agora :ph34r: a purga faz-se nos três ao mesmo tempo ou um de cada vez? E se não é abusar muito e em relação termóstato, estou a fazer bem? :huh:
     
  8. Quanto ao termostato aplica a junta de borracha, ( limpa bem o local onde ele encaixa, pois se ficar algum resto de cola ou lixo é propicio a fugas), a falange, há quem aplique a junta em papel, só, ou aplique cola de juntas própria. Apertar e deixar secar antes de colocar o liquido no caso de usar cola juntas.
     
    Nelson C. Santos gostou disto.
  9. @Nelson C. Santos, a colocação da flange do termostato, junta, o próprio termostato e o vedante-cola estão correctos. Tens é que ter tudo bem limpo e desengordurado antes de montar. Deixar o vedante cola secar bem (segue as indicações da embalagem para o tempo de cura).
    Esse tipo de produtos uso da Loctite, é do melhor (desculpem a publicidade).
    Quanto ao aquecimento é normal, se houver ar no circuito o líquido não circula e o motor aquece (já mandei um TU3 de alumínio para a sucata devido a ar no circuito).
    Para purgar o circuito faço como já foi descrito. Abrir junto ao termostato, no radiador do lado direito e na tubagem que vai para o habitáculo. Tudo ao mesmo tempo. Para ajudar o ar a sair, mete um pano no bocal de enchimento e sopra com a boca até sair líquido nas purgas. Para confirmar o circuito, fecha uma purga de cada vez e testa as seguintes. 1° fecha a do radiador, 2° a do termostato e em último a da tubagem para o habitáculo (parece a válvula de um pneu). Verifica que a sofagem deita ar quente, é sinal que o líquido chega à sofagem, este é um dos locais onde cria mais vácuo.
    Agora um conselho, usa um termostato de origem, valem bem os 11-12€ (já vi mais barato) que custam face aos Gates e afins. Esse motor usa um termostato de 88°/89°, não troques por outro de 82° como é normal trocarem nesses carros.
    Usa o anti-congelante da PSA a 50%, a 100% dá chatices no verão - tenho a 100% no Xsara 1.6i 16v, que é bloco em ferro, para fazer limpeza e nestes dias já circulei em AE com temperatura do líquido a 100°. Na Citroën deves arranjar 2L a bom preço. Ou na Peugeot...
    Se quiseres mais informações, com o n° de quadro e n° ORGA posso dar-te informação detalhada do teu AX. Esperemos é que não seja de Mangualde - TW6ZA... - senão não há muitos detalhes :)
     
  10. Estou a ver que quem tenha um AX, aqui contigo está safo :thumbs up::thumbs up:
     
  11. Nos 106 o processo é idêntico, parece-me!
     
    Rafael Isento gostou disto.
  12. O 106 mkI é uma evolução do AX, partilham muitos elementos e há uma enorme compatibilidade entre ambos. É quase tudo "plug n' play".
    Motores são os mesmos, com pequeníssimas diferenças, caixas de velocidades já diferem, o 106 tem perímetro de roda ligeiramente maior.
    A maior diferença está no chassis, mais reforçado (principalmente nas "vírgulas" da suspensão frontal).

    Um AX 1.0i (com cx. 5 vel.) deve ser do melhor para circular em cidade.
    Gostava de ter um "Spot" ou "Ten" de 3 portas para o dia-a-dia, branco, prateado ou vermelho... Ou um GT carburado 1ª fase, grande máquina :)
    O GT é mais nervoso que o GTi, dentro de uma utilização responsável é mais "interessante" de conduzir! Só fora do razoável é que o GTi se torna mais "interessante"...
     
  13. @Nelson C. Santos a propósito do teu AX, e porque me lembrei que meteste aí um termostato não original, aqui ficam as referências (se não for para agora, fica para futuro):
    AX.JPG

    Filtros usa estes da Purflux (os originais):
    AX2.JPG
     
    Nelson C. Santos e Pedro Teixeira4 gostaram disto.
  14. Muito obrigado @Rafael Isento !!! Vou usar com toda a certeza!
     
  15. Tive um AX muito semelhante ao teu como carro de empresa de 92 a 96, era um 11TRE. Lembro-me que a questão dos sangradores era muito semelhante ao que já foi descrito. Tinham uma particularidade que acho ainda não ter sido referida, a tampa dos sangradores eram tampas de válvula das rodas, ajudam a identificar a sua localização.
     
    Nelson C. Santos e Rafael Isento gostaram disto.
  16. Está lá tudo ;) :D
    Os PSA são quase todos assim...
     
  17. Uma pequena actualização já que está quase quase na hora de ir aos Srs. inspectores... um mimo para este Natal, a substituição do auto-rádio por um da época. O que lá tinha... pois o que dizer... este foi o meu primeiro carro... levou um pionner e duas colunas na chapeleira...

    Chapeleira, voltou ao original... só faltava o rádio :D:

    Antes de ser montado.
    2016-11-27 17.45.37.jpg

    Já montado.
    2016-11-27 18.33.59.jpg
     
  18. Parabéns! Ficou óptimo!
    A iluminação do painel de instrumentos do AX segunda série também é verde? Ou é luz branca?
     
  19. Obrigado Afonso. Olha sinceramente não sei... :huh: @Rafael Isento chamado à recepção... sabes?
     
    Rafael Isento gostou disto.
  20. Sim, é verde :)
    Esse Grunding vinha de origem em muitos AX, era acessório da época em muitos concessionários Citroën!

    O meu era igual:
    IMG_20150523_203800591.jpg
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página