Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Circuito água no motor

Tópico em 'Mecânica' iniciado por João Carlos, 23 Fev 2008.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por João Carlos, 23 Fev 2008.

  1. Boas.
    Tenho um motor que está parada á alguns anos e queria limpar o circuito de água, pois ao desmontar a tubagem reparei que está todo calcinado tipo cascão agarrado ás paredes, e isto foi o que vi, faço ideia dentro do motor onde a nossa vista não alcança. Haverá algum processo, produtos, etc para esta limpesa.
    Obg.
     
  2. poix tambem estoume a queixar do mesmo, poix o radiador do ee90 do meu pai, que é de cobre.está a ficar entupido com o calcario e ferrugem do resultado dos antigos donos.
    poix reparei que o antigo dono deitava agua da torneira no sistema de refrigeração.
     
  3. Assim de repente, nao ha grande coisa a fazer. O costume, e retirar o tubo superior do radiador, e colocar o motor a trabalhar com uma mangueira de aguas a correr. Depois fechar e atestar com "anticongelante"( que tambem e um produto anticorrosivo) , e deixar trabalhar uns dias. Depois mudar outra vez, com uma mistura 50/50.

    ..Aposto que e um Renault! Eles ficam sempre com a agua castanha...

    Ja agora, cumprimentos aqui da Irlanda, estou em Ballymena, um pouco acima de Belfast.
     

  4. Há um produto muito bom da REDEX para limpeza de radiadores - REDEX LIMPEZA RÁPIDA RÁDIADORES.

    Pode encontrar em qualquer supermercado e lhe garanto que já resolvi esse problemas em várias máquinas com o mesmo.

    É só meter o produto dentro do radiador, fazer alguns quilómetros, ou deixar a trabalhar durante uma boa meia hora. Depois é só pôr a água a correr: 1º ainda com o circuito montado para que limpe todo o circuito; 2º já com o tubo que está na base do radiador desmontado para retirar todos os resíduos depositados.

    No final deve colocar o anti-congelante, certificando-se de que o circuito está desferrado - se tiver dúvidas em relação à colocação do anti-congelante não hesite em perguntar...

    Se possível, para que fique mesmo ok, deve repetir este processo pelo menos 3 vezes.

    PS: Não sou accionista da REDEX, e muito menos sou mecânico, mas lá que resolveu isso é inquestionável - ATENÇÃO este produto não tem nada a ver com o tapa-fugas, é mesmo específico para este problema.

    Um abraço e boa limpeza.
     
  5. deve ser uma boa solução para o problema. obrigado pela dica...
    comprimentos.
     
  6. olá desculpa lá aproveitar a tua situaçao mas, se precisares de restaurar isso fala comigo. faço restauro de peças ferro e aluminio atravez do processo de: polimento limpeza reconstruçao (soldadura a TIG e ou ELECTRODO) e tratamento de granalha de zinco finalizando com maquinagem. se precisares apita. orçamento atravez de foto lufefama@msn.com
     
  7. aproposito para limpar circuitos de água usa acido cloridico ou vinagre puro e em ultimo caso percluteto de ferro 40% este ultimo é preciso ter muito cuidado é altamente corrusivo, pode a crosta de ferrugem ou calcário estar a tapar uma grande corrusao (fissura) e provucar fuga de liquido.
     
  8. Uma lembrança, ao"limpar" o circuito com aditivos agressivos para libertar o calcario pode acontecer o seguinte:

    - O radiador começar a abrir furos e depois parece uma peneira.
    - Os "tacos" do bloco do motor (no caso de motores que possuem) ficam furados e a agua sai do circuito para o exterior.

    No meu caso eu retirei toda a agua antiga e cheia de ferrugem que tinha no circuito, liguei uma mangueira ao tubo de entrada e libertei o tubo de saida para o radiodor (basicamente anulei o radiador e deixei o carro assim a trabalhar ate sair agua limpa em baixo, depois enchi o circuito com liquido anticongelante e depois vou mudar o liquido daqui a 1 mes.

    vamos la a ver se resulta
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página