Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Chumbo de enchimento

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Luis Silveira, 18 Mar 2007.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Luis Silveira, 18 Mar 2007.

  1. Alguém já usou, ou sabe onde comprar chumbo de enchimento e solda liquida ?.(penso que é assim que se chama.)

    Abraço
    luis
     
  2. :huh:
    Então pessoal, só usam betume?

    Abraço
    Luis
     
  3. Por acaso não sei.
    Mas sei que a Frost entrega cá em Portugal e sem problemas.

    Tenta mandar-lhes um mail.

    Cumps.

    PH
     
  4. Luis

    Em Portugal existe uma empresa que tem este tipo de material, por acaso fornecia a empresa onde trabalho não sei se ainda forncece, vou arranjar o contacto.

    A solda com chumbo está a desaparecer por razões ambientais que todos devemos colaborar, mas já existem no mercado ligas de substituição de estanho e cobre em que o ponto de fusão é pouco acima da tradicional liga de chumbo e tem uma utilização/aplicação idêntica, poderiamso estar aqui a falar muito mais sobre este tema mas fica para outra oportunidade, estive directamente envolvido no desenvolvimento e investigação de um processo de substituição das ligas com chumbo por outras sem chumbo na fabricação de componentes automóveis.


    Pena que estejas longe, caso contrário poderia mostrar-te o que actualmente usamos e se apenas necessitasses de pouca quantidade talvez...

    Diz alguma coisa

    António Flores



     
  5. Caro António
    Sim ,penso que é por razões ambientais que existe dificuldade em arranjar o chumbo.Está a desaparecer de todo, em tudo que era usado.Quanto à distância o nosso país é pequenino ,é quase tudo já ali.De qualquer maneira se poderes facilitar algum contacto, agradecia.

    Abraço
    Luis
     
  6. Esse pó de aluminio interessa-me bastante, é que existem zonas que para tirar uma pequena mossa é um autentico massacre.

    Quanto á distancia, eu ainda tou um pouco mais loge, mas não se acanhem :D :D

    Cumprimentos
     

  7. Luis,

    Soube que a empresa onde trabalho já não compra solda em Portugal mas o contacto que te vou dar é de uma pequena empresa que vende esse material, não sei se exigem a compra de uma quantidade grande, é questão de tentarem.

    sr. João Guerra que é o dono
    tm: 917 532 280

    Espero que ajude.

    António Flores
     
  8. António muito obrigado. Vou tentar.Se não for possível mando vir de fora.Já me começa a fazer falta e não queria usar betume.
    Obrigado

    Abraço
    Luis
     
  9. Fiz umas experiência e uma ,à primeira vista parece que funciona.
    Arranjei o chumbo de chumbadas de pescador,mas não resultou,mesmo com ácido acético(usei vinagre), parecia agarrado mas com um canivete e martelo saía facilmente.O chumbo por si só não liga com nada,o àcido também não ajudou.Lembrou-me então de usar o vulgar estanho de soldar.Como nas experiência com o chumbo ,limpei bem um pedaço de chapa,usei mesmo uma rebarbadora para simular as imperfeições,pincelei a chapa com o vinagre ,derreti o estanho com um pequeno maçarico e agarrou na chapa,tentei solta-lo com um canivete e martelo,não saiu como o chumbo que também parecia agarrado.
    Vou voltar a repetir mais umas vezes a experiência ,desta vez lixando e tentando arrancar para ver o que acontece.O problema vai ser a espessura do estanho e superfícies de maior dimensão para alisar. Como sabem o meu objectivo é corrigir imperfeições da chapa sem usar betume.
    Luis
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página