Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Chegou o maluco dos Fiat!

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Eduardo Relvas, 2 Fev 2007.

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Eduardo Relvas, 2 Fev 2007.

  1. Olá a todos,

    Sinto-me quase como se isto fosse uma reunião dos Alcóolicos Anónimos!

    Sou de Portalegre, e tenho uma paixão confessa pelos Fiat antigos, especialmente os modelos da era áurea desta marca (fins de 50 até princípios de 70). O meu modelo de eleição é o 124 Spider, do qual sou provavelmente o maior fanático do país. Já tive vários, e até recentemente tive 3 em casa, mas um já vendi faz algum tempo a um amigo, e estou a terminar-lhe o restauro, outro vendi a semana passada e o último é que vai ficar, espero que para sempre, pois além de ser a minha cor favorita (preto) é um raríssimo exemplar de pré-série, tendo assim inúmeros pormenores diferentes em relação aos Spider de produção. Conheço este modelo de uma ponta à outra, tenho todos os manuais, livros, catálogos... é mesmo doença!

    Além disto, posso dizer que para mim ir para a oficina trabalhar nos meus carros é a minha melhor terapia... adoro tomar conta deles. As únicas coisas que não sei fazer são trabalhos de chapa e pintura, bem como interiores. Mas de resto mexo em tudo. Adoro sistemas eléctricos, por exemplo...

    O meu outro amor é mais específico, e prende-se com o meu 127, que está na família desde novo e que me infectou com o vírus dos carros antigos, e que acabou por ser o embrião da minha doença pela marca.

    Estou presentemente a restaurar o meu Spider, e depois quero recuperar o meu muito sofredor 127, acho que já merece, tem quase 30 anos de uso e abuso (mais a dar para esta última hipótese).

    Dado que não tenho mais veículos pessoais (tenho um BMW moderno que é primariamente o veículo da minha mulher), provavelmente em breve irei procurar um outro Fiat para a minha colecção que possa substituír o 127 no papel de veículo de uso semi-diário. Alguém tem um 124 em bom estado para vender? É que o Spider até pode ser usado no dia-a-dia, mas com um miúdo pequeno convém ter algo mais fechado para os dias piorzitos... e eu já tive toda a gama 124 excepto o carro.

    Se quiserem dar uma vista de olhos aos meus Spiders e ao meu restauro, têm uma pequena introdução neste site:

    http://fiat124sport.livejournal.com/

    Tenho também uma garagem a abarrotar de material Fiat, tenho que fazer uma redução ao stock porque há coisas que de certeza nunca mais vou precisar, e estou a meio de uma mudança para uma garagem nova que tem menos espaço. Por exemplo, tenho muito material de Fiat 1100/103 que guardei e para o qual não tenho uso. também tenho algum material de 124 Spider que não me deve fazer falta, se alguém quiser saber mais podem contactar-me.

    Vivam os clássicos!
     
  2. Isso é que é amor :D!
    Seja bem vindo ao Portal!
     
  3. Muito bem vindo. Cumps.
     
  4. Bem vindo.
    Grande apresentação.
     
  5. Bem Vindo, boa apresentação, ficámos a conhecê-lo bem melhor,
    esses 124 spider também são os meus favoritos da Fiat, talvez depois de comprar um 02 consiga adquirir um, até lá é ir sonhando :D

    Cumpts
     
  6. Isto de ser maluco tem muito que se diga...:D

    Mas quando estamos no meio de um grupo de malucos na mesma área deixamos de ser malucos, porque de um para outro não destoa muito.

    Bem vindo, e venham umas fotos do alvo da maluquice:p
     
  7. Maluco não! bom gosto sim!
    chapa era "complicada" mas ninguém lhes tira as linhas italianas e os motores de guerra!
     
  8. Olá a todos,

    Obrigado pelos simpáticos comentários. É sempre agradável trocar umas linhas com quem percebe a nossa "pancada".

    Aqui vão então umas fotos dos brinquedos:
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Boa Noite

    Seja bem vindo.

    Cumprimentos

    José Miguel Araújo
     
  10. Obrigado!

    Já agora refiro que a foto do 127 tem praí uns 10 anos, agora está com um ar miserável aqui em frente do meu escritório... na altura a carroçaria ainda estava boa e eu recuperei-o só a nível mecânico (10 anos sem anotações na IPO à excepção da medida de pneu, e tudo sem mexer nada além de revisões normais), mas agora está a precisar... estou a juntar os bocadinhos todos, há-de ir pró "espeto" mal acabe o Spider.

    Este foi um achado, e as fotos são pouco depois de ter sido acabada a pintura. Ainda há muitos toques para dar a nível mecânico, mas felizmente este exemplar estava praticamente irrepreensível a nível de chapa, nunca vi um tão direitinho!

    Já agora aconselho-o a ter atenção Alexandre, porque se um dia decidir comprar um, preocupe-se apenas e exclusivamente com a carroçaria. Tudo o que é mecânica, especialmente nos modelos da segunda série em diante, se consegue arranjar com a maior facilidade e a bom preço, mas se a chapa está maltratada... fuja! Quaisquer conselhos, é só pedir. Já encontrei bons carros para muitos amigos, e quando se apanha um bom fica-se adepto para toda a vida.

    Saudações clássicas!
     
  11. Caro Eduardo, parabéns pelo 124. Faz parte do meu punhado de clássicos favoritos. Decerto que gosta também de ABARTH's (?)
    Um abraço
    Eduardo
     
  12. Caro Eduardo,

    Obrigado pelo comentário. Sim, naturalmente, como todos os entusiastas de Fiats clássicos, é incontornável o interesse nessas derivações mais "apimentadas" que são os Abarth, e também os Giannini, Stanguellini, etc... Mas pessoalmente, posso afiançar que tenho tido mais inclinação para os modelos normais, e mesmo em especial os mais esquecidos. Por exemplo, na gama do 124 gosto imenso da carrinha (124 Familiare), e do Special T com motor 1400 (tantas vezes ignorado e preterido em relação ao 1600).

    Em relação a preparações, prefiro fazê-las eu próprio, porque com uma formação de base em engenharia tenho o à-vontade necessário e além disso tenho um ponto de vista muito próprio em relação a modificações. Já tive, por exemplo, um Fiat 600 com motor de 127 altamente modificado (mas sem exageros, pois era um carro para uso quotidiano), com travões de disco às 4 rodas, alternador, etc... mas com o visual exterior praticamente inalterado (aquilo a que os ingleses chamam um "sleeper") em relação ao original (a única pista para os olhares mais aguçados eram as jantes de 13 polegadas). Qualquer dia tenho de repetir a dose, era um carro muito divertido.

    Mesmo o meu 124 Spider não vai ter nada de desvio em relação à originalidade excepto pequenas modificações invisíveis para melhorar o seu uso (faróis de halogéneo comandados com relés, alguns pequenos melhoramentos de motor e carburação, etc.). A única mudança visível que fiz foi o volante, que vai ficar com um que fiz questão de comprar, e que era o que equipava os Fiat Dino (com motor Ferrari), por ser muito mais bonito que o original do 124, e com a vantagem de ser transplantável directamente sem quaisquer adaptadores (detesto ver aqueles cubos enormes mesmo com ar de enxerto que até os Nardi implicavam).

    Por isso já pode imaginar o grau de maluquice que por aqui vai andando... é mesmo uma doença sem cura conhecida!

    Alguém tem um 124 Special T 1400 pra vender? :)
     
  13. Bem vindo ao cantinho dos clàssicos :feliz:
     
  14. Parabéns pela saudável doença, da qual também sofro e recuso tratamento.
    Tenho um 127 de 72, que estou a tentar restaurar mas os podres da chapa estão a dificultar o andamento. Já tive uma 124 familiar, que hoje me arrependo de ter vendido e um 125, 1600.
    Seja Bem Vindo e vá mostrando umas fotos para alimentar o ego...
     
  15. Quando descobrir cura para a sua doença diga-me, a minha é igual ou mais grave ainda mas por Fiats 128 coupé:huh:

    Qualquer coisa que precise de 128 coupé;)

    Sei de um 124 de um amigo, como novo:D Só material novo e original;)

    Parabéns pelos "animais de estimação"B)


    Cumprimentos
    João Bento
     
  16. Bom dia,

    Obrigado aos dois pelas simpáticas respostas.

    João Bento, pelo que já vi do seu restauro acho que a magnitude das nossas "pancadas" deve ser muito próxima, eu também sou um "rato da eBay" em relação a tudo o que é de 124, até já cheguei ao cúmulo de ter os porta-chaves do lançamento do carro em 66. E mando regularmente vir material de todos os cantos do planeta, e também já vendi para muitos sítios.

    Em resposta ao amigo João Largueiras, aqui ficam algumas fotos de ex-animais de estimação que já tive:

    O Spider vermelho foi o meu primeiro, estava impecável e deixou muitas saudades.

    A 124 familiare idem idem aspas aspas, hoje está na Madeira e fez um jovem muito feliz, tal como me fez a mim, quando fiquei com ela não tinha um único fio no comparimento do motor, refiz-lhe toda a cablagem e trabalhou imaculadamente desde aí. Um dos melhores carros que já tive.

    O 124 Sport Coupé também foi um grande amor, comprei-o ao dono do Stand da Fiat aqui em Portalegre e andei com ele quase 5 anos, na maior parte do tempo sendo o meu carro do dia-a-dia. Fiável, muitissimo performante, encantador, confortável... um clássico perfeito! Acabou por ir também para a Madeira, curiosamente.

    Por agora é tudo... venham mais Fiats!
     

    Ficheiros Anexados:

  17. :D
    Olá Eduardo já á uns anos que não sabia nada de ti!:huh:
    Benvindo!
    Tudo bem com a esposa e a Criança?
    Um abraço
     
  18. Que belos 124 spider's
    Dá gosto

    Cumpts
     
  19. Apetece-me mudar o título do tópico para "Cegou mais um maluco dos Fiat!".:D

    Bem-vindo ao Portal dos Clássicos, local de terapia para os apanhados pelo "vírus dos clássicos". Este vírus toma várias formas como Fiat, BMW, Renault, etc, etc mas com uma característica comum a todas as variantes: são considerados velhos e ao mesmo tempo motivo de desejo para os "saudaveis".

    Pelo que li nesta apresentação tenho a certeza que o Eduardo se irá sentir bem entre nós!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página