Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Casal 1971

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Fernando Pamplona, 6 Fev 2011.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Fernando Pamplona, 6 Fev 2011.

  1. Boas noites a todo o Fórum

    Existe em casa do meu Sogro uma Casal de 1971. Pese embora ainda ande, está encostada, precisando de uma intervenção de fundo.
    Certamente que será meu desconhecimento, mas o livrete apenas tem a marca Casal, não tendo qualquer referência ao modelo. Não deveria ter?

    Fiz uma procura pela net, mas tudo o que encontrei tem um modelo, não tendo assim acesso a qualquer outra informação sobre esta. Se alguém puder gastar um pouco do eus tempo e dizer algo sobre ela desde já apresento o meu agradecimento.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. a casal tambem fabricou um motor com turbine de arrefecimento.
     
  3. Efectivamente, é uma K181 das primeiras séries (depósito grande)!
    Era mais comum, ser equipada com o Casal de 4 velocidades sem turbina (cabeça pequena), no entanto terá saído tambem com o motor de turbina!
    A pouca definição da foto, não permite ter certeza absoluta quanto à marca do motor mas, nalguns pormenores, é possível distinguí-los, embora sejam peças intercambiáveis, servindo tanto no Casal como no Zundapp!
    O motor da foto, tem o pedal de mudanças e o kickstarter típicos da Casal! Não dá para ter certeza da tampa da turbina (mais nervuras que o Zundapp) ou do carburador (cuba central no Casal, cuba lateral no Zundapp)! Só uma foto do lado direito do motor, permite desfazer completamente as dúvidas!
     
  4. Muito agradecido às respostas recebidas. Foram de extrema importância.
    Quanto à questão do motor, penso, e digo penso, que deverá fazer parte da motorizada como original, mas terei que falar com o meu Sogro, e também verificar com fotos o lado direito(esta e outras menos esclarecedoras foram tiradas ontem pela minha esposa, pois não me pude deslocar ao local).
    Mais uma vez, muito obrigado pela Vossa informação, que agora abriu a porta para procurar tudo o que possa encontrar. Se em caso de qualquer dúvida, certamente que aqui encontrarei resposta.
    Fernando Pamplona
     
  5. é uma K181 das 1ºs depósito grande, tenho uma ,mas das mais modernas de 1975 !
    [​IMG]
     


  6. Boas tardes.

    Mais uma vez obrigado pelos vossos comentários que deram a sua ajuda.
    Só hoje voltei à casa do meu Sogro, e vi a motorizada, e fiz novas fotos.

    O motor pelo que vi, é na realidade um Casal, penso ser o M 152.

    O meu Sogro também me confirmou que comprou a motorizada nova, que tudo o que nela existe é de origem dando-a assim como 100% original.

    Vou ver agora se arranjo um tempinho para começar a desmontar e fazer( e mandar fazer) a recuperação da mesma.
    Mais uma vez o meu obrigado.
    Fernando Pamplona
     

    Ficheiros Anexados:

  7. Muito duravel esse tipo de motor.Aposto que ainda trabalha bem.
     
  8. Bom dia Rui Fernando.

    Assim é. Ontem em conversa, dizia ele, que quando a comprou, outros amigos também compraram outras do mesmo tipo. Ele dias depois e estranhando, contactou o vendedor referindo que a dele andava muito menos em relação às outras. Resolveram mandar para Aveiro para ver o que se passava. Quando pronta, foi a Aveiro busca-la e saber o que se passava, ao que lhe disseram:"sim anda menos do que as outras, mas daqui a muitos anos, quando as outras já estiverem paradas, ainda esta vai continuar a andar normalmente.

    Pois hoje anda normalmente. Nada que uma revisão não venha a melhorar, mas acabou por confirmar-e pese já a idade-que o que lhe disseram assim se cumpriu.

    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página