Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Cartuchos e leitores de cartuchos

Tópico em 'Acessórios' iniciado por Dias Gonçalves, 10 Nov 2008.

Tópico em 'Acessórios' iniciado por Dias Gonçalves, 10 Nov 2008.

  1. Os leitores de cartuchos foram as primeiras "alta-fidelidade" dos carros. Até então só havia rádios, alguns com FM mas muitos apenas com AM e ondas curtas. Antes do aparecimento das cassetes surgiram os cartuchos. A sua denominação inglesa é 8 track tape, sendo desta forma que podem ser pesquisados, por exemplo, no ebay (há milhares à venda). São chamados de 8 faixas pois têm 4 pistas com 2 faixas em cada uma.

    As cassetes conseguiram acabar com os cartuchos mas estes tinham algumas vantagens: o som era melhor pois eram gravados em velocidade real (as cassetes era em velocidade acelerada), não é preciso rebobinar nem virar ao contrário (só pode ser lido na mesma posição) porque chegando ao fim reinicia-se. Infelismente eram mais dispendiosos e mais volumosos, tanto os cartuchos como os seu gravadores.

    Vem tudo isto a propósito do Saab, que comprei no dia 1 de Outubro, que tem um leitor de cartuchos, como se pode ver na foto
     

    Ficheiros Anexados:

  2. o meu 600 também tem um leitor de cartuchos.

    o meu pai tinha até cartuchos dos Beatles mas em pequeno fiz o favor de os estragar!lol
     
  3. Andava eu "doidinho" por experimentar o leitor de cartuchos mas não tinha nenhum cartucho. Foi ao ebay e mandei vir um cartucho ainda selado (para ter a certeza que estaria em bom estado) tendo pago 2,85 £ por um 8 track tape do Lou Reed

    Para quem nunca viu um cartucho, este é o aspecto do que comprei, dentro da caixa de cartão (já sem o celofane do invólucro) e ao lado dum CD para comparação
     

    Ficheiros Anexados:

    Jose Manuel S Lopes gostou disto.
  4. Nunca tinha visto mas a minha mulher de vez em quando fala nos cartuxos que o padrinho usava no carro dele quande era miuda!

    Qualquer dia compro um leitor e uns cartuxos desses para o meu '02 ;)
     
  5. Todo contente introduzi o cartucho dentro do leitor ... mas não saia nenhum som apesar da luz estar acessa.

    Desmontei a consola (que afinal não era de origem) para retirar o Leitor
     

    Ficheiros Anexados:

  6. O meu Fiat 1500 tem rádio com leitor de cartuchos!
     
  7. Está avariado?! :(
     
  8. Esses radios leitores de cartuxos ainda se encontram a venda?!
     
  9. Depois de abrir o Leitor percebi que o elástico (que liga do motor e faz tração na fita do cartucho) estava deformada e não conseguia puxar a fita

    Andei pela net à procura e descobri uma casa no Canadá que vende kits de 8 ou 12 elásticos (belt) de tamanho diferente para os leitores de cartuchos.

    Apesar disso resolvi ir a uma casa de material para autorádios que existe na Figueira da Foz. Andou o dono a pesquisar, que já ningem fazia destes elásticos redondos (só quadrangulares) e acabou por encontrar numa caixa um saco de elástiicos com um mesmo tamanho.

    E não é que era o tamanho adequado para o meu leitor de cartuchos !!!


    Assim, ao fim de mais de 30 anos, já voltei a ouvir o som dos cartuchos que me lembrava de ter ouvido em criança
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Vi vários à venda no ebay por menos de 20 euros ... só que depois o transporte fica bem mais caro
     
  11. Nem me davam tempo para ir continuando a história :D:D
     
  12. Isso é que foi sorte!!!!

    ;)
     
  13. Isso com o transporte rondará que valores? Sabes?
     
  14. Não sei ao certo

    este aqui, cujo leilão acaba daqui a 1 hora
     
  15. Ok, obrigado.

    ;)
     
  16. Leitor de cartuchos, era o equipamento de son que o Vauxhall Viva do meu Pai tinha, ainda me lembra da pancada que dava quando virava de pista, era realmente formidavel para a época.
    O meu Pai tinha mais de 50 cartuchos, mas como um dia montou um Radio Leitor de Cassetes, o leitor de Cartuchos foi paràr a cave...até que muitos anos mais tarde, um dia um amigo seu lhe pedui aquele material, pois era o que ainda tinha no seu carro e como na altura era absoleto...là se foi.
    Boas recordações.
     
  17. tenho la disso!!B) anda la arrebolar!! o_O o_O nem sei se funcionam ou nao...:huh: o_O
     
  18. Alta fidelidade clássica :Dnão dava muito jeito ter aquilo no porta-luvas :D:D
     
  19. Sr Gonçalves parabens pelas máquinas, pelo carro e pelo rádio, os rádios de cartuchos são fabulosos, hoje em dia quase não aparecem. Eu tenho um no meu clássico, e sempre que o levo à inspecção, os inspectores abreviam a inspecção só para ouvirem umas musiquinhas dos cartuchos.
     
  20. Sem duvida um excelente rádio de Cartridge, mais conhecido entre nós por cartuchos, tenho 2 e duas aparelhagens com esse equipamento incluido.
    Ainda se encontram alguns rádios destes à venda nas feiras de velharias e automobilias como os próprios cartuchos, é claro que trás sempre uma avaria (o rádio) em regra geral que é a correia do motor, ou está ressequida ou simplesmente partida, ainda há pouco substitui uma, e também se encontra algumas à venda, isto por Lisboa as correias com perfil cilindrico essas é que já não se consegue, terá que se optar pela "plana".
    Vejam o tópico de Autorádios...dos clássicos, tenho lá uma foto na página 3 comentário 21 de um meu "Clarion" pesa mis de 1Kg:D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página