Carta de condução A1 e B

Manuel Sousa disse:
eu na B tirei logo à primeira, na A tambem foi logo à primeira, mas no dia que fui tirar a A estava lá um rapaz que era a 3 x e ficou mal. tambem estava muito nervoso, mesmo antes de entrar para o exame, e assim não ajuda nada.



.

Isso é assim tão mau? Faltam-me 3 aulas para acabar o código :oo

Mas claro que já fiz alguns testes, mas todos de B. Ainda tenho que fazer uns de A1 o_O
 

Manuel Sousa

YoungTimer
Andre Jacinto disse:
Isso é assim tão mau? Faltam-me 3 aulas para acabar o código :oo

Mas claro que já fiz alguns testes, mas todos de B. Ainda tenho que fazer uns de A1 o_O


eu não acho que seja muito dificil é uma questão de ler bem as perguntas para as entender bem, porque uma simples palavra pode mudar o significado da pergunta.

podes sempre dar uma olhadela aqui no IMTT que eles têm lá as perguntas e respostas, só que não tem quais as respostas certas.
vê aqui:
[url]http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/PerguntasExames/Categoria5/Paginas/Categoria5.aspx[/URL]

espero que ajude


.
 
OP
OP
J

Jota Silva

Clássico
Antes de mais, muito obrigado pelas respostas...

Isso de A1, AL ou AP.....já não percebo nada...

Quando tirei a carta de mota, a informação que me deram foi a seguinte, como tirei antes dos 18 so poderia conduzir motas ate 50cc,passados 2 anos poderia conduzir até 250cc, e aos 21, ou 25, não me recordo, poderia conduzir qualquer tipo de mota...
Eu penso que ainda mantenho na minha carta A1, porque ainda não a renovei...Poderá ser?! É que tirei a carta com 17 anos....só poderia conduzir até 50cc....

Já agora, o exame que fiz de mota, foi numa 125cc.... o_O

Bem...realmente, o melhor será passar por uma escola de condução e ver se eles me conseguem esclarecer.....

De qualquer das formas, o meu muito obrigado pela vossa ajuda... ;)

Um Abraço,
Jota
 

B.Oliveira

Clássico
Daniel Melo disse:
Bom...Nada como se dirigir a uma escola de conduçao ou ao IMTT para ficar completamente esclarecido. Mas eu Julgo que se tirou a carta A1 com 17 anos e se ja esta com perto de 26 anos. Eu estou convencido de que nao carece de mais nenhum exame, porque a partir dos 22 anos de idade com a A1 pode pedir apenas a passagem administrativa para potencia ilimitada.

tenho essa informação...quando tirei a carta aos 18 ou seja ha 10 anos, a1 + b, disseram-me na escola que apartir dos 22 poderia conduzir qualquer mota e de qualquer cilindrada!
 
boas

Eu tenho 16 anos e actualmente possuo uma casal diana g3 de 49.9 cc com documentos.
Gostaria agora saber o que preciso para poder conduzi-la na estrada, que tipo de carta tenho de tirar. andei também a investigar e sei que existe uma licença que se pode tirar a partir dos 14 anos com a qual se pode conduzir motas até 50cc. Gostaria de saber se ainda sou apto para tirar esta licença ou se tenho de tirar obrigatoriamente a A1.
Outra coisa é a inspecção que acho que agora e obrigatoria para este tipo de motas. corrijam me se estiver errado.

obrigado pela atenção
 

Ricardo Neves

Clássico
Para que fique esclarecido, em Portugal só se “tira” uma carta de condução!
A Carta de Condução é o documento que habilita alguém a conduzir legalmente uma determinada categoria de veículos, sendo que a carta de condução pode ter uma ou mais categorias averbadas! (Artº 123º , nº 1 do CE)
Isto é… se alguém “tirou” a carta para conduzir veículos de categoria B (normalmente a mais emitida, para o carrinho!), quando quiser estar habilitado a conduzir veículos de categoria A, por exemplo, não tira nova carta, apenas vai fazer os exames necessários para ser aprovado nessa categoria e fica habilitado a conduzir duas categorias, A e B, e duas sub categorias A1 e B1 mas carta é a mesma, sendo apenas actualizada! Salvaguarda-se aqui a situação de o motociclo a adquirir ser de cilindrada até 125 cm3 e com potencia até 11kW, porque a categoria B já o permite, não sendo necessária submissão a exame dentro de determinadas circunstâncias!
De acordo com o Código da Estrada em vigor neste momento em Portugal, a categoria A, habilita à condução de motociclos de cilindrada superior a 50 cm3, com ou sem carro lateral (Artº 123º, nº 1 do CE).
Contudo a categoria A, compreende ainda a sub-categoria A1, que permite a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 kW (Artº 123º, nº 2 do CE).
Os titulares de carta de condução válida para veículos da categoria A ou da subcategoria A1 consideram-se habilitados para a condução de Ciclomotores ou motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3 e de Triciclos, ou seja, podem conduzir motociclos com cilindrada inferior a 50 cm3.
No que diz respeito à idade mínima para se “tirar” as categorias, diz o código que para a A1 são precisos 16 anos e para a categoria A são precisos 18 anos.
Em termos de habilitação para conduzir (e atenção que no CE, não são mencionadas neste caso cilindradas, mas sim potências em kW) quem foi aprovado em exame de categoria A, e fez exame num motociclo com potência não superior a 25kW, só após dois anos (descontando-se o tempo em que esteve proibido ou inibido de conduzir) é que pode legalmente conduzir todas as potências.
Se tiver 21 anos ou mais, só pode conduzir todas as potências, se tiver sido aprovado em exame com motociclo de potência superior a 35kW, caso contrário se foi aprovado em exame com motociclo de potencia inferior, e apesar de ter 21 anos ou mais, só passados dois anos pode conduzir todas as potências! (Vulgo AL e AP)!
Assim, de acordo com o Código da Estrada, e apesar de teres 26 anos, terás que ser aprovado em exame de condução, num motociclo com potência superior a 35kW e aí poderás conduzir todas as potências.
A sub categoria A1 não habilita ninguém, seja passado o tempo que for, a conduzir motociclos de cilindrada superior a 125cm3 e potência até 11kW!
E porque há motociclos com 125cm3 de cilindrada que têm mais que 11kW e para esses não habilita, ao contrário do que muita gente desconhece, porque só se fala na cilindrada!!
Dai também que na categoria A e nas condições para aprovação em exames, não se fala em cilindradas mas sim em potências (kW), porque há motociclos que apesar de terem 300 ou 400 cm3, não têm o minimo de kW exigido por lei!
Essas indicações dos kW, neste momento estão expressas nos documentos únicos dos motociclos (ou deveriam estar…).
Só para quem desconhece… a condução de motociclo com cilindrada superior a 125cm3 ou potencia superior a 11kW, estando apenas habilitado com a sub categoria A1 ou a categoria B, “dá direito” a uma autuação que pode ir de 500 a 2500 euros (Artº 123º, nº 13 do CE)!

Desculpem o “testamento” mas acho que consegui responder à questão sem deixar duvidas (ou pelo menos muitas...). :DD
Abraços
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
diogo_ard1 disse:
alguem para responder?

Diogo, é mais facil passares num agente de seguros e perguntares, é que os preços variam muito consoante as companhias ou agentes de seguros mas penso que ande à volta dos 50/60€.
 
Topo