Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Carta de condução A1 e B

Tópico em 'Legislação' iniciado por Jota Silva, 18 Fev 2010.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Jota Silva, 18 Fev 2010.

  1. Boa Tarde,

    Amigos "portaleiros", tenho carta de condução, como o titulo do tópico indica, de categoria A1 e B... Tirei a A1 com 17 anos e a B com 18...até aqui tudo bem...nunca liguei muito a motas, tirei a carta de mota apenas para poder andar legal na minha casal de duas na brincadeira...
    Actualmente, as coisas já não são bem assim e surgiu-me a oportunidade de comprar um Suzuki Vl800 Volusia....
    Ora, a minha dúvida é se poderei conduzir essa mota...se tenho que fazer novo exame prático, ou se basta renovar a minha carta e fico automaticamente com direito a conduzir todo o tipo de motas...Saliento que tou a caminho dos 26 anos...

    Alguém me consegue esclarecer?!


    Abraços,
    Jota
     
  2. Penso que tem que tirar a carta A para todas as cilindradas. E acho que vai a exame mais um ano de carta provisória (andar com o ovo estrelado).
     
  3. Amigo eu tb tenho carta de A1 e "esta carta" só dá pra conduzir motociclos de clilindrada não superior a 125cc.

    Para conduzir a suzuki tem ir tirar a carta de A, o que na prática tem que fazer um exame prático e um exame teorico de 10 perguntas sobre mecânica, pelo menos, isto era a informação que tinha à uns tempos atrás.

    Boa sorte!
     
  4. informaçao correcta!

    Sacar a A, com 10perguntas teoricas (aparentemente especificas para moto, o que nem sempre acontece, ou bom, algumas sao gerais) e aprovado tens que fazer o exame pratico.
     
  5. Boas, é o meu caso tb.Pois é quem nunca andou de mota nem fez quaisquer exames, desde que tenha a carta de carro pode andar até 125cc.Quem gastou dinheiro a tirar a carta A1(o meu caso) se quiser conduzir mais cilindrada vai tirar a carta pq não sabe andar de mota!!!!Isto é o cumulo do país que temos!Entreguem mas é isto a Espanha, pois Portugal é uma vergonha!!!!Amigo Jota, se queres o meu conselho anda ilegal, é o melhor, e se houver alguma coisa foge!É o tipico Portugal que temos.
     
  6. Boa noite!
    Eu quando tirei as cartas aos 18 anos (B e A), podia conduzir motas até 250CC, e penso que quando fiz os 3 anos de carta começei a poder conduzir motas com cilindrada superior(por acaso ainda não foi necessário), mas a carta A1 só é permitido mesmo conduzir até 125cc
    Cumprimentos
     
  7. Esperem...

    A categoria A divide-se em AL e AP. AL= A Ligeiros, com cilindrada até 250cc e 25kw. Pode ser tirada aos 18 anos.
    AP= A Pesados, ou seja, categoria total! Pode ser tirada a partir dos 21, ou, caso tenha tirado AL aos 18, dois anos depois de ter feito o exame de AL.

    A1- a conhecida subcategoria de A, com limite de 125cc e 11kW

    Se a mota tem 800 de cilindrada, tens de tirar a AP.;)
     
  8. Bom...Nada como se dirigir a uma escola de conduçao ou ao IMTT para ficar completamente esclarecido. Mas eu Julgo que se tirou a carta A1 com 17 anos e se ja esta com perto de 26 anos. Eu estou convencido de que nao carece de mais nenhum exame, porque a partir dos 22 anos de idade com a A1 pode pedir apenas a passagem administrativa para potencia ilimitada.
     
  9. Olha que o Ovo estrelado não está em vigor! Pelo menos, é o que o meu instrutor diz. B)
     
  10. Boa noite amigo André!
    Então eu como tirei aos 18 anos a AL, Como já fiz os dois anos de carta posso conduzir motas com cilindrada superior a 250cc sem ser necessário mais nada?
     
  11. Pelo que me foi dito, sim.

    Estou neste momento a tirar a A1, no capítulo dos títulos de condução, e a aula de hoje foi praticamente toda sobre isso :huh:

    Aliás, tenho isso no livro de código de motociclos! Esperem que já ponho aqui a página referente.
     
  12. A1 nunca "evolui"! Apenas a AL "evolui" para AP, tens de tirar a AP, fazendo 1 exame prático e não tenho a certeza se tens de fazer exame de 10 perguntas sobre mecânica porque esse acho que se faz quando se tira a A1..
     
  13. Exacto, mesmo após 10, 20, 30 anos com A1, vou ter só e somente A1, mas com AL, passados dois anos, passo a ter AP.
     
  14. Eu quando tirei a AL já tive que fazer o exame das 10 perguntas, foi no primeiro ano que isso começou a ser necessário e muito sinceramente não aprendi nada com aquele exame, e só me fez gastar dinheiro porque chumbei duas x com 2 perguntas erradas, só se podia na altura chumbar com 1 pergunta errada, lembro-me que como era ao início nem existia livros de código de mota como deve ser...
     
  15. o melhor mesmo é ir a uma escola de condução e fazer as perguntas.

    .
     
  16. Não quer dizer que seja dificil, mas tem muitas rasteiras, e agora já existe mais informação para se estudar...
     

  17. é verdade rasteiras tem e muitas, é preciso estár muito atento às perguntas.
     
  18. Eu sei que tem! passei em tudo a primeira na carta de carro, mas no exame de código da mota só o fiz 3 x!=/
     
  19. eu na B tirei logo à primeira, na A tambem foi logo à primeira, mas no dia que fui tirar a A estava lá um rapaz que era a 3 x e ficou mal. tambem estava muito nervoso, mesmo antes de entrar para o exame, e assim não ajuda nada.



    .
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página